Buscar

Questoes discursivas de Didatica e Planejamento Fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
Discutir o planejamento escolar implica reconhecer a importância da documentação pedagógica na educação. A ação educativa é dotada de uma intencionalidade, e nela é que reside a preocupação com o planejamento, segundo Ostetto (2000). Para a autora, planejar é:
 
[...] uma atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas [...] Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática pedagógica. (OSTETTO, 2000, p. 177).
 
Baseado nas informações que você absorveu com a disciplina (livro e vídeoaulas) e, nos dizeres acima, escreva como deve ser o processo de planejamento na instituição escolar e qual é a importância deste.
 
 
QUESTÃO B
Vygotsky (1987) afirma que toda atividade humana é potencialmente transformadora e que, ao produzirmos a matéria objetiva, também alteramos a realidade subjetiva, isto é, nos constituímos nessa relação. Portanto, atividade formativa precisa também ser compreendida como transformadora e, a partir desse olhar, precisamos encarar um novo papel para o professor e para a relação pedagógica. À medida que expandimos nossos conhecimentos nessa relação interativa e dinâmica, modificamos a nossa relação cognitiva com o mundo.
A partir dessa afirmativa, elabore um texto abordando o novo papel do professor e como se dá essa relação com o educando.

Outros materiais