Buscar

2015915 154433 Psicologia+Jurídica Behaviorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
FACHI – Faculdade de Ciências Humanas de Itabira
Teorias comportamentais da personalidade:
O Behaviorismo 
 	
Professora: Priscila Souza Vicente Penna
Disciplina: Psicologia Jurídica
 		 Curso: Direito 	
Semestre: 2°/2015
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990)
“Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor”
“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano” 
Poderíamos solucionar muitos dos problemas de delinquência e criminalidade, se pudéssemos mudar o meio em que foram criados os transgressores”
[B.F. SKINNER]
 FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO
▪ Behavior = comportamento, conduta 
BEHAVIORISMO ►tendência teórica, Comportamentalismo; Teoria Comportamental; Análise Experimental do Comportamento; Análise do Comportamento. 
▪ nasce com J. B. Watson (1878-1958) e tem um desenvolvimento extenso nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico , de modo concreto, a partir da noção de comportamento (Behavior) 
▪ Comportamento: objeto da Psicologia, dava a esta a consistência que os psicólogos da época vinham buscando 
▪ OBJETO OBSERVÁVEL ► MENSURÁVEL ►experimentos passíveis de reprodução em diferentes condições e sujeitos. 
FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO
▪ a Psicologia alcança status de CIÊNCIA, e rompe com sua tradição filosófica. Capaz de prever e controlar , diferente de métodos subjetivos, sem alma, e sem mente. 	
▪ 	evolução do behaviorismo → o comportamento não é uma ação isolada de um sujeito – integração com o meio ►indivíduo – interAÇÃO – ambiente.
	“Portanto o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações) ” (BOCK, p.58, 1999). 
▪	MÉTODO experimental e analítico
▪	relação dialética: HOMEM -----------------------------AMBIENTE
 ↓ 
	 [produto e produtor das interações com o ambiente]
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
▪ B. F. SKINNER, dos mais importantes sucessores de WATSON. Behaviorismo Radical → filosofia da ciência do comportamento, através da análise experimental do comportamento. Base desta corrente: formulação do comportamento operante. 	
╚ Comportamento reflexo ou respondente: “não voluntário”, ex.cortar cebola + contração das pupilas diante da claridade excessiva, etc, Estímulo-resposta, incondicionado, isto é, comportamentos que não dependem da aprendizagem. 
	- unidade básica de análise, fundamento para a descrição das interações indivíduo-ambiente, que dará origem a outra nova unidade de análise: 
╚	Comportamento operante: caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente. Comportamento que opera sobre o mundo. 
 	
 	
 	
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
▪	experimentos feitos em laboratório com animais por analistas comportamentais tinham por objetivo verificar como as variações no ambiente interferiam nos comportamentos ►levou a formulação de LEIS COMPORTAMENTAIS
▪ 	ex, condicionamento do rato, cx de Skinner	
▪	no caso do comportamento operante o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante – a satisfação de alguma necessidade 
 Organismo ------AÇÃO-------meio-----(efeito)►APRENDIZAGEM
R [resposta/pressionar a barra] → (levar a) S [estímulo reforçador REFORÇO/água]
 
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
▪	a AÇÃO do organismo produz uma alteração ambiental que retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura da ocorrência 
╚ Reforço Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura de resposta que produz.
╚ Reforço Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. 
 └ esquiva
 └ fuga 
▪ EXTINÇÃO: procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. 
7
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
▪ PUNIÇÃO: é outro procedimento importante que envolve consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. 
▪ 	punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação. 
▪	Aplicação: na educação, os behavioristas propuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. 
▪ na clínica, a psicoterapia comportamental auxilia com muita eficácia nos tratamentos de dependência química, por exemplo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais