EXERCICIOS
82 pág.

EXERCICIOS

Disciplina:Metodologia Científica26.183 materiais547.247 seguidores
Pré-visualização18 páginas
O método dedutivo já foi acusado de não contribuir para o crescimento da ciência por se basear em proposições gerais facilmente observáveis. Isto é, a partir de um conhecimento verdadeiro sobre os fatos e os fenômenos em geral, só podíamos obter a mesma conclusão sobre os casos particulares. No que consiste o método dedutivo:
Escolha uma:
a. O método dedutivo é aquele que tem a finalidade superar as leis gerais em um ramo da ciência.
b. O método dedutivo é aquele que objetiva valorizar o tradicionalismo por meio da dedução.
c. O método dedutivo é aquele que tem por objetivo encontrar leis gerais em um ramo da ciência.
d. O método dedutivo é caracterizado por dificultar as leis gerais em um ramo da ciência.
e. O método dedutivo é aquele que tem a finalidade de romper com as leis gerais em um ramo da ciência.
Feedback
A resposta correta é: O método dedutivo é aquele que tem por objetivo encontrar leis gerais em um ramo da ciência..
QUESTÃO 2Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Método introduzido pelos gregos assemelhava-se à retórica. Aristóteles afirmou, aliás, que a retórica era a outra face da dialética. Para os gregos, a diferença entre as duas residia mais no que dizia respeito aos seus propósitos do que à forma – ainda que aí também se observassem diferenças.
Escolha uma:
a. Indução.
b. Dialético.
c. Histórico.
d. Dedução.
e. Hipotético-dedutivo.
Feedback
A resposta correta é: Dialético..
QUESTÃO 3Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Também conhecida como pesquisa de base, é de caráter não tão profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas. É comum se ouvir dizer dentro das universidades que se trata de um tipo de pesquisa superficial e que, por isso, deveria ser evitada por aqueles que objetivam escrever um trabalho de conclusão de curso (TCC).Assinale a alternativa que refere-se ao tipo de pesquisa descrita no enunciado acima:
Escolha uma:
a. Pesquisa descritiva.
b. Pesquisa exploratória.
c. Pesquisa teórica.
d. Pesquisa explicativa.
e. Pesquisa social.
Feedback
A resposta correta é: Pesquisa exploratória..
QUESTÃO 4Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Método que consiste em investigar as causas históricas que conduziram a uma realidade presente, procurando entender como as instituições do passado moldaram a realidade, em cada estágio da história.
Escolha uma:
a. Histórico.
b. Hipotético-dedutivo
c. Dialético
d. Indução
e. Dedução
Feedback
A resposta correta é: Histórico..
QUESTÃO 5Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Karl Popper (2007), filósofo austríaco do século XX, foi o grande defensor do método. De acordo com esse método, o cientista deve se ocupar em um processo contínuo de elaboração de hipóteses científicas e de submissão das mesmas a testes de validação.
Escolha uma:
a. Indução
b. Hipotético-dedutivo
c. Histórico.
d. Dialético
e. Dedução
Feedback
A resposta correta é: Hipotético-dedutivo.
QUESTÃO 6Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A pesquisa exploratória é conhecida como pesquisa de base, é de caráter não tão profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas. Acerca do contexto da pesquisa exploratória é correto afirmar:
I - A pesquisa exploratória é muito útil, para fazer com que algum tema até então desprezado ganhe relevância dentro de uma determinada área do conhecimento e, por isso, deve ser respeitada como qualquer outro tipo de pesquisa.
II - A pesquisa exploratória preocupa-se com a descrição dos fatos ou dos fenômenos. Esse tipo de pesquisa é mais aprofundado e é comum entre os estudantes confundir a pesquisa exploratória com a pesquisa explicativa.
III – A pesquisa exploratória é o tipo mais aprofundado de pesquisa, por isso é a mais valorizada. A pesquisa exploratória é aquela que procura esclarecer os “porquês” que foram deixados para segundo plano por outro tipo de pesquisa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são falsas.
b. Todas as alternativas são verdadeiras.
c. Apenas a alternativa I é verdadeira.
d. Apenas a alternativa III é verdadeira.
e. Apenas a alternativa II é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa I é verdadeira..
QUESTÃO 7Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Método acusado de não contribuir para o crescimento da ciência por se basear em proposições gerais facilmente observáveis esse método tem por objetivo encontrar leis gerais em um ramo da ciência. Isto é, a partir de um conhecimento verdadeiro sobre os fatos e os fenômenos em geral, só podíamos obter a mesma conclusão sobre os casos particulares é característica de que método. Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Hipotético-dedutivo.
b. Dedução.
c. Histórico.
d. Dialético.
e. Indução.
Feedback
A resposta correta é: Dedução..
QUESTÃO 8Completo Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma grande contribuição para a filosofia foi dada, nesse sentido, por René Descartes (1596-1650) – físico, matemático e filósofo – com a obra Discurso do método (1637). Nela, Descartes estabeleceu os pilares daquilo que posteriormente veio a ser conhecido como o método cartesiano, cuja estrutura estava alicerçada na dúvida. O mesmo estabeleceu um roteiro completo para se chegar às causas dos fenômenos por meio de quatro regras necessárias/obrigatórias para a prática da investigação científica, quais são elas:
Escolha uma:
a. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos.
b. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro, Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos.
c. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais complexas para as mais simples.
d. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro, Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo, estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos.
e. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos.
Feedback
A resposta correta é: Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões
conc oires fez um comentário
  • muito legal Kelly!
    0 aprovações
    Elijane Miranda fez um comentário
  • Obrigado kelly
    3 aprovações
    Carregar mais