Buscar

Lista de exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
PROFª.: HELENICE HOLANDA
LISTA DE EXERCÍCIO
Uma indústria de polpa de frutas produziu 300 Kg de polpa de manga com Brix igual a 12. A empresa necessita que a polpa fique com um Brix igual a 10. Calcule a quantidade de água necessária para a diluição.
Considere que se quer processar 1 tonelada de polpa mista com um Brix final de 13. A polpa 1 (maracujá) contém um Brix igual a 8 e a polpa 2 (manga) tem Brix igual a 15. Calcule a quantidade da polpa 1 e 2 para o processo.
Suponha que uma indústria quer processar meia tonelada de néctar de fruta a partir de um suco que apresenta um Brix igual a 7 e o néctar deverá ter um Brix igual a 14. Calcule a quantidade de açúcar necessária para a operação. 
Uma indústria de suco concentrado com capacidade para operar 1000 Kg/h de suco a 65° Brix, atualmente processa 200 Kg de suco de abacaxi com Brix igual a 12 até concentração de 55° Brix. Calcule a quantidade de suco concentrado na condição atual da empresa.
Uma indústria de doces quer processar 350 Kg de doce em pasta de goiaba que apresenta Brix igual a 8. A formulação escolhida foi de 60% de polpa, 40% de açúcar e 0,2% de ácido. Calcule:
Brix inicial da massa;
Rendimento do doce com Brix final de 72°;
Quantidade de doce;
Quantidade de ácido para a formulação.
A desinfecção de frutas de uma indústria de doces adota água clorada a 50 ppm de cloro, sendo a relação de consumo de 1 litro de solução para cada 9 Kg de fruta. Se a capacidade instalada da fábrica é de 12 toneladas de frutas por hora e a jornada de trabalho de 8 horas por dia, determine:
O consumo diário com hipoclorito de sódio, a 11% (p/v) de cloro disponível;
O custo diário com hipoclorito de sódio, considerando o preço do litro posto na fábrica igual a R$ 0,70;
O consumo diário de hipoclorito de sódio se, analisada deveria resultar 0,5 ppm, resultou em 0,4 ppm com indicação no rótulo de 13% de cloro disponível.

Outros materiais