Buscar

ATIVIDADE 5 FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO CAVALIERI FILHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Identifique a ação do direito antes e depois da ocorrência do ilícito, segundo Cavalieri Filho. Por que ambos são importantes?
A ação é prevenir os conflitos, evitar tanto quanto possível a colisão de interesse. Conflito do Cavalieri não insiste em desaparecer o conflito, e sim colocar os dois interesses em antagonismo na balança e determina qual o que deve prevalecer e qual deverá ser reprimido. O primeiro e principal processo social do direito e o de evitar conflitos, através de normas de convivência social composta de direitos e deveres.
Indique os três tipos de processos sociais apontados por C. Filho. Comente-os.
Todos os conflitos que podem surgir na vida social são redutíveis a um desses tipos: conflitos cooperação, os que ocorrem nas atividades de cooperação, e conflitos de concorrência, os que se verificam nas atividades de concorrência. O que determina a natureza do conflito é a natureza da atividade.
Indique as formas de composição indicadas por C. Filho. Exemplifique-os
Critério de composição voluntária, que é quando se chega a solução por acordo mútuo entre as partes, por exemplo, ao se efetuar uma compra recebe-se a mesma com defeito. Voltando ao vendedor o comprador tem o objeto adquirido trocando por outro em interesses resolvido por meio da composição voluntária.
Critério autoritário se dá com a composição de conflitos por um chefe de gruo, quase sempre por efeito de foro íntimo. Ocorria muito nas sociedades antigas, reis, caciques, senhores. Ainda hoje ocorre meio familiar, O chefe da família muitas vezes resolve os conflitos internos com soluções que vai buscar em seu foro íntimo.
Critério da composição jurídica, feita sobre uma elaboração de regras e normas enunciadas anteriormente e aplicável a todos os casos que ocorrem a partir de então. Tem como critério a anterioridade, a publicidade e a universidade.
Indique os elementos que caracterizam a composição jurídica.
Anterioridade, o autor afirma que é um traço importante para a composição jurídica, pois muito antes de existir os conflitos já deve existe um critério para que possa ser aplicado como modo de resolução do conflito, como o direito que na verdade existe para prevenir conflitos, não só em função de puni-los. 
Mas na composição jurídica não basta que o critério já tenha sido elaborado antes do conflito, tem que existir também a publicidade que é o responsável pela anunciação desse critério já existente para que se tenha o conhecimento de como deve aplicar esses critérios a frente dos conflitos, e necessário que haja o conhecimento.
Tratando-se da universalidade, consiste em que os critérios jurídicos elaborados antes dos conflitos, devem ser elaborados de uma forma igual, denominada generalizada, para que esses critérios jurídicos não fiquem só para resolução de apenas uma espécie de conflito, mas sim para todas as espécies que surgirem.
“O direito não é instrumento suficiente de mudança social”? Justifique e contextualize sua resposta.
Para que o direito seja um instrumento suficiente de mudança social ele deve analisar a sociedade em que ele estará presente, pois sem essa análise prévia não surtirá efeito e trará grandes discussões. Isso é mostrado nos exemplos do texto onde mostra a interação de dois comerciantes um agindo certo e o outro praticando uma concorrência indevida, gerando um conflito de atividades de concorrência.

Outros materiais

Outros materiais