Buscar

AV2 DE CRIMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  CRIMINOLOGIA
	Avaliação:  CCJ0060_AV2_201403439478      Data: 06/12/2016 14:07:01 (F)       Critério: AV2
	Aluno: 
	Nota Prova: 6,0 de 10,0      Nota Partic.: 0
	Nota SIA: 6,0 pts
	 
		
	CRIMINOLOGIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 158074)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿...Há uma distribuição desigual da repressão. A polícia seleciona quem vai preso, segundo alguns critérios. Por exemplo: segundo o espaço. Na Barra só teve três flagrantes porque o tráfico é feito dentro dos condomínios. Precisa de ordem judicial para entrar. É muito mais fácil atuar no espaço público do que no privado. Outro exemplo: o estereótipo do delinquente. Um garotão da Zona Sul pego com 10 trouxinhas tem muito mais chances de entrar como usuário do que como traficante. Já com um garoto da favela acontece o contrário.¿ ( Entrevista de Orlando Zaccone, Delegado - Globo On-line). Após a leitura do fragmento acima, identifique qual o ponto de convergência entre o positivismo e o estereótipo do criminoso. Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: O positivismo e o estereótipo do criminoso, veem o mesmo como pessoas pobres e de periferia, porém como descreve o texto, as mesmas pessoas ricas e da zona sul cometem os mesmos crimes do pobre da periferia, porém tem punições diferente, o que é errado. A sanção deve ser a mesma para ambos já que o crime cometido não se qualifica por quem o pratica, se rico ou pobre.
	
Gabarito: O positivismo criou o determinismo biológico com a teoria do criminoso nato, edificando um perfil para o criminoso, atendendo os preconceitos presentes até os dias de hoje, fazendo com que o sistema penal tenha este público como principal alvo de controle
		
	
	 2a Questão (Ref.: 184439)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Henrique e João marcam um passeio com Jurema e Mariana. Os rapazes, antecipadamente, resolvem adquirir uma pequena quantidade de maconha para consumirem em conjunto e para ofertarem às garotas, gratuitamente. No encontro, oferecem a substância, que é aceita pelas moças. Durante o consumo do cigarro de maconha, no momento em que Henrique o passa para Mariana, são abordados por policiais e levados à presença da Autoridade Policial. Chegando à Delegacia, os rapazes são indiciados no art. 33, § 3º da Lei 11.343, de 2006, nova Lei de Drogas, que estabelece: ¿oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, à pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem: Pena ¿ detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de 700 a 1.500 dias-multa¿. Analisando apenas as condutas de Carlos Henrique e João , e diante do narrado, trata-se de qual discurso legitimador de controle sobre as drogas?
		
	
Resposta: É um discurso garantista que visa garantir as vítimas deste tipo de delito, no caso Jurema e Mariana que foram "vítimas" de Henrique e João.
	
Gabarito: do discurso político-criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes, tendo em vista que seu consumo poderá gerar a prática de outros delitos e fomenta o tráfico ilícito
		
	
	 3a Questão (Ref.: 234711)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Beccaria, influenciado pelas idéias contratualistas no período iluminista, foi um dos mais importantes e influentes autores clássicos do Direito Penal. Aponte a opção de descreva da melhor forma esta relação entre o contratualismo e o novo modelo proposto de Direito Penal.
		
	
	Baseado na obra de Rousseau, passa a legitimar o poder absoluto do soberano conforme as bases do catolicismo amparando, inclusive, a inquisição.
	
	Passa a existir um incremento nos contratos entre o poder público e a iniciativa privada, surgindo a privatização dos presídios, os quais passam para a administração do capital privado
	 
	O crime é uma violação do contrato social, por isso merece o maior rigor no momento da sanção penal
	 
	Como no contrato social cada um de nós cedeu apenas uma parte de nossa liberdade, impomos limites ao poder punitivo do Estado, o qual só pode intervir na forma restrita da lei.
	
	O Direito Penal passa a ganhar características de Direito Civil, havendo maior incremento na composição e penas pecuniárias.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 139777)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A análise crítica do art. 157, parágrafo 3º do CP (latrocínio), que define o crime de roubo seguido de morte, no que tange a sua pena de 20 a 30 anos, demosntra que o legislador conferiu mais peso ao patrimônio do que à vida, uma vez que o homicídio qualificado possui pena mínima de 12 anos. Tal assertiva é analisada e criticada pela:
		
	
	teoria do etiquetamento
	
	teoria da anomia
	
	teoria ecológica
	 
	teoria do conflito
	
	teoria positivista
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 239085)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Essas teorias decorrem dos estudos de Sutherland sobre os crimes de colarinho branco, expressão criada por ele para se referir aos delitos praticados pelas classes média e alta, sendo um marco no estudo da criminologia que, até então, preocupava-se apenas com os delitos praticados pelos pobres. Ele inicia seus estudos com a criação da Lei Seca em Chicago, nos anos 30, que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas por se acreditar que estas incitavam o crime. Ocorre que tal vedação propiciou o surgimento de um crime organizado que se infiltrou em vários ramos do poder, incrementando a lavagem de dinheiro e a corrupção. Trata-se das teorias:
		
	 
	da associação
	
	da contracultura
	
	da subcultura
	
	do conflito
	 
	do processo social
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 184083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 80, o combate ao tráfico ganha influência do neoliberalismo, e os EUA, talvez para fortalecer a sua noção de patriotismo, talvez para alimentar sua indústria bélica, sempre construiu inimigos externos: nos anos 60 e 70 tínhamos a guerra fria, a ameaça soviética (o que pode ser comprovado pelos filmes de espionagem da época, como os do agente 007). Nos anos 80 foram as drogas (todos os filmes policiais eram contra traficantes negros ou colombianos). Hoje, naturalmente, é o terrorismo. Assim, com base em que ideologia tal posição de enfrentamento bélico é tomada?
		
	
	ideologia de defesa estatal
	 
	ideologia de segurança nacional
	
	ideologia de defesa social
	
	ideologia de segurança social
	
	ideologia da reação social
		
	
	 7a Questão (Ref.: 158335)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa propaganda do governo federal visando "esclarecimento" sobre as drogas, é mostrado um jovem comprando maconha e, posteriormente, o seu fornecedor, usando o dinheiro para comprar uma arma, a qual é usada para assaltar e matar uma pessoa. Segundo os discursos que legitimam o controle das drogas, marque a opção que melhor analisa o caso, conforme um olhar crítico da Criminologia.
		
	
	O caso demonstra uma realidade absoluta que legitima a atual política criminal
	
	O caso reforça o discurso médico demonstrando que a droga gera disfunções cerebrais
	
	Trata-se de uma amostra do discurso moral, que vê a droga como um agente que corrompe a alma do indivíduo.
	 
	A cena demonstra um olhar estereotipado que vincula o usuário a um financiador do crime e que ajuda no discurso político-criminal
	
	É um discurso garantista que visa garantir as vítimas deste tipo de delito
		
	
	 8a Questão (Ref.: 184273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A teoria preventiva especial da pena, segundo sua finalidade, está direcionada:
		
	
	à sociedade, com o fim de que seus membros não pratiquem crimes.
	 
	ao delinqüente concreto, cuja pena visa ressocializá-lo, inibir futuros delitos ou neutralizá-lo.
	
	ao Estado, que necessita de um instrumento para demonstrar seu poder.
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	à sociedade, com o fim de satisfazer seudesejo de justiça.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 184319)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em maio de 2010 alguns índios da tribo YYYY do Sul do Estado do Rio de Janeiro fecharam a Estrada Rio Santos e agrediram funcionários do Estado que os notificaram sobre a desapropriação de uma parte de suas terras para a construção de mais uma usina nuclear, diminuindo, assim, sua já precária reserva indígena. Segundo os estudos de vitimologia, estes índios podem ser considerados vítimas?
		
	 
	sim, pois se encontram numa posição de vulnerabilidade, segundo a escola assistencialista.
	
	todas as assertivas estão corretas
	
	não, pois, já inseridos em nossa cultura, respondem criminalmente pelos seus atos.
	
	não, pois o ato praticado pelo Estado é eivado de legitimidade que não pode ser questionada.
	 
	sim, pois há uma predisposição neles, segundo a teoria da vítima por tendência.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 158733)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Após um traficante que se encontrava em regime semiaberto ter auxiliado na invasão de uma favela para tomar o tráfico de drogas de uma facção rival, causando várias mortes, o Ministro da Justiça defendeu critérios mais rígidos para a progressão de regime de "grandes traficantes". Analisando este pronunciamento em conjunto com as aulas ministradas sobre a criação de leis penais simbólicas, marque a opção correta:
		
	 
	trata-se de uma medida cosmética que visa dar uma satisfação à sociedade
	
	esta seria a única medida para se combater esta espécie de crime
	
	a expressão "grandes traficantes" é definida por lei, por isso é hipótese que merece maior rigor
	
	É um símbolo da força do Estado, que acaba influenciando medidas internacionais
	 
	esta lei é simbólica, pois demonstra a falência do Estado que usará a prisão apenas como depósito
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais