Buscar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 
Curso de Psicologia
8º período
Andréia Alves
Fábio Wilhians
Gabriela Machado
Gilberto
Joyce Cristina
Kênia Marques 
Marcela Malta
Priscilla Carolline
Sara Conceiçao 
Stella Ferreira 
Valquíria Rodrigues
O presente trabalho tem como objetivo conhecer o papel do psicólogo em relação à engenharia de segurança do trabalho dentro das organizações. Torna-se relevante conhecermos os aspectos que envolvem acidente, saúde e segurança no trabalho para nossa formação, considerando a importância do papel do profissional de psicologia dentro do quadro que compõe uma equipe multidisciplinar da segurança do trabalho dentro da empresa. Grande parte da análise de acidentes remete a aspectos humanos do processo de trabalho como atenção, concentração, personalidade, uso de substancias psicoativas alteradoras do humor (álcool, drogas, medicamentos), portanto, torna-se indispensável a atuação do psicólogo no que se refere à natureza do fenômeno.
 Saúde e Segurança do Funcionário
Algumas ocupações têm maior probabilidade de afetar a saúde física, como outras de afetar a saúde e o bem-estar emocional.
Condições físicas no trabalho que pode causar problema de saúde, graves ou não:
Doenças Infecciosas
Ruído Excessivo
Ataques Físicos
Movimentos Repetitivos
Temperaturas Extremas
Substancias Tóxicas.
Outros fatores que influenciam na saúde física, emocional e psicológica.
horários de trabalho
expedientes longos
processo de estresse no trabalho
fatores individuais do funcionário
Segurança do Trabalho
Pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança.
Foi regulamentado pelo Ministério do Trabalho, 
Através da portaria n°24, de 29 de dezembro de 1994. 
O essencial do PCMSO é promover a saúde e prevenir as doenças profissionais e do trabalho. São os objetivos básicos da Medicina do trabalho.
Com o PCMSO, cada empresa irá contribuir para a promoção da saúde, para a prevenção das doenças profissionais e do trabalho, para o diagnóstico precoce dos agravos, para o tratamento dos doentes e profissionais e a recuperação da capacidade residual do trabalho.
METAS MEDICINA DO TRABALHO 
Cumprimento das exigências legais;
Atendimento de 100% dos funcionários;
Redução do absenteísmo;
Melhoria das condições de trabalho
Melhoria na produtividade
O papel do psicólogo é fundamental nas organizações e nas instituições, pois atuam na melhoria das relações entre homem e máquina tentando ajustar melhor o ambiente de trabalho às necessidades do trabalhador, da
psicologia e da própria organização.
A presença do profissional da área de psicologia é indispensável nas equipes técnicas responsáveis pela segurança no trabalho, pois esses são capacitados para entender os fenômenos relacionados ao comportamento humano.O papel do psicólogo é conscientizar, educar e estimular a cumprir as normas de segurança, utilizar os equipamentos de proteção designados de forma adequada, despertando para responsabilidade individual para alcançar bons níveis de segurança coletiva, saúde e qualidade de vida desta, e de futuras gerações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes