Buscar

2015915 154850 Psicologia+Jurídica Psicanálise+Direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
FACHI – Faculdade de Ciências Humanas de Itabira
Teorias psicodinâmicas da personalidade:
A Psicanálise 
 	
Professora: Priscila Souza Vicente Penna
Disciplina: Psicologia Jurídica
 		Curso: Direito 	
Semestre: 2°/2015
 Fundamentos históricos da Psicanálise:
▪ Contextualização histórica: O contexto histórico valoriza os objetos a serem analisados e estudados 
Antecedentes séc.XIX → a Europa, sobretudo, esteve marcada por modificações sociais, políticas, econômicas e culturais. Um período concebido por determinantes históricos que antecederam o século em questão e que por sua vez influenciarão os acontecimentos e decisões ulteriores. 
▪ Movimentos sociais: Renascença, transição para a Idade Moderna, Capitalismo e fim da Idade Média + Iluminismo (séc. XVII) + Reformas Religiosas + Revolução Francesa + Revolução Industrial. 
▪ Século XX: século de explorações e conquistas, marcado pelas guerras, regimes totalitaristas, descobertas espaciais e avanços tecnológicos e científicos. Dentre esses acontecimentos temos o nascimento da Psicanálise, o que constitui um dos legados deste período. 
Sigmund Freud (1856-1939)
“E das peles que visto muitas há que não vi”
 Carlos Drummond de Andrade – Sonetilho do falso Fernando Pessoa, In: Novos Poemas
Biografia
▪ 	Nasceu a 6 de maio de 1856, em Freiberg (Morávia ex-Tchecoslováquia, atual Príbor) 
▪	Ingressou na Universidade de Viena em 1873
▪	Em 1881 concluiu seus estudos sendo aprovado nos exames finais e início da prática em neurologia clínica e trabalhos com Joseph Breuer. Sua imensa curiosidade científica o fez estender sua formação, o que o colocou em curso com grandes cientistas e pensadores que lá lecionavam , como o filósofo alemão Franz Brentano (1838-1917), origem da base filosófica e humanística para a construção da teoria psicanalítica. 
▪	1885 bolsa de estudo na Salpêtrière (asilo mental), encontro com Jean-Martin Charcot (1825-1893)
	 
Biografia
▪	1896 Publicação de “A etiologia da histeria”. Dissidência com Breuer
▪ 	1900 Publicação de A interpretação dos sonhos 
▪ 	1905 Publicação de Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade 
▪ 	1920 Publicação de Mais-além do princípio do prazer 
▪ 	1933 tomada do poder pelos nazistas, cujas forças totalitárias condenavam a teoria psicanalítica, a qual é banida da Alemanha juntamente com milhares de judeus. 
▪ 	1938 Ocupação da Áustria pela Alemanha . Exílio com a família na Inglaterra
▪ 	1939 Falecimento em 23 de setembro, em decorrência de um câncer.
Introdução ao pensamento de FREUD
▪	médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Colocou as fantasias, sonhos, esquecimentos e as experiências interiores do homem como problemas científicos.
 ▪	investigação sistemática que levou à criação da PSICANÁLISE → teoria + método de investigação (interpretação)+ prática profissional.
▪	instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais: novas formas de sofrimento psíquico.. 
As origens..
▪	1886, retorno a Viena, trabalho clínico, eliminação de sintomas, principal método: sugestão hipnótica → “o médico induz o paciente a um estado alterado da consciência, e nesta condição investiga a ou as conexões entre condutas e/ou entre fatos e condutas que podem ter determinado o surgimento de um sintoma. O médico também introduz novas ideias (a sugestão), que podem, pelo menos temporariamente, provocar o desaparecimento do sintoma” (BOCK, p. 93, 1999)
 ▪	Em Viena, contato com Joseph Breuer (1842-1925), o caso Ana O → síndrome (paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento). Origens dos sintomas: cuidado do pai enfermo [desejos e afetos ics de que o pai morresse]. Ideias e sentimentos reprimidos e substituídos pelos sintomas. 
7
As origens..
▪	no estado de vigília a pcte era incapaz de localizar a origem de tais sintomas, apenas sob hipnose rememorava as cenas vividas e os sintomas, então, desapareciam, devido à liberação das reações emotivas vinculadas ao evento traumático ... [suspensão da dimensão consciente] 
▪	Breuer, MÉTODO CATÁRTICO “a cura pela fala”→ liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos impossibilitados de expressão no momento da vivência desagradável ou dolorosa → leva à eliminação dos sintomas.
 ▪	sugestão hipnótica ►método catártico►associação livre 
A descoberta do inconsciente
▪	A concepção de processos inconscientes hoje e antigamente;
▪ 	A ideia da existência de um inconsciente despertou oposição no meio médico, bem como entre os leigos, já que é difícil apreender que somos dominados por processos que desconhecemos. 
▪ 	Conferência Introdutória à Psicanálise, 1916. As três grandes feridas no narcisismo da espécie humana: Nicolau Copérnico (1473-1543) e sua Teoria Heliocêntrica do sistema solar, a terra não ocupa o centro do universo + Charles Darwin (1809-1882) a origem das espécies, o homem não é filho de Deus + a descoberta do inconsciente.
▪ 	Inconsciente e consciente, dois processos psíquicos paralelos, sendo que o primeiro determina as ações do sujeito, sem que este o perceba.
		
Resistência e Repressão
▪ 	Freud verifica poder prescindir do método hipnótico e mobilizar a colaboração do paciente no processo de descoberta do inconsciente.
▪ 	Para que um evento viesse à consciência Freud constatou que era necessário muito esforço e isto porque havia, então, uma força psíquica que opunha à emergência deste evento à consciência , à percepção consciente. Esta força é definida por Freud por RESISTÊNCIA → “ela mantinha o evento traumático inconsciente, protegendo o indivíduo da dor e do sofrimento que seriam trazidos junto com seu conhecimento.Quanto maior a dor a ser vivida com a recordação,mais a resistência era mobilizada, tornando-se mais difícil a recordação do trauma. Esta força, a resistência, só pode ser descoberta e compreendida com a abandono da hipnose”. (FIORI, 1981, p.18-19). 
▪ 	“A esta força que se mobiliza para que o indivíduo não seja ferido em seus ideais éticos e estéticos, que tira da consciência a percepção de acontecimentos cuja dor o indivíduo não poderia suportar Freud chamou de REPRESSÃO” → conseqüência lógica da resistência. (FIORI, 1981, p.19)
▪ 	a descoberta de ambos instaura a ultrapassagem do modelo estático do trauma → modelo dinâmico de jogo de forças e também introduz o conceito de mecanismo de defesa. 
Primeira tópica freudiana
▪	instâncias psíquicas:
	Inconsciente conteúdos reprimidos, sem acesso aos sistemas pré-consciente/consciente , por ação de censuras internas. Regido por leis próprias de funcionamento [atemporal, por ex.]
 	
	Pré-consciente conteúdos acessíveis à consciência, aquilo que não está na consciência, mas no próximo momento pode estar.
	
	Consciente mediador do mundo exterior e interior, tem acesso a informações e conteúdo de ambas esferas, destaca-se o fenômeno da percepção, atenção, raciocínio. 
A descoberta da sexualidade infantil
▪	a prática clínica evidenciou que a origem de sintomas neuróticos residia num conflito de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida. No infantil instalavam-se as experiências de caráter traumático, vinculadas aos sintomas atuais. 
 ▪	descobertas indicam que a sexualidade está no centro da vida psíquica, e é postulada a sexualidade infantil. Tais descobertas indicam:
		► a função sexual existe desde o princípio da vida;
		► período longo de desenvolvimento da sexualidade, e é complexo;
		► libido: é a energia dos instintos sexuais
A descoberta da sexualidade infantil
▪	erotização do corpo, no início, prazer autoerótico;
▪	fases do desenvolvimento sexual: fase oral (a zona de erotização é a boca); fase anal (a zona de erotização é o anus); fase fálica (a zona de erotização é o órgão sexual); fase fálica (intervalo na evolução da sexualidade); fase genital (objeto de erotização é externo).
 ▪	Complexo de
Édipo ► estruturação da personalidade do sujeito, mãe é o objeto de desejo do menino e o pai é o rival que impede o acesso ao objeto desejado. Pai representante da Lei, e figura de identificação, internalização das regras. Por temer perdê-lo, a cr. desiste e troca a mãe pelo mundo social e cultural. 
Complexo de Édipo
Explorando alguns conceitos..
-	Realidade psíquica difere da realidade objetiva, envolve fatos vividos, imaginados
funcionamento psíquico, a partir de três pontos de vista econômico (existe uma quantidade de energia que “alimenta” os processos psíquicos) + tópico (o aparelho psíquico é constituído de sistemas diferenciados quanto à sua natureza e modo de funcionamento, permitindo considerá-lo como “lugar” psíquico) + dinâmico ( no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão permanentemente ativas. A pulsão está na origem destas forças). 
 Pulsão estado de tensão que busca através de um objeto a satisfação. 
Sintoma produção resultante de um conflito psíquico, busca encobrir um conflito, ponto de partida das investigações psicanalíticas. 
Segunda tópica freudiana
1920, viragem do modelo psicanalítico: os conceitos tópicos de inconsciente e consciente dão abertura a três constructos psicanalíticos os quais integrarão o modelo dinâmico da estruturação da personalidade → Id; Ego e Superego. 
ID → reservatório de energia psíquica do indivíduo, onde se localizam as pulsões. Ics = id. Regido pelo princípio do prazer [satisfação imediata das necessidades].
EGO → surge como uma instância que se diferencia a partir do Id, servindo de intermediário entre o desejo e a realidade. 
1°) juízo da realidade, 
2°) intermediário entre os processos internos (Id-Superego)
 ID ------------ EGO ------------ SUPEREGO 
 ↕
 Realidade
Superego → (herdeiro do complexo de édipo) responsável pela estruturação interna dos valores morais, divide-se em duas partes complementares: Ego Ideal internalização dos ideais e Consciência Moral internalização das proibições. 
“O superego é uma estrutura necessária para o desenvolvimento do grupo social. Sem ele, seríamos todos delinquentes, respeitando apenas as restrições da força externa ”. (FIORI, 1981, p.29)
	MECANISMOS DE DEFESA → diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. 
Aplicações e contribuições sociais...
▪	objetivo é o autoconhecimento para lidar com o sofrimento psíquico, 
▪	representação social (ideia) estereotipada + transcendência do espaço privado do consultório. 
▪	contribuição do psiquiatra e psicanalista D.WINNICOTT, em programas radiofônicos transmitidos na Europa durante II Guerra Mundial, orientação aos pais na criação dos filhos. 
	+ Françoise DOLTO e Maud MANNONI, no trabalho com cr. e adols. em hospitais, creches e abrigos. 
	+ pesquisas para a compreensão dos fenômenos sociais graves [adol. e crime + novas formas de sofrimento do mundo contemporâneo (drogas, excessiva medicalização, etc) enfim, ao novos MODOS DE SUBJETIVAÇÂO, as novas expressões do sofrimento psíquico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais