Buscar

Trombose e Embolia Pulmonar

Prévia do material em texto

Um trombo é um coagulo de sangue na veia na artéria ou no coração, um coagulo se sangue pode bloquear parcialmente ou completamente um vaso sanguíneo, um coagulo de sangue pode se formar quando o fluxo sanguíneo é muito devagar ou quando ocorre uma coagulação que não é necessária, um coagulo de sangue pode se formar em qualquer vaso sanguíneo.
Um tipo comum de trombose é um coagulo de sangue na veia da perna, chamamos isso de trombose profunda da veia, se o fluxo de sangue é obstruído o sangue não pode ser mais bombeado através da veia, isso ocasiona uma pressão nas veias e nos capilares mais profundos, e a s pernas se tornam avermelhadas, doloridas e inchadas, esse inchaço é chamado de edema. 
As possíveis causas da trombose podem ser: circulação sanguínea lenta, danificação da parede do vaso sanguíneo, mudanças na composição do sangue, existem algumas enfermidades hereditárias que podem aumentar o risco de trombose. por causa das contrações dos músculos da pernas o seu sangue é bombeado a partir das suas pernas para o coração, as válvulas nas suas veias garantem que o sangue possa fluir de volta ao coração, se essa bomba muscular não funcionar devidamente o sangue fluirá devagar, um circulação sanguínea lenta também é causada pela inatividade física prolongada, um repouso prolongado por ex dps de uma cirurgia, e depois de um longo voo, geralmente os danos ocorrem nas artérias e nas veias, por causa de hábitos alimentares não saudáveis, fumo, diabetes, e pressão sanguínea alta, podem causar o estreitamento da arteira.
Os coágulos de sangue se formam facilmente nesses estreitamentos, o que resulta em diversas formas de trombose, causando um ataque cardíaco um derrame, etc.
Normalmente o seu sangue contem substancias que impedem a coagulação espontânea. Se estas substancias estiverem parcialmente u completamente ausentes, a trombose pode ocorrer, á também circunstancias que alteram a composição do seu sangue de tal maneira que pode aumentar o risco de trombose. Por ex: gravidez, uso de contraceptivos orais, e o uso de certos medicamentos.
A trombose é tratada com anticoagulantes. O embolismo pulmonario é uma complicação perigosa da trombose, através do qual uma parte do coagulo de sangue inicia nas pernas e termina nos seus pulmões.
Há alguma que você mesmo pode fazer para prevenir a trombose. Exercícios regulares, ou algum alongamento a cada 2 horas, praticar esportes, caminhar, bicicleta. Esforce-se para ter um estilo de vida mais saudável, pare de fumar pois é alto risco para trombose, também tente manter um peso saudável, viva e alimente-se saudavelmente, evite comer gorduras saturadas, e coma muitas frutas e vegetais.
Coagulo: o sangue é tendencioso a coagular, plaquetas aderem ao local, se agregam uma a outra e desencadeiam processo de proteínas que se estimulam e formam uma rede de fibrina (casquinha) e permite que o coagulo seja resistente. Uma das proteínas ao mesmo tempo ele estimula a coagulação, estimula a anti coagulação natural, para ser restrito a lesão. Todo o coagulo é machucado(lesão) você cortou, o trombo é quando o sangue coagula no lugar errado (na circulação) numa veia ou artéria, a embolia é quando o trombo sai do lugar onde ele estava e se desloca para outro local.
Causas: mais comum é a imobilidade (ficar parado), cirurgia, sentado em jornadas de trabalho, pessoas com mais 55 tem 10x mais chances de ter, obesidade, gravidez e pós parto, anticoncepcionais e reposição hormonal. Problemas cardíacos, renais etc. inúmeras cusas propiciam a ocorrência da trombose.
No cérebro avc (derrame cerebral) pulmão embolia pulmonar. Infarto é artéria q entope (tipo de uma trombose).a trombose hereditária pode acontecer em pessoas jovens e em lugares não habituais.
O desenvolvimento pode ser progressivo, mas a obstrução é pontual.
Tratada com anticoagulante, injeções no subcutâneo, e comprimidos de via oral.
Quem já teve, tem tendência a ter de novo. (trombose)
Prevenção: hidratação, massagem e exercícios, meias de compreensão (para quem tem tendência) Existem exames que identificam se há hereditariedade, para ter uma prevenção mais habituada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes