Buscar

Aula 1 - Orçamento Empresarial

Prévia do material em texto

Orçamento Empresarial 
Aula 1: A natureza do processo de planejamento e controle
Prof. Luiz Draque
Esta aula oferecerá uma compreensão básica do processo de planejamento e controle, fundamental para gerir o processo orçamentário.
A organização, se manifestando como sistema aberto e se relacionando intensamente com o ambiente turbulento que a cerca, gera a necessidade de conhecermos o ambiente de negócios para que possamos perceber os benefícios e limitações que a visão de planejamento pode nos oferecer.
A visão orçamentária não é uma ferramenta isolada na gestão da organização, ela se integra a um escopo maior da gestão. Pensar em orçamentação na concepção atual de gestão nos remete a integrá-la à visão de planejamento estratégico. Não existe muito sentido em pensar no detalhamento contábil orçamentário, se este não for um desdobramento de um pensamento estratégico maior.
Da mesma forma, distinguir o planejamento tradicional do estratégico, bem como perceber a orçamentação com um subsistema da organização que contribui para o atingimento estratégico, é requisito para uma boa modelagem, execução e controle orçamentário.
Falar de uma abordagem sistêmica, ou simplesmente de sistemas, envolve uma maneira de ordenar o processo de pensar a respeito de coisas existentes, especialmente se forem entidades complexas, a exemplo das organizações.
Conhecer esta abordagem tem por finalidade representar, de forma compreensiva e objetiva, a inserção do orçamento em seu meio de existência, explicitando a construção conceitual que efetua a ancoragem da tomada de decisões. Perceber fluxos e dinâmicas relacionais temporais que permeiam a orçamentação possibilita uma descrição concreta e objetiva do sistema, dentro do qual a decisão será tomada.  
Para iniciar esta percepção, devemos compreender os princípios Gerais da Abordagem Sistêmica, explicitados a seguir:
•Expansionismo: é o princípio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior, que o envolve e do qual faz parte;
•Pensamento Sintético: o fenômeno é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema; 
•Teleologia: é o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outras palavras, causa e efeito é uma relação probabilística.
A) 
B)
C)
D)
Parâmetros dos Sistemas
Podemos caracterizar um sistema como um conjunto determinado de parâmetros. Conceitua-se os parâmetros como constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistemas específico ou de um componente do sistema.
Desenvolver a visão estratégica e a missão do negócio
Através da visão é possível identificar quais são as expectativas e os desejos de quem controla a organização, tendo em vista que esses aspectos proporcionam o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado. 
Deve ser definido: “quem são”, “o que fazem” e “para onde estão direcionados”, estabelecendo um curso para a organização.
A visão pode ser considerada como o limite que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Ela deve ser resultante do consenso e do bom-senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa.
A missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto, procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou ainda em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Onde se quer chegar com a empresa?”
Na realidade, a missão representa um horizonte no qual a empresa decide atuar e vai realmente entrar em cada um de seus negócios, desde que seja viável sobre os vários aspectos considerados.
Esses negócios identificados no horizonte, uma vez considerados viáveis e interessantes para a empresa, passam a ser denominados propósitos da empresa.
Estabelecer Objetivos
Exercícios:
	
	
		1.
	
		Qual é o orçamento que deve considerar as eventuais variações de ordenados e demais remunerações, decorrentes de aumentos por mérito, promoção, dissídios das diversas categorias e outros? 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	Orçamento de despesas. 
	
	
	Orçamento de pessoal. 
	
	
	Orçamento de investimento. 
	
	
	Orçamento de base zero.
	
	
	Orçamento de Receitas. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		Como possivel influência externa na elaboração do orçamento, o estabelecimento de relações com clientes abrange os seguintes fatores, exceto :
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	nivel de demanda
	
	
	preço final ao consumidor
	
	
	renda das famílias
	
	
	tipos de consumidores
	
	
	custos e niveis de fornecimento de mercadorias
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Planejamento e controle são dois conceitos bastante diferentes. Podemos dizer que o controle envolve: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	a fixação de objetivos
	
	
	integração de todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos.
	
	
	a materialização dos planos atuais
	
	
	a elaboração de vários orçamentos para alcançar esses objetivos
	
	
	A fixação da missão da organização

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes