Buscar

Educação e Diversidade UNIDADE DE ENSINO 1 U1S3 Atividade de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Existem autores que ao analisarem as questões do multiculturalismo na perspectiva didático pedagógica e se debruçarem sobre o fracasso de alunos oriundos das camadas menos favorecidas economicamente e grupos étnicos, consideram que a cultura desses é responsável pelo fracasso escolar. Atribuem a uma “privação cultural” ao mau desempenho escolar.
Assinale a afirmativa que interprete a posição desses autores em relação à cultura universal e à particular na escola.
Escolha uma:
a. O fracasso escolar tem um só culpado que é o desinteresse do aluno. Por serem de classe de baixo poder aquisitivo só pensam em jogar bola e não querem estudar. 
b. O problema de aprendizado nas escolas está diretamente relaciona à preguiça e falta de interesse dos alunos que normalmente pertencem a classe pobre e são afro-descendentes. 
c. Os alunos que têm problemas na escola são aqueles difíceis de entender e conversar. Não respeitam os professores nem os funcionários e só querem fazer algazarras. 
d. As diferenças culturais podem trazer problemas de aprendizado para os alunos das classes trabalhadoras ou de grupo étnicos distintos se a escola não se propuser a entendê-los a fim de incluí-los no sistema escolar formal. 
e. Os alunos da classe trabalhadora e de grupos étnicos são os que não têm bom aproveitamento escolar. Isso se dá devido a falta de capacidade intelectual dessa classe. 
Conforme a notícia vinculada ao site da ONU Brasil, a relatora especial das Nações Unidas para o direito à moradia, Leilani Farha apresentou em seu relatório no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, no início de  março de 2016, a questão do direito à moradia.
“O aumento do número de sem-teto é evidência da falha dos Estados em proteger e garantir os direitos humanos das populações mais vulneráveis”, disse Farha, citando estigma social, discriminação, violência e criminalização enfrentadas por pessoas em situação de rua.
Ela culpou a “persistente desigualdade, a distribuição desigual de terra e propriedades e a pobreza em escala global” entre os fatores que contribuem para o aumento dos sem-teto, afirmando que o consentimento dos Estados em relação à especulação imobiliária e mercados desregulados são “resultado do tratamento das moradias como uma ‘commodity’ mais do que um direito humano”.
 
Segundo as declarações de Farha, os sem tetos existem no mundo todo. Assinale a alternativa correta que mostre o significado dessa situação mundial.
Escolha uma:
a. A grande quantidade de moradores de rua está gerando uma série de problemas sociais. A polícia deve tirá-los debaixo das pontes para que não arruínem a visão da cidade. 
b. A questão da moradia está relacionada com o sucesso das pessoas. Os mais esforçados conseguirão ter sua casa própria, o que não acontece com os preguiçosos. 
c. A existência dos sem-tetos é considerada uma questão de violação dos direitos humanos, pois essa condição de vida coloca os sujeitos à margem da sociedade negando-lhes os direitos fundamentais. 
d. Os sem-tetos ou moradores de rua são pessoas desorientadas que têm problemas para se integrarem na sociedade por isso são excluídas dela. 
e. A existência dos sem tetos no países mais desenvolvidos tem a ver com o grande número de imigrantes que os governos não têm obrigação de auxiliar. 
A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que: “Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os grupos excluídos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populações das periferias urbanas e zonas rurais os nómades e os trabalhadores migrantes; os povos indígenas; as minorias étnicas, raciais e linguísticas: os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais. ”
 
Segundo o texto citado da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, os grupos compreendidos como excluídos devem ser contemplados com a educação e não devem sofrer qualquer tipo de discriminação. Assinale a alternativa que corresponde ao processo real de oferecimento da educação para toda a população.
Escolha uma:
a. O que percebemos é que as possibilidades são oferecidas equitativamente pata todos. Desta forma a educação é fornecida pelos Estados a toda população seguindo as orientações da Declaração Mundial sobre educação para Todos. 
b. As chances oferecidas numa sociedade multicultural não são distribuídas equitativamente, pois as minorias sociais não têm acesso aos bens e direitos fundamentais que as classes sociais mais privilegiadas têm. 
c. A educação básica é fundamental para que possa se construir as etapas mais adiantadas do conhecimento. Desta forma ela está presente e oferecida para toda a população em todo o mundo. 
d. A educação é oferecida por todos os países porque é a partir do desenvolvimento da educação que há a formação dos valores culturais e morais comuns. 
e. A proposta de oferta de educação sem discriminação para grupos sociais menos privilegiados teve total aceitação por todos os países que implementaram rapidamente políticas de educação para toda a população.

Outros materiais