Buscar

RESUMO ligamento periodontal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA ORAL
PERIODONTO
LIGAMENTO PERIODONTAL
É um tecido conjuntivo frouxo atravessado por grossos feixes colágenos que se inserem no cemento e no osso alveolar.
CARACTERISTICAS:
-Tec. Conjuntivo não mineralizado interposto entre dois componentes mineralizados do periodonto de inserção, isto é cemento e osso alveolar;
- Função de amortecimento, por ser um tecido não mineralizado ele vai amortecer as forças mastigatórias e desempenham função na acomodação dos arcos dentários durante os movimentos funcionais mastigatórios do sistema estomatognático;
- A espessura do ligamento periodontal varia de acordo com a região do dente e em geral diminui à medida que a pessoa se torna mais velha;
- Em jovens a espessura é em media 0,21 mm e em idosos 0,15 mm;
- É um tecido conjuntivo frouxo atravessado em toda sua extensão por feixes grossos de fibras colágenas que se inserem tanto no cemento quanto no processo alveolar.
DESENVOLVIMENTO
- O ligamento periodontal, derivado do folículo dentário, começa seu desenvolvimento imediatamente após o início da formação da raiz do dente;
- Do lado do cemento os fibroblastos são responsáveis pela formação das fibras extrínsecas, especialmente no cemento acelular da região cervical, do lado oposto os fibroblastos do ligamento formam as fibras que ficarão inseridas no osso alveolar; 
- A orientação dos fibroblastos e, consequentemente, dos feixes colágenos no terço cervical muda notadamente durante a rizogênese e erupção. Assim, a estrutura final do ligamento periodontal só é alcançada após o termino da erupção, quando o dente entra em contato com seu antagonista e recebe forças funcionais correspondentes. 
CÉLULAS
- Fibroblastos em grande quantidade: estão envolvidos na formação e degradação do colágeno.
- Celulas indiferenciadas: No ligamento periodontal do dente, há algumas células ectomensenquimais que possibilitam a diferenciação, quando necessário de novas cels de natureza conjuntiva. Apresentam aspectos de fibroblastos inativos e localizam-se próximos a vasos sanguíneos.
Restos epiteliais de Malassez: São resultantes da fragmentação da bainha radicular epitelial de Hertwig. Essas células localizam-se no terço do ligamento periodontal próximo ao cemento e são unidas entre si por desmossomos. São ativados no processo de inflamação. Os restos epiteliais de Malassez permanecem durante toda a vida. 
- Matriz extracelular: Possui colágeno tipo I, as fibras podem formar feixes característicos do ligamento chamado de fibras principais;
TURNOVER DE COLÁGENO
É a rápida renovação do colágeno e remodelação dos componentes da matriz, razão pela qual os fibroblastos periodontais são característicos do ligamento. A mastigação é um fator importante para que essa troca aconteça. Caso não aconteça, vai ocorrer a anquilose.
-Fibras Principais Do Ligamento: Os feixes colágenos que se inserem do cemento ao osso alveolar atravessado o ligamento constituem as fibras principais. São os componentes mais características do ligamento periodontal.
Elas recebem sua denominação de acordo com sua orientação e da região da raiz na qual se encontram inseridas:
1- Grupo de fibras da crista alveolar: Inserem no cemento logo após o limite amelocementario, dirige-se obliquamente me sentido apical e inserem-se na crista do processo alveolar.
2- Grupo de fibras horizontais: Localiza-se na continuação do grupo anterior, em sentido apical. 
3- Grupo de fibras obliquas: Constituído pelo maior numero de feixes( que cobrem cerca de dois terços do comprimento da raiz), os quais apresentam uma inclinação...
4- Grupo de fibras apicais:
5- Grupo de fibras interradiculares: Encontram-se apenas na região de furcação dos dentes com duas ou mais raízes.
-Fibras de Sharpey: São fibras inseridas no cemento e no osso alveolar. Essas fibras representam a função de ancoragem do dente no seu alvéolo desempenhada pelo seu periodonto de inserção. As fibras de Sharpey de mineralizam, como ocorrem com o cemento acelular. 
- Fibras secundarias do ligamento:
- Fibras oxitalanicas: Distribuem entre as fibras colágenas e mantem estreita relação com os vasos sanguíneos, razão pela qual se acredita que durante a deformação, as fibras oxitalanicas sirvam de ancoragem para os vasos e participem desse modo na regulação do fluxo sanguíneo. 
OSSO ALVEOLAR
É a parte da maxila e da mandíbula que constitui, com o ligamento periodontal e o cemento, o sistema de ancoragem do dente no alvéolo. 
OSSO BASAL
Constitui o corpo da mandíbula e da maxila. É formado quando o germe dental encontra-se nas primeiras fases da odontogenese. Quando o germe dentário encontra-se na fase de campanula, é rodeado por uma porção de osso, portanto é independente do desenvolvimento dos dentes. 
PROCESSO ALVEOLAR
Fica ao redor do dente, formando assim a cripta óssea. 
OBS: Quando o dente é extraído, o osso alveolar é reabsorvido rapidamente, enquanto o processo alveolar reabsorve-se mais lentamente ate desaparecer com o tempo.
 
Resumo Histologia Oral- Odontologia UFPE

Outros materiais