Buscar

CICLO DE KREBS REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CICLO DE KREBS – REVISÃO AV1
Acontece na Mitocôndria.
1 GLICOSE ->
2 PIRUVATOS -> 
2 ACETIL-CoA
(CICLO OCORRE DUAS VEZES)
1ª Reação: A primeira reação do ciclo é a condensação de 
acetil-CoA e oxaloacetato para a formação do citrato, catalisada pela citrato-sintase.
2ª Reação: A enzima aconitase (mais formalmente, aconitato -hidratase) catalisa a transformação reversível do citrato a isocitrato, pela formação intermediária do ácido tricarboxílico cis-aconitato.
3ª Reação: Nesta reação há participação de NAD, o isocitrato sofre uma descarboxilação e uma desidrogenação transformando o NAD em NADH, liberando um CO2 e origina como produto o alfa-cetoglutarato. Enzima: Isocitrato Desidrogenase.
4ª Reação: O alfa-cetoglutarato sofre uma descarboxilação, liberando um CO2. Também ocorre uma desidrogenação com um NAD originando um NADH, e o produto da reação acaba sendo succinil-CoA pela ação do complexo alfa-cetoglutarato-desidrogenase.
5ª Reação: Nesta reação há entrada de GDP+Pi, e liberação de CoA-SH. O succinil -CoA libera grande quantidade de energia quando perde a CoA, originando succinato. A energia liberada é aproveitada para fazer a ligação do GDP com o Pi (fosfato inorgânico), formando o GTP, como o GTP não é utilizado para realizar trabalho deve ser convertido em ATP, assim esta é a única etapa do ciclo de Krebs (CK) que forma ATP. Enzima: SUCCINIL -CoA SINTETASE.
6ª Reação: O succinato sofre oxidação através de uma desidrogenação originando fumarato e FADH2. O FADH2 é formado A partir da redução do FAD. Enzima: Succinato Desidrogenase.
7ª Reação: O fumarato é hidratado formando malato pela ação da fumarase (formalmente, fumarato -hidratase).
8ª Reação: Nesta etapa entra NAD O malato sofre uma desidrogenacão originando NADH, a partir do NAD, e regenerando o oxaloacetato.Enzima: Malato Desidrogenase.
2 CARBONOS ADENTRAM NO CICLO DE KREBS POR MEIO DA MOLÉCULA DE ACETILCoA E DOIS SAEM COMO CO2
DO PIRUVATO ATÉ O FINAL DO CICLO:4 NADH;1 FADH;1 ATP
CONTUDO SÃO DOIS PIRUVATOS GIRANDO O CICLO, LOGO TEMOS:8 NADH;2 FADH;2 ATP

Outros materiais