Buscar

Psicologia da educação Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem...
Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon
*
Jean Piaget
(1896-1980)
Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça. Biólogo e psicólogo, foi o formulador da teoria do desenvolvimento da inteligência humana. Este cientista descobriu que aprendizado é um processo gradual no qual a criança vai se capacitando a níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma seqüência lógica de pensamento.
*
*
Teoria dos Estágios Cognitivos de 
Jean Piaget
*
Acredita que o desenvolvimento humano é produto dos esforços das crianças para compreender e atuar sobre seu mundo, por isso considera o sujeito como ativo.
A partir da observação dos próprios filhos passou a desenvolver a sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo.
O desenvolvimento ocorre por etapas e é gradual, através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equilibração. 
*
*
Teoria dos Estágios Cognitivos de 
Jean Piaget
*
Organização – é a forma como o sujeito transforma as informações em estruturas cognitivas cada vez mais complexas, que são chamadas de esquemas – padrões organizados de comportamento que uma pessoa utiliza para pensar e agir em uma situação.
Adaptação – forma como o sujeito lida com as informações recebidas, que ocorre em duas etapas: assimilação – quando recebemos a informação e incorporamos nas estruturas cognitivas já existentes; acomodação – quando mudamos as estruturas existentes para incluir o conhecimento novo. 
Equilibração – somos sujeitos de desequilíbrios, precisamos da assimilação e da acomodação operando juntas para produzir equilíbrio e crescimento cognitivo. 
*
*
*
*
Lev Semenovich Vygotsky
(1896-1934)
	Nasceu em 1986 em Orsha, pequena cidade de Minsk, a capital da Bielo-Rússia; os pais eram de uma família judaíca culta e com boas condições econômicas. Aos 18 anos matriculou-se no curso de Medicina em Moscou, mas acabou cursando Direito. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de Psicologia. Produziu mais de 200 trabalhos científicos. Em 1934 morre de tuberculose.
*
*
Teoria sociocultural de Vygotsky
Diferencia-se da teoria de Piaget porque pressupõe que o crescimento cognitivo seja um processo cooperativo. Vygotsky releva a influência de práticas culturais específicas, especialmente a interação social com adultos, sobre o desenvolvimento da criança.
Para Vygotsky as atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamento e comportamento de suas sociedades e a torná-los seus.
 
*
*
Zona de Desenvolvimento Proximal
O espaço entre os dois níveis corresponde à “zona de desenvolvimento proximal” - “é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. Então, a ZDP corresponde às funções que ainda não amadureceram na criança, mas que estão em maturação. São as funções que estão latentes, emergentes, funções que amadurecerão e que estão em estado embrionário. 
*
*
Andaime e a aprendizagem colaborativa
Dado o caráter sociocultural desta teoria, o conceito de Andaime é visto como o apoio temporário que pais, professores e outros sujeitos dão a uma criança para realizar uma tarefa que não realiza sozinha. 
Desde que nascemos o processo de imitação vai se tornando um andaime valioso para que a experimentação ganhe o espaço da própria aprendizagem, o que podemos chamar de aprendizagem colaborativa.
Mediação pedagógica...
*
Henri Wallon
(1879 – 1962)
Nasceu na França em 1879. Antes de chegar à psicologia passou pela filosofia e medicina e  ao longo de sua carreira foi cada vez mais explícita a aproximação com a educação 
*
*
Estágios do desenvolvimento de Wallon
*
*
 A emoção e o corpo falam...
Wallon atribui à emoção um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano. Para ele, quando nasce uma criança, todo contato estabelecido com as pessoas que cuidam dela, são feitos via emoção. A criança é constituída de corpo e emoção, e não apenas cognição. Baseou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, emoções, movimento e a formação do eu.
*
*
O motor, o afetivo, o cognitivo, a pessoa, embora cada um desses aspectos tenha identidade estrutural e funcional diferenciada, estão tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros. Uma das conseqüências dessa interpretação é de que qualquer atividade humana sempre interfere em todos eles. Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras. E todas essas ressonâncias têm um impacto no quarto conjunto: a pessoa. 
 Quem é o sujeito?
*
*
Wallon e a sala de aula...
A pedagogia inspirada na psicogenética walloniana não foca meramente o conteúdo e não se limita a propiciar a passiva incorporação de elementos da cultura pelo sujeito, como propõe a tradição intelectualista. Ao contrário, resulta de uma prática em que a realidade é valorizada e a expressividade do sujeito ocupa lugar de destaque. Propõe temas como expressividade, emoção, gestualidade, movimento, representação mental, pensamento discursivo, o professor estará provavelmente melhor preparado para atender a criança em suas diversas necessidades, assim como impulsionar o seu desenvolvimento e favorecer sua aprendizagem.
Wallon acredita que o meio social sobrepõe-se ao meio físico e biológico e é responsável pelo nascimento do psiquismo na criança; por isso a definição walloniana do homem como ser geneticamente social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais