Buscar

Contabilidade Social meio ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade Social 
X
 Meio Ambiente
Livro da Paulane 
Parte .: Thays Gonzales Miranda
Capitulo 3.4.2 Introdução 
Ao passar dos anos temos vivenciado cada vez mais os efeitos da degradação e exaustão do meio ambiente e de seus recursos naturais.
Contaminação dos recursos hídricos 
Devastação das florestas
Poluição do ar
Destruição da camada de ozônio
E boa parte dessas agressões ocorrem neste processo.
A história das coisas.
Oferta e demanda de produtos duráveis e perecíveis.
Apartir do ano de 1990 as pessoas começaram a consumir cada vez mais.
Um exemplo clássico são os eletro domésticos como o liquidificador, microondas, batedeira, secador entre outros. E assim com o lançamento de novos modelos os eletros usados perdiam a serventia e eram substituídos por outros mais novos e com mais utilidades.
E outro exemplo é os industrializados como comidas e sucos .
Bens consumidos entre 1990 e 2000 
Depois da produção em larga escala e do consumo exagerado exponencial , os efeitos começaram a aparecer.
Um dos primeiros que foi notado foi a falta de recursos naturais.
Em seguida a poluição causada por automóveis que atingem o ar.
E a poluição por produtos químicos que afetaram uma grande parte dos recursos hídricos disponíveis. 
Ranking de países mais poluentes
A visão econômica
Economicamente falando a poluição do ar , dos rios , a geração de lixo excessivo e a diminuição da nossa qualidade de vida se caracteriza como externalidades negativas.
CONCEITO.: As atividades de produção e consumo costumam gerar pressões sobre o meio ambiente, seja pela utilização de recursos naturais exauríveis, seja pela geração de poluição. Tais pressões são conhecidas como externalidades negativas, isto é, custos decorrentes da atividade econômica que não são valorados pelo mercado.
Cientes da situação e com o intuito de preservar o meio ambiente e economia abre um campo voltado para este fim, a economia do meio ambiente. 
E um dos maiores desafios do crescimento sustentável é exatamente manter o crescimento, a produção de bens e serviços preservando a qualidade de vida e do meio ambiente.
Com isso esta em processo um meio de considerar os custos ambientais ligados ao processo de produção e consumo dos agregados. 
Mesmo com a dificuldade de considerar sustentabilidade no sistema de contas nacionais existem algumas propostas como: mensurar as despesas necessárias para evitar a degradação e restaurar as perdas para recompensar as gerações futuras pelos problemas ambientais. 
Uma outra alternativa é a implantação de um mecanismo chamado “disposição a pagar” que nos daria o valor a ser pago por cada dano causado ao meio ambiente.
Economia sustentável 
Apesar de termos consciência e nos esforçarmos para que as questões ambientais sejam incorporadas pela contabilidade social na estimativa do produto e renda agregada, ainda não há consenso de como valorar tais perdas.
Precisamos REPENSAR
E fazer a diferença....
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes