Buscar

Velocidade de Reação: Concentração e Temperatura

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, não há uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, assim pode - se dizer que velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez que os produtos são formados, determinada a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na reação. Desta forma as reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: a concentração das substâncias, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química.
OBJETIVO DA PRÁTICA
Observar os efeitos da concentração e temperatura na velocidade de reação.
PROCEDIMENTOS
Primeiro foi preparado a solução de HSO3-:0,2g de HSO3-,4g de amido,5ml de H2SO4 1mol/litro, diluído até 1 litro de solução com água destilada.
Parte A: Efeitos da variação da concentração na velocidade da reação
Foi preparado cinco tubos de ensaios, numerados de 1 a 5, ao tubo 1 adicionou-se 10 ml da solução de IO3- e a seguir, a cada um dos demais tubos 8,6,4 e 2 ml, respectivamente, na ordem crescente de sua numerações, em seguida colocou-se no tubo 2, 2ml de água destilada, no tubo 3, 4ml de água destilada, no tubo 4, 6ml de água destilada e no tubo 5, 8ml de água destilada. Agitou-se cada tubo para a homogeneizar a solução. Após em cada tubo adicionou-se 10ml da solução de HSO3- e anotou-se o tempo desde o momento em que se adicionou-se a solução HSO3- até o aparecimento de uma cor azul. Verificou-se a temperatura inicial de 24ºC.
PARTE B: Efeito da temperatura na velocidade de reação
Adicionou-se em um tubo de ensaio 10ml da solução de IO3- e em outro tubo 10ml da solução de HSO3-. Colocou-se em um béquer contendo água com gelo os 2 tubos e esperou-se o tempo suficiente para que as soluções dos tubos atinge-se a mesma temperatura da água. Antes de colocar os tubos verificou-se a temperatura da água. Depois juntou-se as duas soluções IO3- e HSO3- e anotou-se o tempo que a reação levou para reagir.
PROCEDIMENTOS
Resultados obtidos na parte A 
A tabela a seguir representa os resultados obtidos no efeito da variação da concentração.
	Número do tubo
	IO3-(ml)
	H2O destilada(ml)
	HSO3-(ml)
	Tempo marcado(s)
	1
	10
	
	10
	1,8
	2
	8
	2
	10
	2,1
	3
	6
	4
	10
	4
	4
	4
	6
	10
	8
	5
	2
	8
	10
	9
Esses mesmos resultados foram agrupados no seguinte gráfico.
É possível relacionar que a reação teve velocidade máxima ao empregar 10 mL da solução IO3- . Pode ser confirmado pela teoria que diz que quanto maior a concentração de reagentes, mais choques eficazes entre as moléculas e maior formação de produtos.
Resultados obtidos na parte B
A tabela a seguir representa os resultados obtidos no efeito da temperatura na velocidade da reação.
	
	Temperatura(ºC)
	Tempo de reação(s)
	Reação no banho de gelo
	5
	8
	Reação do tubo(1) da experiência anterior
	24
	1,8
De acordo com a tabela é possível afirmar que quanto maior a temperatura mais rápida é a reação garantindo a maior velocidade.
A imagem a seguir representa a cor encontrada nos resultados das duas soluções agindo juntas (IO3- + HSO3-).
Equação da reação:
2 IO3-(aq)+2 H+(aq) + 5 HSO3-(aq)I2(ads)+HSO4-(aq)+H2O(l)
Essa coloração pode ser explicada pelo fato que os iodetos são facilmente oxidados, em solução ácida, há iodo livre com agentes oxidantes, como o amido.
CONCLUSÃO
Nessa prática nos permitiu identificar durante a realização dos experimentos os fatores que influenciam a velocidade das reações. Na parte A foi notado que segundo a teoria da colisão: uma vez que quanto maior o número de moléculas reagentes, mais colisões eficazes e portando maior formação de produto. Na parte B foi verificado que a elevação da temperatura tem influência para torna a reação mais rápida.
REFERÊNCIAS 
Faria, Alexandra: EFEITO DA TEMPERATURA E DA CONCENTRAÇÃO NA PROGRESSÃO GLOBAL DE UMA REAÇÃO. Disponível em < http://www.notapositiva.com/old/pt/trbestbs/quimica/11_efeito_da_temperatura_concentracao_d.htm> acesso em 25 de maio de 2017.
 Schlesinger, George. CINÉTICA QUÍMICA: REAÇÕES QUÍMICAS: RAPIDEZ E INFLUÊNCIAS. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/cinetica-quimica-reacoes-quimicas-rapidez-e-influencias.htm acesso em 25 de maio de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes