Buscar

INTRODUÇÃO MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRÁTICA 2 – MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
	INTRODUÇÃO
	Algarismos Significativos	
	Todas as medidas de uma propriedade química estão sujeitas a uma oscilação, a qual pode ser chamada de desvio ou imprecisão da medida. Portanto, os resultados devem ser expressos com um número mínimo de algarismos necessários em notação científica sem que haja perda de exatidão. Com exceção dos zeros localizados à esquerda, todos os demais algarismos são significativos. (CONSTANTINO et al, 2003)					Em geral, quando se lê a escala em qualquer instrumento, tenta-se estimar o valor mais próximo do décimo da menor divisão na escala. Na bureta de 50 ml que é graduada a 0,1 ml, a leitura deve ser feita por aproximação de 0,01 ml (HARRIS, 2008) Por exemplo, o valor medido da bureta foi de 14,50 ml, possui 4 algarismos significativos. Seria um erro escrever 14,5001 ou 14,5 como resposta. A tabela 1 apresenta alguns exemplos de materiais utilizados e seus respectivos algarismos significativos (POSTMA et al, 2009)						
	Regras de operações matemáticas com algarismos significativos						Para cada operação seja adição, subtração, multiplicação e divisão de algarismos significativos existe uma regra de arredondamento (ATKINS e JONES, 2006).									Arredondamento: se o último dígito for superior a 5 arredonda para cima, se menor para baixo. Quando for 5, arredonda para o número para mais próximo. Por exemplo, 2,35, arredonda-se para 2,4 e 2,65 para 2,6. O correto é sempre arredondar na última etapa do cálculo.									Adição e Subtração: o número de casas decimais do resultado deve ser igual ao menor número de casas dos dados. Por exemplo, 0,10 g + 0,024 g = 0,12 g.										Multiplicação e Divisão: o número de algarismos significativos do resultado deve ser igual ao menor número de algarismos dos dados. Por exemplo, (8,62 g ) / (2,0 cm³) = 4,3 g cm³							Lembre-se: durante os cálculos, pode-se trabalhar com quantidades de algarismos significativos diferentes, mas o resultado deve obedecer as regras mencionadas anteriormente.
	Precisão e Exatidão												Quando se analisam as propriedades de uma substância, geralmente determina-se a exatidão e a precisão. A precisão é a concordância entre resultados. A exatidão é a proximidade do valor médio do valor real. O resultado pode ser reprodutível, porém errado. Um procedimento ideal é ao mesmo tempo preciso e exato (HARRIS, 2008). A precisão pode ser expressa pelo desvio médio, que seria a média aritmética dos valores de desvio.
	Erros Experimentais												Um erro sistemático é difícil de identificar, está presente em todas as medidas repetidas de uma série. Por exemplo, a poeira na balança faz com que a amostra pareça mais pesada. Já um erro aleatório é um erro que varia. As rajadas de ar por uma janela aberta podem mover o prato da balança, modificando o resultado. (ATKINS e JONES, 2006)															Medidas de volumes												Para medidas aproximadas de volume de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, já para medidas precisas, pipetas, buretas e balões volumétricos. Aparelhos volumétricos são calibrados por fabricantes a 20 ou 25°C. A medida é feita pelos traços marcados na parede do recipiente. Para líquidos transparentes deve ser feita na tangente do menisco, como mostra a Figura 1. (CONSTANTINO et al, 2003)						A unidade de volume é o litro (L). É uma unidade derivada, tendo as unidades de comprimento elevadas ao cubo (10-3 m³), decímetro cúbico. O mililitro (mL) é igual a 10-3 ou 1 cm³.						Medidas de massa												São feitas com balança, a mais usual é a eletrônica, que dispõe de um sensor de pressão colocado sobre o prato, a informação elétrica fornecida é convertida para a leitura direta do peso no mostrador digital (CONSTANTINO et al, 2003). 														
	Alguns cuidados básicos são: manter a balança limpa, não colocar reagentes diretamente no prato, os objetos a serem pesados devem estar limpos, secos e à temperatura ambiente e o operador não deve se apoiar na mesa onde a balança se encontra.											Massa é definida por quilograma. E Peso (P=m.a) é uma força realizada pela gravidade sobre uma massa. Através das medidas massa e volume, é possível determinar a densidade (D=m/v).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes