Buscar

DICAS PARA INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS EM TRABALHOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

W	
DICAS PARA INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS EM TRABALHOS
Normalmente a numeração de páginas se dá da seguinte forma:
- A capa não é contada.
- As páginas entre a Capa e a página da Introdução são contadas mas não aparece a numeração (isso quer dizer da Folha de Rosto até a página anterior à da Introdução).
- A partir da página da Introdução a numeração continua da página anterior, mas começa a aparecer no cabeçalho, na margem superior direita, a 2 cm da borda superior da folha.
Para conseguir esse efeito, sem ficar se preocupando muito, siga o roteiro abaixo que vai ficar certinho como deve ser. ATENÇÃO!! Esse roteiro funciona bem em versões do Word, posteriores à versão 2007.
1) Vá no final da página anterior à página da introdução (sugiro você ativar a exibição das marcas de formatação para ver onde terminam os parágrafos da página). Na guia Início do word é aquele botão igual ao indicado pela seta.
2) Quando clicar na última marca de parágrafo, vá até a guia Layout da Página, clique em Quebras e em Quebras de Seção - Contínuo.
3) Você verá uma linha pontilhada, indicando que foi feita uma quebra de seção entre essa página (seção 1) e a próxima (seção 2)
4) Agora é que vem o segredo da coisa toda!!! Muito cuidado e atenção: A quebra de seção "PRECISA ESTAR NA PÁGINA ANTERIOR À INTRODUÇÃO PARA FUNCIONAR". Vá até a página seguinte (Introdução) e clique em qualquer linha dela. Você estará na Seção 2.
5) Dê um duplo clique na área do cabeçalho para editá-lo. A folha digitada esmaece e você entra na edição do cabeçalho (repare que já vai direto para a guia Design do Cabeçalho).
6) Repare que na terceira seção dessa guia, a opção "VINCULAR AO ANTERIOR" é ativada por padrão. Clique nesse ícone e a cor laranja da ativação some. Isso significa que você pode inserir formatações diferentes em ambas as seções. O segundo segredo está aqui.
7) Ainda nesta guia, clique em Número de Página (3º ícone da esq. para a dir.), ponha o cursor do mouse em Início da página (mas não clique) e aí sim, clique no formato que você deseja de numeração. Normalmente é o terceiro (número sem formatação 3 - na margem superior direita). Observe que vai inserir automaticamente um número, dependendo do número de páginas que você tem antes dessa.
8) Dê um duplo clique de volta na sua área de texto digitada.
9) Observe que essa pagina e as seguintes tem numeração mas as páginas anteriores não tem !!! 
10) Finalmente, o normal é começarmos a contar da Folha de Rosto que é geralmente a segunda página de qualquer trabalho. Aqui está o arremate do trabalho. Quando você inseriu a numeração na página da Introdução, o sistema tem por padrão começar em 1 e por isso, sempre haverá uma página a mais numerada. A capa não é contada na numeração, mas nessa inserção ela é por padrão. Antes de finalizar o processo você precisa contar quantas páginas tem no total, antes da introdução, incluindo a capa, apenas para verificar se a numeração final estará certinha.
11) Para finalizar e ficar tudo certinho, vá até a capa e clique em qualquer lugar dela. Dê um duplo clique na área de cabeçalho novamente. Você entra outra vez na área de edição de cabeçalho. A barra de guias pula novamente para a guia design.
12) Clique mais uma vez em Número de Página, mas agora vá até "Formatar Número de Página". Abre uma janela com um menu e uma das opções é: Numeração da Página. Aí há duas opções - Clique no circulo de Iniciar em e substitua o 1 por 0. Isso é fundamental para a coisa funcionar. Clique em ok. Aparenta não ter acontecido nada.
13) Agora você vai conferir o trabalho. Vamos supor que você tenha 5 páginas no total, antes da introdução. A página de introdução seria a 6ª. Logo, como não contamos a capa, seria preciso haver capa + 4 folhas contadas e introdução. Se você fez tudo certinho, o número da página de introdução terá que obrigatoriamente ser 5.
Parece complicado mas não é. Se você não entender, deixe uma mensagem em meu perfil com suas dúvidas que assim que der eu respondo.

Outros materiais