Buscar

Axiologia EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Jéssica Costa RA: 46464
Matéria: Método Cientifico Curso: Direito
Prof Dr Rodrigo Alves Unidade: Tatuapé
Questões:
1. O que estuda a Axiologia? Qual a sua importância?
2. Quais as diferenças entre Moral e Ética?
3. O que é o "Objeto Cultural"?
4. Explique, resumidamente, a Teoria dos Valores de Miguel Reale.
Respostas:
1-R: Axiologia é o ramo da Filosofia que estuda os valores humanos (tudo que se dá dignidade ao ser) predominantes na sociedade. Valores são crenças e cultura que proporcionam a vivência em harmonia de um povo. A importância desse estudo dá-se a orientar as escolhas humanas e serve de guia para o agir e o pensar, tendo como as vertentes: moral e ética.
2-R: Moral é um conjunto de regras utilizadas diariamente pelas pessoas e que proporcionam a identificação do que é certo ou errado. Já a ética são os princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é o sentimento de justiça social; É um conjunto de conhecimentos extraídos do comportamento humano.
3 – R: Objeto cultural caracteriza-se por um fato cultural fisicamente identificado no território. Exemplo: um teatro; um cinema; um profissional; uma empresa; um povo; etc.
4 – R: Analisando a Teoria dos Valores de Miguel Reale, podemos ver a existência da coincidência entre ações humanas com as leis da conduta, e a forma como é posta por estas, não como um fato que sempre se verifica, mas sim como um dever ser. Uma tal coincidência é posta como um dever-ser, e, portanto, como um valor e não como simples fato, visto como na esfera dos fatos nem sempre se verifica. 
Qual é a essência valorativa e axiológica das regras jurídicas em relação às outras regras da conduta? Tal essência é a justiça. A justiça é, segundo Reale, um valor que se distingue dos outros porque é condição de realização de todos os outros valores. Não pode o homem viver a não ser em sociedade e a justiça é um valor cujo conteúdo é constituído por aquele Conjunto de condições que, embora variando com o variar dos diversos ambientes e das diversas situações sociais, tornam possível a ordem social. 
Reale fala do bem comum como conteúdo da justiça. No fundo, o conceito de bem e de interesse comum pressupõe o conceito de integração dos interesses individuais emergentes de um determinado ambiente social. O bem comum correspondente a um determinado ambiente social pressupõe a possibilidade de relação e de integração dos interesses particulares dos indivíduos que nele vivem. O bem comum surge do acordo dos interesses individuais. O interesse de um indivíduo está em contraste com o bem comum quando está em contraste com o acordo dos interesses alheios. 
Dizer que a justiça é um valor que se põe como condição para a realização de outros valores não significa simplesmente dizer que a justiça é um fim. A justiça pertence à realidade dos valores e a realidade dos valores não é redutível à realidade dos fins.

Outros materiais

Perguntas Recentes