Buscar

DOC 20170410 WA0001

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTORICO DO PROCESSO FSM(FORUM MUNDIAL SOCIAL)
Conforme define sua carta de principios o Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.O Fórum Social Mundial (FSM) se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos. 
1
FÓRUNS
FSM 2001
realizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, contou com a participação de aproximadamente 20.000 pessoas, das quais cerca de 4.700 eram delegadas de diversas entidades abrangendo 117 diferentes países.
as diversas atividades – conferências, seminários, oficinas – se desenvolveram em torno de quatro eixos temáticos:
– A Produção de Riquezas e a Reprodução Social;
– O acesso às Riquezas e a Sustentabilidade;
– A Afirmação da Sociedade Civil e dos Espaços Públicos;
– Poder Político e Ética na Nova Sociedade.
2
A realização desse primeiro Fórum evidenciou a capacidade de mobilização que a sociedade civil tem frente a uma metodologia caracterizada pela garantia da diversidade e co-responsabilidade no processo de construção do evento. Após o sucesso do primeiro evento, avaliou-se a necessidade de continuidade do FSM. Em busca disso, o Comitê Organizador do FSM propôs o estabelecimento de uma Carta de Princípios de maneira a garantir o FSM como um espaço e processo permanente de busca de construção de alternativas em âmbito mundial.
FMS 2002
 O número de participantes superou todas as previsões com a estimativa de mais de 50.000 pessoas ao todo.
FMS 2003
número mais que três vezes superior ao de 2001, que trouxe um total de 104 conferencistas de redes, organizações e movimentos sociais do mundo inteiro. 
‹#›
FMS 2004
Em 2004, pela primeira vez, o Fórum Social Mundial foi realizado fora do Brasil.O local escolhido foi Mumbai, na Índia.Pela primeira vez, a Ciranda Internacional da Informação Independente foi organizada em outro continente e fortemente influenciada pela gestão indiana da comunicação do FSM e sua opção pelo desenvolvimento de sistemas próprios em software livre. Com o IV FSM começavam os laboratórios para definição de uma ferramenta aberta para o sistema de alimentação de conteúdos da Ciranda.
FMS 2005
A construção da programação seguiu uma nova metodologia, que buscou ampliar a convergência, multiplicar os diálogos durante o evento e evitar a repetição desarticulada de atividades sobre o mesmo tema.
‹#›
FMS 2006
 foi policêntrica, ou seja, ocorreu de forma descentralizada, em diferentes lugares do mundo. Três cidades sediaram o FSM 2006: Bamako (Mali – África), Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia).
FMS 2007
O primeiro FSM mundial no continente africano foi realizado em Nairóbi, Quênia. A metodologia de construção foi marcada pela realização de uma consulta ampla sobre ações, campanhas e lutas em que estão envolvidas as organizações participantes do FSM. Outra caracteristica da metodologia do FSM 2007 foi a definição de um quarto dia de atividades voltado para a apresentação e socialização das propostas de ações resultaram das reflexões durante as atividades autogestionadas realizadas nos dias anteriores.
‹#›
FMS 2008
O Conselho Internacional do Fórum Social Mundial definiu que, em janeiro de 2008, não haveria um evento centralizado do processo FSM. O que houve foi uma semana de mobilização e ação global, marcada por um dia de visibilidade mundial.
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais