Buscar

Atividade Discursiva Interativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As modificações na atualidade nacional
A globalização é algo que está presente em nosso dia a dia, por exemplo, quando acessamos a Internet ou ligamos a televisão, é ela quem nós vemos. Podemos ver também quando usamos um produto, que pode ter vindo de outro país, como exemplo, quando vem escrito "Made in China", significando assim, que foi produzido na China. Essa é a globalização em meio ao nosso cotidiano, pois ela é toda interação que existe entre os países, ocorrendo de forma cultural, econômica, social e política. 
A globalização no Brasil foi algo que trouxe um grande avanço, como o aumento de emprego e maior produção e vendas de aparelhos tecnológicos, mas por outro lado, teve um grande aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda.
O Estado nada mais é do que uma entidade que governa um povo, dentro de uma área debilitada, com um poder soberano. A globalização fez com que o Estado tivesse o seu papel redefinido e compartilhado em blocos regionais, além de fazer com que passassem por uma seria crise de identidade. Concluindo assim, que a globalização atual tem produzido um enfraquecimento nos poderes do Estado, de forma que começasse a sofrer limitações em soberania e autonomia decisória.
Os principais elementos para a formação da identidade nacional são: gastronomia típica, língua comum, heróis nacionais, festejos tradicionais e populares, valores comuns de pertencimento, ou seja, a cultura nacional, porém, a modernidade fez com que houvesse a perda da identidade, mas a globalização também teve um forte papel nessa perda, trabalhando assim, com a identidade abstrata. Ela vem sofrendo tantas modificações, que as pessoas acabam se perdendo no que se diz respeito à identidade do passado com a atual, querendo assim, a adoção da identidade antiga, mas precisando seguir a modernidade dos dias atuais.

Outros materiais