Buscar

Trabalho do AVA - Uniube

Prévia do material em texto

A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.
Como Lei nacional de Educação traçou, dentre outras coisas, os princípios educativos, especificou os níveis e modalidades de ensino, regulou e regulamentou a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino nacional. Ela envolve muitos interesses, interferindo tanto nas instituições públicas quanto privadas, abrangendo todos os aspectos da organização da Educação nacional. Define as ações que devem ser realizadas e quais os objetivos a serem atingidos. 
Ela indica, as concepções, valores, objetivos, para a educação brasileira. Ela é formada por um conjunto de referências voltadas para a definição dos caminhos a serem traçados pela escola. É decisiva para as políticas educacionais.

Outros materiais

Perguntas Recentes