Buscar

imuno tabelas (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	TRIPÉ DA IMUNOLOGIA
	• ESPECIFICIDADE	CAPACIDADE DE DISTINGUIR ENTRE DIFERENTES ENTIDADES MOLECULARES APRESENTADAS AO SISTEMA IMUNOLÓGICO E DE RESPONDER SOMENTE ÀQUELAS ESPECIFICAMENTE
NECESSÁRIAS, EM VEZ DE FAZÊ-LO DE MANEIRA ALEATÓRIA E NÃO DIFERENCIADA.
	• MEMÓRIA IMUNOLÓGICA	É A CAPACIDADE DE RECORDAR UM CONTATO PRÉVIO COM UMA MOLÉCULA NÃO-PRÓPRIA E RESPONDER A ESTE NOVO CONTATO POR MEIO DE UMA RESPOSTA DIFERENCIAL, ISTO É MAIS RÁPIDA E MAIS AMPLA. RESPOSTA ANAMNÉSTICA.
	• RECONHECIMENTO DO NÃO
PRÓPRIO	O ASPECTO PRINCIPAL DA RESPOSTAIMUNE É SUA CAPACIDADE DE RECONHECER E RESPONDER A MOLÉCULAS ESTRANHAS OU NÃOPRÓPRIAS, E EVITAR A ESTRUTURAÇÃO DE UMA RESPOSTA
IMUNE ÀS MOLÉCULAS QUE SÃO PRÓPRIAS.
	IMUNIDADE:
	• INATA	→Imunidade inata: é o sistema de defesa que ainda não possui memoria pois não teve contato com o antígeno.
	• ADAPTATIVA	ESPECIFICIDADE	MEMÓRIA
	ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE:	ASPECTOS AMBIENTAIS:ESTRESSE. ASPECTOS AMBIENTAIS:VETOR. ASPECTOS NUTRICIONAIS:NUTRIÇÃO. ASPECTOS DA MICROBIOTA: ASPECTOS FISIOLÓGICO: ASPECTOS METABÓLICOS: ASPECTOS ANATÔMICOS:LESÃO. ASPECTOS ETÁRIOS: ASPECTOS HORMONAIS: ASPECTOS GENÉTICOS:SEXO,ESPÉCIE,RAÇA.
Plan2
	basófilos	Linhagem:	Origem:	Destino:	Função:	Extras:
	Neutrófilo:	Mielóide	Medula Ossea	Corrente Sanguinea -> Interior dos Tecidos.	Captura e destruição de material extranho por fagocitose.	Quimiotaxia. Aderencia e Opsonização. Ingestão. Destruição. CÉLULAS FAGOCÍTICAS.
REAÇÃO INFLAMATÓRIA (LEUCOCITOSE). 
	Eosinofilos	Mielóide	Medula Ossea	MO-> Baço(maturação)->Corrente Sanguinea -> Interior dos Tecidos.	Destrição de material estranho principalmente parasitas invasores.	Quimiotaxia. Aderencia e Opsonização. Ingestão. Destruição. CÉLULAS FAGOCÍTICAS
PARASITOS
GRÂNULOS EOSINOFÍLICOS 
	Basófilos	Mielóide	Medula Ossea	Normalmente encontrada nos tecidos extravasculares.	Inflamação. RESPOSTA ALÉRGICA (TIPO I).	Contém granulos em seu interior que possuem aminas vasoativas como:Histamina e Cerotonina.
	Mastócitos	Mielóide	Medula Ossea	Normalmente encontrada nos tecidos extravasculares.	HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO I. 	Contém granulos de histamina e heparina.
	Macrófagos	Mielóide	Medula Ossea	Tecido conjuntivo,cerebral,pulmonar, entre outros.	Fagocitose pelo macrófagos é semelhante ao processo nos neutrófilos.São atraídos não somente pelos produtos bacterianos e pelos produtos da ativação do complemento, mas tambem pelas moleculas liberadas pelos tecidos e células danificados.
	Linfócitos T	Linfóide	Timo	Encontradas na medula ósse,baço e linfonodos. Circulam continuamente através dos órgãos linfoides e sangue. *produzidos na medula óssea e maturados no timo	No Timo: Linfócitos T -> T helper: estimulam a transformação dos linfócitos b em plasmócitos. Linfócitos T->supressores:inibem a resposta humoral e celular e apressam o término da resposta imunitária linfócitos T citotóxicos-> agem sobre células estranhas e infectadas por vírus 
	linfócitos B	Linfóide	medula Óssea	corrente sanguínea 	estimulados pelos cd4 são transformados em plasmócitos que possuem a funnção de produzir anticorpos que atuam no reconhecimento e destruição do antígeno, responnsáveis pela memória imunológica. 
	Células NK 	Linfóide	medula Óssea	corrente sanguínea, distribuidos largamente pelos orgãos linfóides.	defesa imediata do corpo: atuam principalmente contra celulas cancerigenas e infecções virais.
Plan3
	Orgãos Primarios do Sistema Imune:	Função:
	Timo:	Amadurecimento das células T.Maturação ou diferenciação dos linfócitos,além da produção de hormônios.
	Pele	Funciona como uma barreira de captura antigênica efetiva e essas células T realizam a função de defesa local.
	Bursa de Fabricius(AVES)	Funciona como um local de maturação e de diferenciação para as células do sistema formador de anticorpos.
	Placas de Peyer	Orgão linfoide primario dos ruminantes. Encontram-se no jejuno, ileo ou ceco.
	Medula Óssea 	Se divide em dois compartimentos um hematopoético e outro vascular. O compartimeno hematopoietico contém precursores de todas a células sanguineas bem como dos macrofagos e dos linfocitos, envolvido por uma camada de celulas adventicias.O compartimento vascular consiste de seios sanguineos revestidos por celulas endoteliais e atravessados por celulas reticulares e macrofagos.
	Orgãos Secundarios do Sistema Imune:
	Linfonodos	linfócitos B na região cortical e Linfócitos T na região paracortical, possuem vasos linfaticos aonde ocorre o reconheciento do antígeno, Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos e macrófagos existentes nos linfonodos. Para melhorar a defesa ocorre uma liberação de substâncias que atraem linfócitos e macrófagos, tornando o gânglio bastante aumentado de tamanho e doloroso. 
	Baço	É o órgão linfoide que contém a maior quantidade de linfócitos do organismo, è constituído de polpa branca e vermelha. Na polpa vermelha há destruição de células danificadas ou envelhecidas, em especial eritrócitos, enquanto a polpa branca coleta antígenos e retém linfócitos. Somente após o contato com antígenos é que se formam os centros germinativos, pela proliferação de linfócitos, que pode ser intensa.
Plan4
	Antígeno:
	IMUNOGENICIDADE 	INDUZIR RESPOSTA IMUNE ESPECÍFICA
	ANTIGENICIDADE	INTERAGIR COM LINFÓCITOS SENSIBILIZADOS
	EPÍTOPOS	LUGAR AONDE O ANTICORPO SE LIGA AO ANTÍGENO.
	REQUISITOS PARA A IMUNOGENICIDADE:É a capacidade de uma substância ou microorganismo de induzir uma resposta imune e se combinar com os produtos dessa resposta, dando uma rapida imunidade a pessoa.	DISTÂNCIA FILOGENÉTICA: PESO MOLECULAR: MAIOR 100.000 DALTONS,ELEVADO NÚMERO DE EPÍTOPOS COMPLEXIDADE QUÍMICA: GRAU,FÍSICO-QUÍMICO: DEGRADABILIDADE SER ESTRANHA:PRÓPRIO X NÃO-PRÓPRIO ALOANTÍGENO: CONSTITUIÇÃO GENÉTICA DO PACIENTE: CONTROLADA GENETICAMENTE
	MÉTODO DE ADMINISTRAÇÃO DO Ag:	DOSE VIA (OCULAR, NASAL, ORAL, etc) ADJUVANTE : 1.RETENÇÃO PROLONGADA DO IMUNÓGENO
2.ELEVAÇÃO DO TAMANHO EFETIVO
3.ESTIMULAÇÃO DO INFLUXO DE POPULAÇÃO DE MACRÓFAGOS E/OU
LINFÓCITOS HAPTENOS; são pequenas moléculas que jamais poderiam induzir uma resposta imune quando administradas sozinhas, mas que podem quando acopladas a uma molécula carreadora. Haptenos livres, entretanto, podem reagir com produtos da resposta imune depois que tais produtos são lançados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais