Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101757459)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto maior a complexidade da dinâmica competitiva do ambiente de negócios, maior será a necessidade de diferenciação da estrutura organizacional e das tarefas executadas internamente. As tendências contemporâneas das estruturas organizacionais estão mais para a generalização do que para especialização, para integração holística e flexibilização do que para divisão do trabalho, para projetização do que para setores definitivos e separados, para adaptabilidade e mudança do que para rigidez mecanicista. Em qual sentido a diferenciação pode ser configurada no desenho organizacional da empresa?
		
	
	Diferenciação Vertical - em especialidades, pela concentração em áreas focais; Diferenciação Horizontal - em níveis de autoridade formal;
	
	Diferenciação Produtiva - em departamentos ou divisões produtivos; Diferenciação de marca - em função da dinâmica competitiva de mercado.
	 
	Diferenciação Horizontal - em áreas funcionais, departamentos ou divisões; Diferenciação Vertical - em níveis hierárquicos, pela criação de escalões de autoridade.
	
	Diferenciação Funcional - em áreas funcionais e departamentos; Diferenciação Produtiva - em níveis produtivos, pela criação de sistemas de autoridade.
	
	Diferenciação Comercial - em função de mercados-alvo; Diferenciação de Qualidade - em função de sistemas de qualidade e certificação ISO.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101433816)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada empresa dependendo ou não do seu nicho de atividade pode ter ou não o mesmo tipo de desenho organizacional, poderemos observar empresas do mesmo ramo de atividades com desenhos organizacionais diferentes. Marque a opção que confirma a afirmação acima.
		
	
	O desenho dependerá de quantos funcionários a empresa terá, e, desta forma, está diretamente ligada a amplitude de controle.
	
	Dependerá do lay out da empresa, essa característica será de suma importância para confirmar o desenho organizacional.
	 
	O desempenho organizacional, dependerá da proposta de planejamento estratégico, o desenho tem que proporcionar que a empresa consiga alcançar os objetivos propostos.
	
	O desenho organizacional deve ser o mais parecido possível com o da concorrência, já que se esta estiver em vantagem poderemos ter ao menos a paridade.
	
	O desenho será criado de acordo com as aspirações do criador, o que em alguns casos pode fazer a empresa não ter um bom desempenho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101898968)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os organogramas seguem algumas regras para a sua elaboração de forma que seja de rápido e fácil entendimento, já que um de seus compromissos é justamente transmitir com clareza informações sobre a estrutura da organização e suas relações. Para tanto deve atender alguns requisitos inicias. EXCETO:
		
	
	Padronização.
	
	Simplicidade.
	
	Uniformidade.
	 
	Centralização.
	
	Atualização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101389811)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado denominado:
		
	
	FLUXOGRAMA
	 
	DESENHO ORGANIZACIONAL
	
	FUNCIONOGRAMA
	
	ESTRUTURA LINEAR
	
	ESTRUTURA FUNCIONAL
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101732417)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O modelo de organização _________________________ foi utilizado pelos exércitos do período antigo, pré-medieval; quando em guerra, os exércitos antigos encontravam-se para travar o combate num campo de batalha aberto, com os pelotões dispostos frente a frente. Essa característica, utilizada praticamente por toda a antiguidade, adentrando a idade média.
		
	
	Funcional
	
	Linha-staff
	 
	Linear
	
	Retilínea
	
	Circunflexa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101757790)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Há três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff. Identifique a alternativa que corresponde às características da organização linear:
		
	
	linhas formais de comunicação, descentralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	linhas diretas de comunicação, descentralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
	
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	linhas diretas de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e ênfase na especialização
	 
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101186639)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As organizações bem-sucedidas na era da globalização, estão substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais pelas estruturas em redes.As redes podem conter unidades organizacionais ou equipes multifuncionais e interdisciplinares. Enquanto os departamentos tradicionais são definitivos,as redes são mais ágeis.Com base nessas informações, podemos apontar algumas características da estrutura de redes , são elas:
		
	
	Elevada flexibilidade mas pouca mobilidade
	
	coordenação própria , baixa flexibilidade e elevada mobilidade
	
	Auto-suficiência e mobilidade
	 
	Elevada flexibilidade,mobilidade,conectividade, coordenação própria e autonomia
	
	Coordenação lenta e pouca autonomia
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101170520)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cargos administrativos em que os funcionários são obrigados a "bater ponto" às nove da manhã e seguir um conjunto de procedimentos precisos ditados pela administração são:
		
	
	Descentralizados.
	 
	Altamente formalizados.
	
	Altamente departamentalizados.
	
	Altamente comandados
	
	Altamente especializado.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101981928)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma empresa produtora de alimentos perecíveis baseados em proteína animal está em fase de expansão e, com isso passou a atender o mercado do sudeste do Brasil. Como a sua base está situada na serra catarinense e seus dois centros de distribuição ficam na região Sul, a empresa resolveu abrir novas filiais em São Paulo, Interior de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH). Além desse fato, os grandes clientes (Cadeias de Supermercado de âmbito nacional, com sede em São Paulo (SP)) passaram a demandar atenção especial, e assim foram criados gerentes de conta para cada uma das três principais redes (Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart). Tendo em vista as formas de departamentalização, pode ser dito que a empresa acima adotou:
		
	
	Departamentalização por processos e por projetos;
	
	Departamentalização por produto e por região;
	
	Departamentalização por Projetos e por clientes;
	 
	Departamentalização geográfica ou por base territorial.
	
	Departamentalização por produto e por projeto.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101988261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. Entre os tipos de departamentalização está a por clientes. Cite as vantagens desse tipo de departamentalização.
		
	
	Foco nos produtos e serviços.
	
	Foco na especialização.
	
	Utilização adequada de recursos.
	 
	Conhecimento e atendimento contínuo e rápido às necessidades específicas de clientes específicos.
	
	Foco no processo e forma como é executado.Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes