Buscar

APOL2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As ferramentas de tecnologias da informação desempenham papel fundamental no processo decisório dentro das organizações. Por meio delas é possível agilizar os processos de coleta, processamento, armazenamento e utilização de dados e informações, tornando os processos decisórios mais ágeis e efetivos.
Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que é utilizada na gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais:
	
	A
	Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
	
	B
	Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
	
	C
	Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)
	
	D
	Processamento Analítico Online (Olap)
	
	E
	Data Mining.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
Uma boa estrutura de comunicação interna e externa, sugere que uma comunicação bem-feita poderá municiar a empresa de dados e informações para que ela possa fazer frente às turbulências da economia brasileira. Consequentemente, o endomarketing, a comunicação interna e a comunicação internacional, defendem que empresas de todas as áreas e dos mais diversos portes devem estruturar e cuidar de suas estratégias, táticas e ações de comunicação.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos modelos de comunicação utilizados em pequena empresa:
( ) A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. É por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
( ) Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
(  ) É importante estruturar bem a comunicação digital. Torna-se necessário saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa
( ) Nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa, raramente, são feitas pelos próprios gestores, que preferem terceirizar estes serviços, para evitarem futuras preocupações.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,V,F.
	
	B
	V,F,V,F.
	
	C
	V,V,F,F.
	
	D
	V,F,F,F.
	
	E
	V,F,V,V.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas. Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro. Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto[1]. Para esse exercício usaremos um setor de compra de matéria-prima, onde Márcia, que trabalha nesse setor, precisa decidir num processo de aquisição entre três diferentes fornecedores (X, Y e Z) de uma matéria-prima específica. Márcia utilizará uma matriz de critérios, estabelecidos como o prazo de entrega, a precisão da entrega (quantidades entregues corretamente) e a qualidade do material. Os pesos a serem utilizados são:
 As avaliações feitas para cada fornecedor, em função de entregas anteriores, são dadas a seguir na forma de notas numa faixa de 0 a 100:
 Após o cálculo da matriz de decisão, a classificação na ordem decrescente em termos de maior pontuação resultará em:
	
	A
	Z-X-Y;
	
	B
	Z-Y-X;
	
	C
	X-Y-Z;
	
	D
	Y-X-Z;
	
	E
	X-Z-Y.
 Pode-se compreender a comunicação interna como um recurso estratégico que, quando bem aproveitado, pode garantir um relacionamento mais estruturado entre a organização e seus colaboradores. Porém, conforme ilustrado na charge, quando não há uma valorização da comunicação interna dentro das empresas e organizações, não se atinge um funcionamento coeso, produtivo e integrado.
Assinale a afirmação correta a respeito da comunicação interna nas empresas e organizações:
	
	A
	A comunicação interna pode possibilitar uma relação mais próxima entre os diferentes níveis da organização, principalmente quando a organização possui uma hierarquia rígida, decisões centralizadas e valorização do capital financeiro ao contrário do fator humano.
	
	B
	A comunicação interna se direciona aos colaboradores vinculados a empresa, cabendo aos gestores e líderes indicarem os canais de comunicação mais informais ao nível operacional da empresa e os canais mais formais ao nível estratégico da empresa, já que cada departamento da empresa é responsável por estabelecer a sua própria forma de comunicação, ou seja, totalmente individualizada.
	
	C
	Ao trabalhar com a comunicação interna os gestores devem assegurar a ocorrência da comunicação, ou seja, transferir a informação dos cargos diretivos ao corpo de colaboradores da empresa. A certificação de que a informação foi passada de forma correta e compreendida pelos profissionais é função direta dos colaboradores que receberam a informação na empresa.
	
	D
	Por meio da comunicação interna estruturada a empresa pode atingir vantagens como: melhoria no clima de cooperação entre os profissionais, agilidade na transmissão das informações, abertura ao diálogo entre gestores e colaboradores, criação de canais permanentes de comunicação e fortalecimento de uma cultura de transparência (saber falar e ouvir).
	
	E
	Considerar as diferenças individuais de cada colaborador no processo de comunicação interna acarreta prejuízos financeiros e falta de agilidade na transmissão de informações importantes na empresa. Investir basicamente na adequação tecnológica ao contrário do contato humano entre os colaboradores potencializará a comunicação interna da empresa.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre comunicação interna:
A comunicação interna é responsável por fazer com que a organização seja transparente, com que todos os trabalhadores estejam bem informados sobre suas funções, seus papeis e os acontecimentos que envolvem a organização. É a gestão de pessoas que ajuda a instituição a reconhecer, valorizar e investir em seus talentos, a vê-los, não apenas como engrenagens do funcionamento da organização, mas como seres humanos, com sonhos, desejos, vida pessoal também fora da empresa.
Considerando o texto acima, existem atribuições específicas para o profissional que atua com a comunicação interna de uma organização. Analise quais das afirmativas a seguir contemplam tais atribuições:
I. Utilizar os meios de comunicação disponíveis para chegar aos funcionários: murais, emails, intranet, panfletos, memorandos, jornais internos e outros.
II. Saber o que e como se comunicar com o público interno. Não temer a divulgação de informações importantes.
III. Adequar as informações aos objetivos estratégicos da empresa, bem como às linguagens adequadas a cada público interno.
IV. Elaborar o plano de assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes