Buscar

exercicio da aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercício – BROMATOLOGIA
Profª Ana Emília
Cite as principais regras para boa conduta em laboratório. 
2) Quais os tipos de contaminação de um alimento?
3) Quais fatores contribuem para a contaminação de um alimento
4) Avalie as afirmativas relacionadas aos alimentos próprios e impróprios ao consumo:
I. Os alimentos são considerados próprios ao consumo quando estão dentro dos padrõesde identidade e qualidade estabelecidos pela legislação específica.
II. Os alimentos que sofreram algum tipo de alteração em suas características genuínassão considerados impróprios para o consumo.
III. Os alimentos podem estar impróprios para o consumo quando estão contaminados ouestão alterados.
IV. Os alimentos são considerados alterados somente quando sofrem modificações nassuas características sensoriais.
É correto somente o que se afirma em:
a) I e IV
b) I e II
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV
5) A casquinha de siri é uma saborosa entrada presente nos cardápios de frutos do mar.Entretanto, com o objetivo de diminuir o custo, alguns restaurantes utilizam a ponta debadejo para um maior rendimento. Utilizando os seus conhecimentos sobre classificaçãode alimentos, é correto afirmar que se trata de um alimento:
a) Deteriorado
b) Alterado
c) Falsificado
d) Contaminado
6) Análise as questões abaixo sobre amostragem e preparo das amostras, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Uma dos tipos de amostragem para grãos é o método de quarteamento.
( ) Alimentos gelados podem ser transportados tanto gelados, quanto derretidos.
( ) Alimentos semi-sólidos como chocolate e queijo devem ser ralados antes de ser realizadas as analisados.
( ) Amostras legais , são aquelas empregadas para análise dos órgãos fiscalizadores, e nem sempre é realizado o processo de contra-amostra.
V, F, V,F.	b) F, F, F e V.
V,V, F e V.	c) V,V,V e F.
7) Segundo a legislação, os rótulos dos alimentos com tamanho acima de  devem, no mínimo, possuir as seguintes informações:
dParte superior do formulário
Aaenominação de venda do alimento, lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação da origem, nome ou razão social e endereço do importador; no caso de alimentos importados, identificação do lote, prazo de validade e instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário
denominação de venda do alimento, lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação da origem, nome ou razão social e endereço do importador; no caso de alimentos importados, responsável técnico e instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário;
conteúdos líquidos, identificação da origem, nome ou razão social e endereço do importador; no caso de alimentos importados, identificação do lote, prazo de validade, data de fabricação e instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário;
lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação da origem, nome ou razão social e endereço do importador; no caso de alimentos importados, identificação do lote, prazo de validade, data de fabricação e instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário;
lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação do lote e prazo de validade
8) Os nutrientes obrigatórios para informação nutricional de produtos embalados na ausência do consumidor, segundo a legislação vigente, além das calorias, proteínas e carboidratos, são:
Parte superior do formulário
açúcares simples, gorduras totais, colesterol, fibra alimentar e sódio;
gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, ferro, cálcio, fibra alimentar e sódio;
gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio;
gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, ferro, cálcio, vitamina C, fibra alimentar e sódio;
gorduras totais
9) Quanto à rotulagem nutricional obrigatória de alimentos, é correto afirmar que: (Circule as corretas)
1. As informações de rotulagem devem estar descritas no idioma do país de consumo, com caracteres de tamanho adequado.
2. A informação nutricional é uma declaração obrigatória do fornecedor a ser exposta na rotulagem do alimento, quanto aos nutrientes nele existentes. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta que produtores informem também sobre o conteúdo de colesterol, cálcio e ferro.
3. Com exceção da água mineral e das águas destinadas ao uso humano, alimentos como bebidas alcoólicas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, especiarias, vinagres, sal, café, erva-mate, comida de restaurante, sobremesas, sanduíches, produtos fracionados na venda a varejo, fatiados, frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados, entre outros, precisam apresentar informações nutricionais obrigatórias no rótulo.
4. Porção especificada na informação nutricional significa a quantidade de alimento que uma pessoa saudável consome por dia, como por exemplo: 1 pãozinho (50 g) ou 1 copo de suco (300 ml) ou uma fatia de bolo (60 g).
5. O valor diário é a quantidade de nutrientes que a pessoa deve consumir diariamente para ter uma vida saudável.
 6. Os elementos apresentados na informação nutricional foram estudados e escolhidos após uma longa pesquisa realizada por especialistas, e têm o objetivo de fornecer ao consumidor a informação para o consumo saudável e consciente. Dentre eles citam-se: calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, cálcio, ferro e sódio.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
10) a) Analise os rótulos a seguir e identifique quais são os micronutrientes e os macronutrientes dos alimentos. Qual o conceito de macronutriente e micronutriente?
11) Ainda considerando os rótulos da farinha láctea e do biscoito recheado, qual deles apresentou o maior valor energético? O que significa essa informação?
12) Você concorda com a expressão: “O alimento com alto valor energético não é necessariamente mais diversificado nutricionalmente”? Utilize os dados fornecidos nos rótulos para fundamentar a sua resposta. Parte inferior do formulário

Outros materiais