Buscar

Estudo Dirigido AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO
 ESTUDO DIRIGIDO
	Visto do Coordenador:
	Nome do aluno: 
	Matrícula:
	Disciplina: 
	Professor: Heleno Florindo
	Período: 1º PERÍODO
	Turma: AA / AB / AC / Z
	Peso do Trabalho:
3,0 pts
	Nota obtida:
	Data da Entrega: 06/07 e 07/07
	
	
OBS.: O TRABALHO DEVERÁ SER FEITO DE FORMA MANUSCRITA E EM GRUPOS DE ATÉ 5 PESSOAS.
 1) Como seria possível definirmos Sufrágio Universal? Defina, apontando as diferenças entre o que é o sufrágio restrito e o que é sufrágio universal? Descreva quais são as principais restrições ao Sufrágio (Direito ao Voto)?
2) Descreva as principais características e diferenças existentes entre os sistemas eleitorais proporcional e majoritário, apontando qual desses sistemas é adotado no Brasil, sendo que, caso o Brasil adote os dois, qual sistema serve para cada Cargo de Mandato Eletivo (Presidente, Governador, Prefeito, Deputados, Senador da República).
3) Quais as formas de governo que existem segundo Nicolau Maquiavel? Explique cada uma delas, apontando suas principais características e suas distinções entre si, bem como apontando como Hans Kelsen desenvolve sua percepção sobre as formas de governo.
4) Quais são os sistemas de governo que existem? Explique as origens de cada um deles, apontando suas principais características e suas distinções entre si.
5) Explique o advento da ideia de Constituição entre os Séculos XVII e XVIII, bem como o movimento teórico originado daí, que buscou compreender esse fenômeno, e ficou conhecido como Constitucionalismo, apontando suas principais características através das várias formas de Estado Constitucional (Liberal, Social e Democrático de Direito).
6) Explique o que é poder constituinte, apontando em sua resposta o que é o poder constituinte originário e o que é o poder constituinte derivado, bem como as principais características de cada uma dessas espécies, e as divergências doutrinárias que, porventura, existam acerca dessas características. Quanto ao poder constituinte derivado, aponte quais são suas espécies e as características de cada uma delas. No mais, descreva o que pode ser visto como poder constituinte fundacional e pós fundacional, bem como poder constituinte de direito e poder constituinte de fato. Por fim, explique o que é o princípio da Simetria Constitucional.
7) Aponte quais as formas de se classificar a Constituição trabalhadas em sala, destacando, dentre essas formas de classificação, as classificações quanto a Origem, ao Conteúdo, ao Modo de Elaboração, a Estabilidade, a Extensão, Forma, Estrutura.
NOME DO ALUNO: __________________________________________________________FOLHA Nº___

Outros materiais