Buscar

Avaliando saúde da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506410073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dois programas delinearam a assistência à saúde da mulher no Brasil, Quais?
		
	
	Programa Saúde da Mulher (PSM) e Programa de Assistência Saúde Materna e Infantil (PASM)
	
	Programa Materno Infantil (PMI) e Programa de Assistência Saúde Materna e Infantil (PASM)
	 
	Programa Materno Infantil (PMI) e Programa de Assistência Integral á Saúde da Mulher(PAISM)
	
	Programa Saúde da Mulher e da Infância (PSMI) e Programa de Assistência Integral á Saúde da Mulher(PAISM)
	
	Programa Materno Infantil (PMI) e Programa de Assistência Saúde da Mulher (PASM)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506409747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A capacidade de um indivíduo levar uma vida repleta de realizações e de participar plenamente da sociedade depende muito da sua condição de saúde. Isso é essencial para a mulher, que frequentemente acumula tarefas como educar os filhos, cuidar da saúde da família e também constituir uma carreira profissional. Com base nas tendências futuras e frente as necessidades para a saúde da mulher, pode-se afirmar que: I ¿ A ampliação do enfoque sobre a saúde da mulher, não deve ser apenas durante a gestação, mas por todo seu ciclo de vida. II ¿ Os programas integrados e abrangentes são necessários, assim como serviços direcionados parta as necessidades especiais da mulher. III ¿ o profissional de saúde não necessita promover orientações da área de saúde, assim como do estilo de vida, pois as doenças crônicas femininas são somente de caráter hereditário.
		
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	I, II e III estão incorretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas a assertiva III está incorreta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506410179)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual item não está relacionado à violência intra-familiar?
		
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Pode ser acometido dentro ou fora da casa por um membro da família.
	
	É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar.
	
	Interfere na liberdade e no direito ao pleno desenvolvimento.
	 
	Toques e carícias não permitidas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506409763)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(3) (2) (4) (1)
	
	(2) (3) (1) (4)
	
	(2) (3) (4) (1)
	 
	(3) (1) (2) (4)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506409767)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família Lei nº 6.202 regulamenta a Lei 1.044 de 21/10/1969 e institui o regime de exercícios domiciliares a estudantes gestantes a partir do 8º mês e durante 3 meses após o parto.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei nº 11.770 estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do e emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando a critérios dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei ¿ Programa Empresa Cidadã.
	
	A humanização no pré-natal e nascimento, regulamentado pela portaria GM/MS nº 569, 570, 571 e 572 institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento - PHPN e os componentes Incentivo à Assistência Pré-Natal, Organização, Regulação e Investimentos na área de Assistência Obstétrica e Neonatal, sistemática de pagamento a assistência ao parto e garantia da presença de pediatra na sala de parto.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei Federal nº 11.108 altera a Lei nº 8.080, de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
	 
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
		
	Nos últimos anos, principalmente após o início da epidemia de AIDS, as DST readquiriram importância como problemas de saúde pública. Embora as DST sejam causadas por microorganismos distintos, estes apenas determinam um número limitado de síndromes. Dentre as DST, a sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Uma vez diagnosticada o tratamento da sífilis deve ser iniciado imediatamente e, para tal, o medicamento de primeira escolha é:
		
	 
	Penicilna G Benzatina
	
	Azitromicina
	
	Espectinomicina
	
	Ceftriaxona
	
	Doxiciclina
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506409993)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As molas hidatiformes costumam provocar sintomas pouco depois da concepção. A mulher sente que está grávida, mas o tamanho do seu abdome não corresponde ao de uma gravidez normal, porque a mola que se encontra no útero cresce rapidamente. São frequentes as náuseas e os vômitos intensos e, em certos casos, também pode ocorrer hemorragia vaginal. Estes sintomas indicam a necessidade de buscar assistência médica imediatamente. As molas hidatiformes podem provocar graves complicações, como infecções, hemorragia e toxemia da gravidez.
		
	 
	Pequenas quantidades de um material semelhante a grãos de uva podem ser eliminadas pela vagina como parte da degeneração degeneração da mola
	
	A mola hidatiforme deve ser totalmente removida. Geralmente, remove-se a mola através da dilatação e curetagem com aspiração. Sempre a histerectomia é exigida
	 
	As questões B e D estão corretas
	
	Após a cirurgia, é realizada a mensuração da concentração de gonadotropina coriônica humana para se determinar se a mola foi totalmente removida
	
	Se a mulher tiver uma mola hidatiforme em vez de uma gravidez normal, podem ser detectados movimento fetal e batimentos cardíacos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506409808)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A morte materna tardiaé a morte de uma mulher devido as cusas obstétricas diretas ou indiretasmque ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano ápos o fim da gravidez
		
	
	morte materna pos parto
	
	morte materna indireta
	
	morte matern induzida
	
	morte materna indefinida.
	 
	morte materna tardia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506410190)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre Planejamento Familiar, marque a alternativa correta.
		
	 
	Um método bastante útil para promover a gravidez é o método de Ogino Knauss, onde é necessário uma avaliação dos ciclos menstruais, que devem ser regulares e consiste na aplicação de uma fórmula onde, do maior ciclo subtrai-se 18 e do menos ciclo subtrai-se 11, determinando assim o período fértil.
	 
	Os contraceptivos hormonais orais requerem cuidados em seu uso, não sendo recomendado nos casos em que a mulher seja tabagista ou tenha história de trombose, ou comprometimento hepático importante. A ingestão dos comprimidos deve respeitar horário regular.
	
	O DIU é um método de barreira cuja composição pode ser cobre ou progesterona.
	
	Os métodos comportamentais dependem da observação do funcionamento adequado do organismo feminino. Quanto temos a união da avaliação do muco cervical com a temperatura basal, temos o método de Billings.
	
	Dos métodos de barreira, os preservativos, além de evitar gravidezes, também são os únicos capazes de prevenir as IST. Alguns cuidados devem ser aplicados ao seu uso, podendo os mesmos serem utilizados com diversos tipos de lubrificantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506409951)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, exceto:
		
	
	História familiar positiva em parentes de 1º grau
	
	Menarca precoce
	
	Idade avançada
	 
	Múltiplas gestações
	
	Menopausa tardia

Outros materiais