A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ED RESPOSTAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

ED – 2 BIM
Exercício 1:
A Psicologia há muito procura responder sobre a natureza da inteligência. As antigas teorias têm dado lugar a conceitos mais balanceados. Das discussões que debatiam estrutura e definição das capacidades intelectuais, na metade do século passado a concepção de inteligência evoluiu ao modelo chamado Gf-Gc, ou seja, inteligência fluida e cristalizada. Com relação a este modelo é correto afirmar:
D - A capacidade de raciocínio adquirida pelo investimento da capacidade geral em experiências de aprendizagem descreve a Inteligência cristalizada ( Gc ). 
Comentários:
D - A Gc de acordo com Schelini (2006), envolve capacidades exigidas nos problemas complexos do cotidiano, sendo conhecida também como "inteligência social" ou "senso comum".
Exercício 2:
O conceito de inteligência sofreu várias alterações ao longo dos anos. Com relação a este desenvolvimento, assinale a afirmativa correta:
C - Cattel constatou a existência de dois fatores gerais que mais tarde foi designada como inteligência fluida e cristalizada. 
Comentários:
C - Após a análise das correlações entre as capacidades primárias de Thurstone e o fator g da teoria bi-fatorial de Spearman, Cattel constatou a existência de dois fatores gerais, mas somente alguns anos depois John Horn denominou estes fatores como inteligência fluída e cristalizada.
Exercício 3:
Assinale a alternativa correta sobre o conceito de "inteligência emocional" (IE).
E - A emoções têm efeitos significativos na cognição, tanto em relação aos processos de pensamento quanto ao seu conteúdo. 
Comentários:
E - As emoções de acordo com artigo estudado em aula, tem seus efeitos significativos na cognição, pois elas demarcam fatos importantes em nossa vida e mais do que isso, elas influenciam a forma como iremos reagir a estas experiências. Podem causar também importantes impactos na vida do sujeito, na saúde física e mental, bem como nas interações sociais.
Exercício 4:
Leia a reportagem retirada da Folha de São Paulo (12/08/2014)  apresentada abaixo e responda, qual dos fatores amplos da teoria CHC está presente no relato .
"O matemático brasileiro Artur Avila, 35, recebeu, nesta terça-feira (12) à noite, a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da matemática". Ele é o primeiro ganhador da América Latina.
Nascido no Rio de Janeiro, Avila é pesquisados do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão de pesquisa do governo francês). Considerado um dos matemáticos mais talentosos de sua geração, o brasileiro vinha sendo citado nos últimos anos como forte candidato ao prêmio.
A primeira linha de pesquisa de Avilafoi na área de sistemas dinâmicos. Esse ramo da matemática busca prever a evolução no tempo de fenômenos naturais e humanos observados nos mais diversos ramos do conhecimento. Hoje, suas ferramentas são usadas para descrever a evolução de epidemias, para estudar como surgem espécies animais e mostrar a impossibilidade de previsões do tempo para mais do que alguns dias."
A - Inteligência Cristalizada, pois trata da capacidade de raciocínio baseada na aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos previamente. 
Comentários:
A - Alternativa correta, pois a Inteligência Cristalizada é desenvolvida a partir de experiências culturais e educacionais, evoluindo com o passar da idade, ou seja, para o Matemático Artur, tal reconhecimento de seu estudo, é devido ao fato dele ter adquirido conhecimento previamente para desenvolver tais pesquisar/trabalhos.
Exercício 5:
Os primeiros psicólogos que estudaram o conceito de inteligência buscavam descobrir, por um lado, a existência de uma habilidade geral que per passava todas as competências específicas, e, por outro, o modo como essas várias competências específicas se inter-relacionavam. Assinale a alternativa que identifica corretamente a análise que se propõe a verificar todas as relações possíveis entre variáveis.
B - Análise fatorial . 
Comentários:
B - De acordo com TABACHINICK e FIDELL, 2007, a análise fatorial é o processo alternativo que visa identificar as variáveis que "caminham juntas" ou seja, que se inter-relacionam.
Exercício 6:
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta sobre a natureza da inteligência.
I - O significado de QI é uma designação abreviada de inteligência.
II - QI é a expressão do nível de habilidade de um indivíduo em um determinado momento do tempo, em relação a norma de idade disponíveis.
III - A inteligência não é uma habilidade única e unitária, mas um composto de várias funções.
IV- A habilidade relativa de uma pessoa tende a aumentar com a idade naquelas funções cujo valor é enfatizado por sua cultura ou subcultura.
V - A habilidade relativa de uma pessoa tende a diminuir naquelas funções cujo valor é pouco enfatizado por sua cultura ou subcultura.
C - Apenas a alternativa I está incorreta. 
Comentários:
C - QI tem como sua significado medir ou avaliar as habilidades cognitivas de uma pessoa em relação à sua idade, sendo assim esta é uma abreviação de inteligência.
Exercício 7:
Há pesquisas que fazem críticas ao uso e mensuração dos testes psicológicos, em especial aos de inteligência. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que, em relação a estas críticas, está correta.
III. Testes não criam diferenças intelectuais, apenas a retratam.
E - Somente a Afirmativa III está correta. 
Comentários:
E - De acordo com Ambiel e colaboradores (2011), começaram a aparecer diversas críticas quanto aos testes até então utilizados, e a crítica era que embora o teste permitissem maior precisão, os testes não tinham relação importante com as funções intelectuais.
Exercício 8:
Segundo Woyciekoski e Hutz (2009), a Inteligência Emocional (IE) tem como proposta, ampliar o conceito do que é aceito como tradicionalmente inteligente. Analise o diálogo abaixo entre mãe e filha e assinale a alternativa correta sobre a inteligência emocional e seus aspectos.
Ana, 12 anos, diz: - Mãe, posso jogar video-game?
Mãe responde: - Agora não. Já é tarde. É hora de dormir.
Ana diz gritando e chorando: - ISSO NÃO É JUSTO! VOCÊ VAI VER! TAMBÉM NÃO VOU DORMIR!
D - Pode-se dizer que Ana não apresenta um gerenciamento emocional adequado, pois não modela sua resposta afetiva. 
Comentários:
D - O gerenciamento emocional segundo Woyciekoski e Hutz (2009), reflete na capacidade de regular as emoções tanto em si como nos outros, trazendo o bem-estar, reduzindo emoções negativas e trabalhando para o crescimento emocional/intelectual.
Exercício 9:
As afirmações se referem aos resultados quantitativos de um WISC-III aplicado em uma criança de 9 anos, feita por um estudante de psicologia. 
I. QIv<QIe
II. Cubos e Completar Figuras na faixa média superior
III. Dígitos na faixa inferior
IV. Vocabulário inferior.
O que o estágiário observou?
B - A conceituação abstrata visual indica facilidade, se destacando entre os demais. 
Comentários:
B - A partir da análise dos itens e das respostas da criança obtidas diante da amostra utilizada, sendo os subtestes de Cubos e Completar Figuras, indicou que a criança tem mais facilidade a conceituação abstrata visual do que com os demais subtestes feitos.
Exercício 11:
No capítulo 3 do manual do WISC-III há instruções para nortear o examinador quanto ao uso do material e aplicação do teste. Com base nestas orientações assinale a alternativa correta.
E - No caso de crianças menores pode-se apresentar o teste como um jogo. 
Comentários:
E - Nas instruções iniciais, o examinador deve dizer a criança que ela será solicitada a responder com perguntas ou jogos que a maioria das crianças gosta de responder, também deve dizer que ela provavelmente não saberá responder todas as perguntas corretamente, mas espera que ela desenvolva-se da melhor forma possível.
Exercício 12:
Quanto a análise quantitativa do WISC-III assinale a alternativa correta.
E - Adicionalmente às escalas de QIs, o teste proporciona índices fatoriais: compreensão