Buscar

PROVA PRESENCIAL DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - TODAS AS RESPOSTAS POSSÍVEIS CORRIGIDAS - UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOLOGIA DO EXERCICIO
Um indivíduo treinado para exercícios de curta duração gostaria de saber o que ocorre no organismo humano durante o exercício. Qual o sistema bioenergético predominante numa maratona?
Anaeróbio
Aeróbio
Anaeróbio alático
Anaeróbio lático
Aeróbio lático
Qual o tempo necessário para restaurar 100% das reservas de fosfocreatina depletadas durante o exercício pelo sistema fosfagênio (ATP-PC) ?
Aproximadamente 10 minutos.
Aproximadamente 48 horas
Aproximadamente 1 minuto.
Aproximadamente 5 minutos.
Aproximadamente 24 horas.
Assinale a afirmativa que descreva a situação aonde a ressíntese de fosfocreatina após o exercício é mais rápida.
Após contração isométrica exaustiva de alta intensidade com fluxo sanguíneo ocluído
Depois de 25 segundos de liberação do fluxo após oclusão durante contração isométrica exaustiva de alta intensidade
 Após contração isométrica exaustiva de alta intensidade com fluxo sanguineo intacto
Após exercício dinâmico cicloergômetro em alta intensidade com fluxo sanguineo ocluído
Após exercício dinâmico no cicloergômetro em alta intensidade com fluxo sanguineo intacto
Os sistemas aeróbio e anaeróbio alático representam respectivamente.
possibilidades mitocondriais de subsidiar, á partir da gordura e da glicose, processos de formação de ATP em diferentes intensidades de exercício
os meios de maior potência e capacidade para a ressíntese de ATP
meios de disponibilização de átomos de hidrogênio para a -oxidação
O aproveitamento metabólico de átomo de hidrogênio e a degradação da molécula de fosfocreatina.
processos de aproveitamento lento e rápido dos hidrogênios provenientes do ciclo de krebs na fosforilação oxidativa e na cadeia transportadora de elétrons
As enzimas são substâncias que participam em reações químicas, catalisando uma reação. Entretanto, a ação das enzimas também pode ser inibida. No que se refere às características enzimáticas e o tipo de inibição competitiva, assinale o item verdadeiro:
Temperatura e pH não alteram o funcionamento enzimático. A inibição competitiva permite que a reação não ocorra.
A enzima não é consumida durante uma reação química. Durante uma inibição competitiva, o inibidor se liga ao sítio ativo a enzima.
As enzimas não alteram a energia de ativação de uma reação. Na inibição competitiva o inibidor tem afinidade com o sítio ativo da enzima.
Quando o pH do meio intracelular se altera também altera o funcionamento da enzima. Na inibição competitiva o sítio ativo da enzima altera a sua estrutura, impedindo a ligação com o substrato.
A temperatura intracelular não altera o funcionamento enzimático. Ocorre competição entre inibidor e substrato em uma inibição competitiva.
As enzimas são substâncias que participam em reações químicas, catalisando uma reação. Entretanto, a ação das enzimas também pode ser inibida. Assinale o item verdadeiro referente às características de uma enzima ou tipos de inibição.
As enzimas não alteram a energia de ativação de uma reação.
Durante uma inibição não competitiva, o inibidor não se liga ao sítio ativo da enzima. Dessa forma, o substrato consegue-se ligar à enzima.
Temperatura e pH não alteram o funcionamento enzimático. A inibição não competitiva permite que a reação não ocorra.
Durante uma inibição competitiva, o inibidor se liga ao sítio ativo da enzima impedindo a ligação do substrato com a enzima.
A enzima é consumida durante uma reação química.
As contrações musculares são realizadas mediante uma fonte energética. Nesse caso, a energia primária necessária é advinda.
das gorduras.
das vitaminas.
do oxigênio.
da adenosina trifosfato.
dos carboidratos.
Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza energia derivada predominantemente do sistema ATP assinale a alternativa CORRETA.
Agentes redutores são responsáveis por aceitar elétrons enquanto oxidantes doam elétrons.
A transferência de energia no corpo ocorre pela liberação de energia proveniente do aquecimento corporal.
Reações de óxido-redução são reações acopladas que apresentam NAD e FAD como agentes.
Enzimas são moléculas proteicas que atuam em reações químicas com a finalidade de modificar o resultado final.
Reações exergônicas resultam em adição de energia a uma reação química em andamento.
Em relação aos componentes básicos do sistema músculo esquelético, relacione as opções abaixo e assinale a resposta correta: (I) Músculo cardíaco; (II) Músculo esquelético; (III) Retículo Sarcoplasmático; (IV) Túbulo T; (V) Miofibrilas e (VI) Mitocôndria. ( ) Responsável pela contração uniforme de cada fibra; ( ) Regula o fluxo de íons de cálcio; ( ) Voluntário, controlado conscientemente; ( ) Controlado com auxílio do sistema nervoso; ( ) Responsável pela respiração celular e ( ) São formadas por filamentos finos e grossos.
IV, III, II, I, VI e V.
I, III, V, VI, IV e II
V, IV, I, II, III e VI
III, IV, II, I, VI e V.
IV, V, II, I, VI e III.
A homeostasia pode ser definida como.
Performance motora no exercício
Manutenção do meio interno constante ou inalterado
Ajustes da pressão arterial, segundo o porte da árvore arterial
Alterações da temperatura corporal no ciclo de 24h
Respostas genéticas às adaptações ao treinamento
Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza energia derivada predominantemente do sistema ATP-PC?
Corrida de 400m, nado 50m, salto triplo
Maratona, meia-maratona e triathlon
Tacada no golfe, serviço no tênis, nado 400m
nado de 1.500m, corrida de 5.000m, jogo de futebol 90 minutos
Salto sobre o cavalo, arremesso de bola, salto em altura
O treinamento aeróbico permite o aumento do débito cardíaco máximo, devido as adaptações geradas pelo treinamento. O gráfico abaixo evidencia esta alteração. Tendo como referencial as adaptações aeróbicas e a interpretação do gráfico abaixo, pode-se afirmar que:
O débito cardíaco é determinado pelo produto da FC (frequência cardíaca )x VS (volume sistólico). Desta forma, observa-se que o coração hipertrofia sem ocorrer o aumento do volume sistólico, por meio do aumento da frequência cardíaca máxima.
O débito cardíaco, após um período de treinamento, aumenta devido a aumento do volume sistólico gerado pelo aumento da câmara cardíaca. 
O débito cardíaco aumenta devido o aumento na concentração de hemoglobinas.
O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento da frequência cardíaca máxima, uma vez que o treinamento oportuniza esta adaptação.
O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento de mitocôndrias que necessitam de maior volume sanguíneo. 
Suponha que tenha sido requerido a alunos , como trabalho de uma disciplina do quarto semestre de uma Instituição de Ensino, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa cujo objetivo seja realizar uma avaliação física de atletas atendidos na Clínica Escola.Nessa situação , é correto afirmar que:
Para atletas de futebol, a determinação da potência não é necessária.
A avaliação do VO2máx. irá permitir estratificar os atletas de acordo com a capacidade cardiorrespiratória.
Com base nos valores obtidos no teste de 1RM será possível determinar se os atletas estão aptos a jogar uma partida de futebol do inicio ao fim.
O fleximetro , o banco de Wells, o adipômetro e o paquímetro são suficientes para realizar a bateria de testes propostas.
Será importante a avaliação da flexibilidade muscular uma vez que está é a qualidade de aptidão física mais requerida nesta modalidade esportiva.
A energia extraída dos alimentos não é transferida diretamente para os processos biológicos. Ao contrário, a energia proveniente da oxidação dos macronutrientes é recolhida e conduzida através do composto rico em energia denominado:
Adenosina trifosfato
Adenosina monofosfato
Adenosina difosfato
Guanosina trifosfato
ATPase
Os processos de conversão de energia nas células humanas são fundamentais para o processo de contração das fibras musculares. Sabendo que a contração muscular é um tipo de trabalho biológico,
considere as afirmações abaixo:
A contração muscular é resultante da conversão de energia química em energia mecânica.
II) O movimento humano é resultante do trabalho mecânico gerado pela contração muscular.
III) A contração muscular representa a única forma de trabalho mecânico do organismo.
É correto apenas o que se afirma em:
II
I
I E II
I,II,III
I,III
Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino.
O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entanto retirando o período de recuperação só houve 50 s. de exercício efetivo.
O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e Glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema Glicolítico.
O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min.
O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos e teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o proximo esforço.
O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min., porém somente 50 s. de exercício efetivo.
Marque a opção INCORRETA
As gorduras são responsáveis pelo fornecimento de energia em atividades de longa duração e baixa intensidade.
A quebra de uma molécula do grupo fosfato libera uma grande quantidade de energia, reduzindo o ATP a uma molécula de adenosina difosfato (ADP) e uma molécula de fosfato inorgânico (Pi).
As proteínas são os nutrientes que fornecem mais substrato para se converter em energia utilizável. Elas são responsáveis pela maior quantidade de energia utilizável para manter os exercícios por um tempo curto de alta intensidade.
Apesar de os alimentos fornecerem energia na forma de substratos constituídos por elementos químicos que atuam na produção de energia para a realização dos movimentos, seu fornecimento não ocorre diretamente para a atuação nos processos celulares: eles são convertidos em um composto altamente energético, conhecido como adenosina trifosfato.
Essas reações produzem um mecanismo sensível de manutenção e de regulação do metabolismo energético que, por sua vez, estimula imediatamente a decomposição dos nutrientes armazenados para fornecer energia para a ressíntese de ATP.
Qual enzima controla a degradação da fosfocreatina?
Creatinaquinase
Isocitrato desidrogenase
Fosfofrutoquinase
LDH
ATPase
A (_______________) degrada moléculas orgânicas complexas como os carboidratos, gorduras e proteínas e as transforma em estruturas mais simples que o corpo consegue absorver e assimilar facilmente.
Gliconeogênese
Glicólise
Lipólise
Hidrólise
	
	Glicogenólise.
Na natureza, todos os elementos possuem níveis de transferência energética. Ao abordarmos de forma ampla a Bioenergética, temos como base que:
Capacidade da membrana plasmática de reter o ATP para ser utilizado em exercícios de longa duração.
Capacidade da célula de converter nutrientes gordurosos em ATP, para a utilização imediata como fonte energética.
Capacidade da membrana plasmática de converter Na+ em K+.
Capacidade da célula de converter nutrientes alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) numa forma de energia biologicamente utilizável, de maneira contínua
Capacidade da célula em converter glicose em proteína, para utilização em exercícios de curta duração.
Qual a principal função do ciclo de krebs?
Completar a oxidação dos macronutrientes
Produzir ATP
Produzir gás carbônico
Produzir água
Preparar acetil-CoA
A via energética mais eficiente para a ressíntese de ATP é:
Anaeróbia láctica
Aeróbia lipídica.
Anaeróbia aláctica.
Aeróbia protéica.
Aeróbia glicolítica.
Qual atividade utilizará predominantemente o sistema aeróbio e anaeróbio alático respectivamente?.
Correr 20 minutos e levantar uma caixa do chão muito pesada.
Levantar uma caixa do chão leve e executar 6 repetições de um exercício.
Levantar uma caixa do chão pesada e pedalar 30 minutos.
Caminhar 2 km e corrida de 10 km.
Corrida de 100 metros e executar 6 repetições de um exercício.
A glicólise é uma via de produção de energia a partir de um substrato energético específico que é a glicose. Assinale a informação que corresponde à via metabólica glicólise.
Durante a glicólise anaeróbia existe a produção de 2ATPs (saldo final). Neste caso, também existe a produção de 2 transportadores de elétrons (2NADH) que formarão energia na cadeia transportadora de elétrons;
O produto final da glicólise é o ácido pirúvico. Dependendo da oferta de oxigênio em relação à demanda energética, o ácido pirúvico pode ser ¿transformado¿ em acetial CoA (ausência de oxigênio) ou em lactato (presença de oxigênio)
A glicólise é uma via específica do substrato glicose. A oxidação dos ácidos graxos livres e dos aminoácidos não ocorre pela via glicolítica
A enzima reguladora da via glicolítica é a enzima ATPase. Por exemplo, o aumento da concentração de ADP estimula a ATPase.
A glicólise aeróbia é toda a via desde a degradação de glicose até à formação de lactato.
	
A potência bioenergética anaeróbia alática apresenta características de exercícios de curta duração e alta intensidade. Qual das afirmações corresponde às vias de produção de energia pela potência anaeróbia alática?
É uma via lenta de produção de ATP
Ocorre a formação de ATP pela via dos fosfagênios, ou seja, a molécula de fosfocreatina doa o radical fosfato peara o ADP formando ATP
O substrato energético da via anaeróbia alática é o glicogênio, que se degrada pela via denominada glicogenólise.
Por ser de curta duração e alta intensidade, a via de produção de energia é glicólise. Isto porque a glicólise é a mais rápida do nosso organismo
É uma via que produz pequena quantidade de ATP por unidade de tempo
Apesar da Fosfocreatina subsidiar grande parte da energia do sistema anaeróbico alático, em momentos de rápida utilização de ATP, o sistema emergencial subsidiado pela enzima miokinase é capaz de ressintetizar moléculas de ATP e ainda sinalizar para a ativação de rotas metabólicas nas fibras I e II. A este respeito assinale a afirmativa correta
Nas fibras do tipo I, o AMP formado pela reação da miokinase produz adenosina, um poderoso agente vasoconstritor capaz de reduzir a oferta de oxigênio para fibra muscular e diretamente associado a fadiga.
A miokinase sintetiza ATP, a semelhança da fosfocreatina, á partir da energia proveniente da degradação da molécula de Arginino-fosfato.
Quase todo AMP formado na reação da miokinase nas fibras do tipo I, é transformado em amônia e inosina monofosfato, este último, integralmente transformado em amônia.
Apesar do AMP resultante da reação da miokinase poder originar inosina monofosfato, esta molécula é integralmente reciclada a adenilosicunato a fim de formar ácido úrico.
A miokinase é uma enzima responsável pela transferência de fosfatos entre duas moléculas de ADP e resulta na formação das moléculas de ATP e AMP e portanto impede a redução da razão ATP/ADP diretamente associada a fadiga.
Analise a figura e responda;.
O número 1 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o consumo do oxigênio em estado não estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
O número 1 representa o consumo do oxigênio em estado não estável, o número 2 representa o déficit de oxigênio ocasionado no final do exercício e o número
3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
O número 1 representa o alto consumo de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o deficit do oxigênio em estado não estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
O número 1 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício), o número 2 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício e o número 3 representa consumo do oxigênio em estado não estável .
O número 1 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o consumo do oxigênio em estado estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
A glicólise anaeróbia ocorre:
No citoplasma.
Na hemoglobina.
Nas cristas de Golgi.
No retículo endoplasmático.
Na mitocôndria.
Sobre a TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO CORPO HUMANO, assinale a alternativa CORRETA
Reações de óxido-redução são reações acopladas que apresentam NAD e FAD como agentes.
A transferência de energia no corpo ocorre pela liberação de energia proveniente do aquecimento corporal.
Enzimas são moléculas proteicas que atuam em reações químicas com a finalidade de modificar o resultado final.
Agentes redutores são responsáveis por aceitar elétrons enquanto oxidantes doam elétrons.
Reações exergônicas resultam em adição de energia a uma reação química em andamento
Um Fisiologista de um clube de futebol pretende analisar o nível de intensidade da atividade física realizada durante uma partida por atletas que participam de um campeonato.Quais as tecnologias dentre as citadas abaixo são condizentes com esta prática?
a mensuração do número de passos
a mensuração da freqüência cardíaca
a mensuração das dobras cutâneas
a determinação da pressão arterial.>Estão certos apenas os itens
II E IV
I E II
III,IV
I,II E III
I E IV
Sobre a utilização dos substratos utilizados para fornecer energia durante o exercício, pode-se afirmar que
A gordura é utilizada predominantemente em exercícios de leve a moderada intensidade;
A maior fonte de energia para exercícios de alta intensidade é o carboidrato;
A maior fonte de energia para exercícios de alta intensidade é o carboidrato;
As alternativas I e III são verdadeiras.
As alternativas II e III são verdadeiras.
As alternativas I e II são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras.
Todas as alternativas são falsas
Durante a transição do repouso para o exercício físico de intensidade vigorosa, ocorrem alterações metabólicas necessárias para continuar o movimento. Identifique o item que corresponde à transição de repouso para exercício de intensidade vigorosa.
O retardo do consumo de oxigênio não depende do estado de treinamento
Durante a transição para exercício vigoroso, o consumo de oxigênio apresenta uma fase de aumento até à sua estabilização
O consumo de oxigênio estabiliza nos primeiros segundos de exercício
As vias anaeróbias são fundamentais neste tipo de transição. Produzem energia necessária que garantem o início do exercício
Em um exercício de intensidade vigorosa não existe déficit de oxigênio
Avalie as seguintes asserções: O consumo de oxigênio pós exercício pode se manter elevado por horas PORQUE neste período ocorre restauração dos estoques de oxigênio na hemoglobina e na mioglobina e ressíntese de fosfocreatina. Com base nas asserções acima, assinale a opção correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
As duas asserções são falsas
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
No ciclo de Cori, o lactato formado nos __(1)__ vai para a corrente sanguínea, e no fígado, através da __(2)__, forma __(3)__, que pode ser liberada para novamente ser usada como energia. A alternativa que melhor
(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) glicose
(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) ácido graxo.
(1) tecidos adiposos; (2) gliconeogênese; (3) glicose
(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) glicogênio.
(1) músculos; (2) glicogenólise; (3) glicose.
Um indivíduo realiza uma atividade de 10 MET's. Sabendo que a atividade durou 10 minutos, o consumo de O2 estimado será de:
35 mL de O2/kg de peso corporal
1000 mL de O2/kg de peso corporal
100 mL de O2/kg de peso corporal
3500 mL de O2/kg de peso corporal
350 mL de O2/kg de peso corporal
 O limear de lactato no músculo esquelético representa no momento aonde:
A sua produção por parte das fobtas tipo I excede sua transferecia mitocondrial e obriga o recrutamento das fibras do tipo II que geram ATP a partir da degradaçao do glicogenio.
A produção de lactato e protons de hidrogenio excede a possibilidade celular de sua remoção, contribuindo para acelarar a oxidação dos acidos graxos atravez do aumento da atividade carnitina-acetiltransferase.
As fibras do tipo I esgotam na sua possibilidade de oxidar lactato e protons de hidorgenio formsdos em decorrencia de elevado recrutamendo de fibras do tipo II determinando que os futuros incrementos da intensidade provoquem o acumulo destas substancias.
Inicia-se o metabolismo anaerobio representando portanto intensidades superiores ao vo2max.
O lactato e protons de hidorgenio comeca a ser produzido pelas fibras do tipo II aumentsndo desta forma, ligeiramente sua concentração no sangue.
	
São as moléculas biológicas mais abundantes e possuem funções muito diversificadas, como o armazenamento e transporte de energia
ATP
Lipideos
Glicogênio
Glicose
Proteínas
 A fotossíntese e a respiração representam bons exemplos de conversão de energia nas células vivas. Sendo o processo de conversão de energia vital para a vida humana, considere as afirmações abaixo:
As reações exergônicas da respiração são o inverso da fotossíntese, pois a energia armazenada da planta é recuperada para o trabalho biológico.
A energia não utilizada nos processos biológicos é liberada sob forma de calor.
A energia solar acoplada à fotossíntese aciona o mundo animal com alimento e oxigênio.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III
I E II
III
III E I
I
As fibras musculares são estruturas que se localizam internamente nos músculos. Todos os músculos esqueléticos possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro de 10 a 80 mn. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo. As fibras vermelhas ou tipo I possuem como característica?
Pouca quantidade de mioglobina
Grande número de mitocôndrias
Fadiga rápida
Diâmetro grande
Velocidade contração rápida
Um atleta em seu treino habitual tem seu débito cardíaco aumentado, isso ocorre por fatores como:
Aumento da freqüência cardíaca e do volume de ejeção induzidas pelo exercício.
Diminuição da pressão arterial sistólica e aumento da diastólica.
Aumento da freqüência cardíaca e diminuição do volume de ejeção induzidas pelo exercício.
Aumento da pressão arterial sistólica seguida pela diastólica.
As fibras musculares são estruturas que se localizam internamente nos músculos. Todos os músculos esqueléticos possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro de 10 a 80 mn. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo. As fibras brancas tipo IIx possuem como característica?
Diâmetro pequeno
Velocidade de contração rápida
Grande número de mitocôndrias
Velocidade de contração lenta
Muita mioglobina
Dentre as opções abaixo, qual não é verdadeira para verificar a frequência cardíaca?
Auscutatório e frequencímetro.
Palpatório e frequencímetro.
Esfigmonamômetro e auscutatório
Frequencímetro e auscutatório.
Frequencímetro e auscutatório.
O aumento ou a diminuição da ventilação pulmonar pode influenciar diretamente
no pH. Quando ocorre um aumento da ventilação pulmonar o pH______________________e quando ocorre uma diminuição da ventilação o pH___________________________
Aumenta / Diminui
Aumenta / Não se altera
Não se altera / Diminui
Se torna mais ácido / DiminuI
Aumenta / Se torna mais alcalino
O hábito de fumar parece estar associado ao sedentarismo e a "perda do fôlego". Em relação a esta assertiva, considere as afirmações abaixo: I) Os fumantes crônicos geralmente apresentam níveis de aptidão mais baixos que seus pares que não fumam; II) O fumo crônico em adolescentes pode obstruir as vias aéreas, comprometendo a função pulmonar; III) O treinamento vigoroso parece não incrementar a capacidade aeróbia de fumantes crônicos, comparados aos fumantes que permaneciam sedentários. É correto apenas o que se afirma em:
I E II
II E III
I
II
I, II E III
De forma geral podemos dividir os tipos de fibras musculares em fibras "rápidas" (tipo II) e fibras "lentas" (tipo I). Com base nessas informações assinale a alternativa correta referente a característica de cada uma dessas fibras
Os depósitos de triglicerídeos intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo II.
A densidade mitocontrial é mais elevada na fibra tipo II.
A capacidade de geração de força é mais alta na fibra tipo I.
Os depósitos de creatina intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo II.
Os depósitos de ATP-PC intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo I
O débito cardíaco corresponde ao volume total de sangue bombeado pelo ventrículo por minuto. Quando a intensidade do exercício ultrapassa os 60% do VO2 máx, qual mecanismo é o responsável por manter o débito cardíaco.
Frequência cardíaca de reserva.
Frequência de Ejeção.
Frequência Cardíaca.
VO2 máx.
Volume de Ejeção.
Com base em seus conhecimentos sobre adaptações ao treinamento anaeróbio e analisando o gráfico apresentado, assinale a alternativa correta
	
Esse gráfico corresponde provavelmente as respostas de um indivíduo altamente treinado pois ocorreu primeiro adaptações neurais e depois o processo de hipertrofia muscular
O aumento da força muscular no período inicial de treinamento é ocasionado por adaptações neurais e não por hipertrofia muscular.
As adaptações neurais ocorrem no mesmo período do processo de hipertrofia muscular.
Somente após a estabilização dos ganhos de força muscular é que ocorre a hipertrofia muscular.
Ao longo de um período de treinamento com pesos pode-se verificar que o aumento de força muscular ocorre somente após o início do processo de hipertrofia muscular.
A realização de exercícios aeróbicos com intensidade entre 50 e 80% do VO2 máximo por período prolongado de tempo e realizado várias vezes na semana, induz adaptações que melhoram significativamente a capacidade funcional associada ao aumento da oferta de oxigênio no tecido músculo-esquelético. Em relação as adaptações ao treinamento aeróbico assinale a afirmativa correta.
aumento do tamanho mas redução do número de mitocôndrias intramusculares
promove hipertrofia seletiva de fibras do tipo 2
aumento do conteúdo intramuscular de glicogênio e triglicerídeos
reduz a dependência muscular de ácidos graxos como fonte de energia
redução do conteúdo de mioglobina
Assinale a alternativa que demonstra uma reação catabólica
Quebra de proteínas em enzimas.
Quebra de glicose em glicogênio
Quebra de ácidos graxos em triglicerídeos
Quebra de aminoácidos em proteínas.
Quebra de glicose em ácido pirúvico.
Sobre os sistemas anaeróbicos para obtenção de energia, é correto afirmar:
O acúmulo de ácido lático causado pela glicólise anaeróbica não interfere no prolongamento do exercício.
O sistema glicolítico degrada a glicose ou glicogênio em ácido pirúvico.
Na ausência do oxigênio, o ácido pirúvico transforma-se em uma molécula de acetil para entrar na mitocôndria.
A energia do primeiro minuto de um exercício físico intenso é fornecida pelo sistema ATP-CP.
A glicólise acontece na matriz mitocondrial e tem como saldo final dois mols de ATP.
ANALISE O GRÁFICO ABAIXO:
A utilização da glicose como substrato energético aumenta quando a intensidade do exercício aumenta;
A utilização da gordura como substrato energético aumenta quando a intensidade do exercício aumenta
A utilização da gordura como substrato energético diminui quando a intensidade do exercício aumenta;
A utilização da glicose como substrato energético diminui quando a intensidade do exercício diminui.
Marque a afirmativa correta.
As afirmações III e IV estão corretas
As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas
As afirmações I, III e IV estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas.
A atividade física deve ser entendida como um constructo multidimensional em que se inclui variáveis como tipo, duração e frequência dos esforços físicos. Informações sobre a quantidade de energia requerida para atender ao dispêndio energético associado ao trabalho biológico envolvido com a prática da atividade física é expressa em medidas de calor quilojoule (kJ), quilocalorias (kcal) ou MET, abreviatura em inglês de equivalente metabólico, que representa
O dispêndio energético equivalente nas contrações musculares voluntárias.
A razão entre a quantidade de energia equivalente ao custo de digestão e a energia equivalente a situação de repouso.
Energia dispendida (kcal ou kJ) da atividade física considerada e a energia equivalente a situação de repouso.
Energia equivalente ao custo de digestão.
A energia necessária para manutenção da temperatura corporal em estado de repouso.
A glicogenólise e glicogênese são vias de suma importância no contexto da bioenergética e que ocorrem em momentos diferentes, dependendo do estímulo. Em relação à glicogenólise, assinale o item verdadeiro.
É uma via que está aumentada durante exercício físico ou em estados de jejum
Via com extrema importância por armazenar energia (sob a forma de glicogênio) quando a glicose está aumentada no organismo
A conversão de glicogênio para produzir energia ocorre apenas no fígado
A glicogenólise é considerada um processo anabólico
A glicogenólise não é predominante durante exercício físico
A glicólise, glicogenólise e glicogênese são vias relacionadas com o metabolismo dos carboidratos e de suma importância no contexto da bioenergética. Em relação ao metabolismo dos carboidratos, avalie as afirmações a seguir:
 Durante a glicólise anaeróbia existe a produção de 2ATPs (saldo final). Neste caso, também existe a produção de 2 transportadores de elétrons (2NADH) que formarão ácido lático.
A conversão de glicose em glicogênio ocorre apenas no fígado.
A glicogênese é uma via com extrema importância por armazenar energia (sob a forma de glicogênio) quando a glicose está aumentada no organismo.
A glicogenólise é considerada um processo catabólico.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV
II e III
I e II
I, III e IV
I e IV
 Assinale a afirmativa que descreve adaptações em resposta ao treinamento aeróbico
hipertrofia de fibras musculares e redução da densidade mitocondrial
aumentos da diferença arteriovenosa e no debito cardíaco máximo
redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso e no exercício submáximo e diminuição do volume de ejeção
redução da frequência cardíaca em repouso e durante o exercício submáximo e diminuição da volemia
aumentos na taxa ventilatória e no fluxo sanguíneo muscular durante o exercício submáximo
Constante, nas variações de temperatura, nossos receptores térmicos localizados sob a pele informam ao Sistema Nervoso as novas condições para que possamos manter o equilíbrio hídrico interno e não percamos água em demasia para o meio. No calor, o equilíbrio hídrico depende da elevação nas taxas do hormônio:
Ocitocina
Antidiurético
Glucagon
Insulina
Testosterona
Assinale a afirmativa que descreve adaptações em resposta ao treinamento
aeróbico
hipertrofia de fibras musculares e redução da densidade mitocondrial
aumentos da diferença arteriovenosa e no debito cardíaco máximo
redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso e no exercício submáximo e diminuição do volume de ejeção
redução da frequência cardíaca em repouso e durante o exercício submáximo e diminuição da volemia
aumentos na taxa ventilatória e no fluxo sanguíneo muscular durante o ex
ercício submáximo
Considerando o gráfico acima e sabendo que, quanto maior a intensidade do exercício maior será a secreção de cortisol e, a ansiedade e o estresse aumentam a secreção de cortisol, pode-se afirmar que:
No período da noite a prática de exercícios terá uma resultante anabólica maior, principalmente se forem prazerosos
No período da manhã a prática de exercícios terá uma resultante anabólica maior.
No período da noite a prática de exercícios terá uma resultante anabólica maior desde que sejam de baixa intensidade
No período da manhã a prática de exercícios terá uma resultante anabólica maior se os exercícios forem prazerosos.
No período da manhã a prática de exercícios terá uma resultante anabólica maior se os exercícios forem de baixa intensidade
O ciclo cardíaco é definido pelos eventos que ocorrem entre dois batimentos cardíacos consecutivos (sístole à sístole). Sabendo deste conceito, assinale a resposta correta
A sístole corresponde a fase de contração durante o qual as câmaras ejetam o sangue (onda P).
A sístole corresponde a fase de relaxamento durante o qual as câmaras se enchem de sangue (onda P).
A sístole corresponde a fase de relaxamento durante o qual as câmaras se enchem de sangue (onda QRS a T).
A diástole corresponde a fase de relaxamento durante o qual as câmaras se enchem de sangue (onda T à QRS). Representa 62% da duração do ciclo.
A diástole corresponde a fase de contração durante o qual as câmaras se enchem de sangue (onda T à QRS). Representa 62% da duração do ciclo.
Para que ocorra a contração muscular é necessário que a acetilcolina se ligue ao seu receptor no sarcolema do músculo estriado esqueletico. Qual o nome desse receptor?
Receptor beta.
Receptor alfa.
Receptor muscarínico.
Receptor nicotínico.
Receptor adrenérgico.
 O aumento da demanda metabólica cardíaca durante o exercício pode ser mais bem estimado por meio de que parâmetrO.
DO DUPLO PRODUTO
DA PRESSAO AETERIAL SISTÓLICA.
DA PRESSAO ARTERAIL DIASTÓLICA.
DA FREQUENCIA CARDIÁCA
DO COLUME DE EJEÇÃO.
 Os exercícios de alta intensidade e curta duração (corrida de 100m e natação de 50m) requerem um fornecimento imediato de energia. Com base nesta assertiva considere as afirmações abaixo:
 Exercícios de alta intensidade se utilizam exclusivamente de fosfatos de alta energia;
 Os músculos armazenam grandes quantidade de fosfatos de alta energia;
 A quantidade de ATP e fosfocreatina afeta o desempenho físico de atletas.
 É correto apenas o que se afirma em:
I
II
III
I E II
IE III
 A epinefrina e norepinefrina são considerados hormônios de ação rápida e ambos estão diretamente envolvidos na manutenção da glicemia.
Quais os efeitos produzidos por esses dois hormônios com o objetvo de manter a glicemia estável?
Aumentar a glicogenólise muscular e hepática e diminuir a captação de glicose pelas células
Diminuir a glicogenólise muscular e hepática e aumentar a captação de glicose pelas células.
Aumentar a mobilização de gordura no tecido adiposo e diminuir a glicogenólise muscular e hepática.
Aumentar a mobilização de gordura no tecido adiposo e aumentar a captação de glicose pelas células.
Diminuir a gliconegênese hepática e aumentar a captação de glicose pelas células.
No exercício em ambientes quentes o corpo humano precisa fazer alguns ajustes como desviar o sangue arterial para a periferia com o objetivo de transferir calor metabólico para que ocorra resfriamento na superfície da pele mas esse desvio torna-se um problema porque a musculatura ativa necessita do fornecimento de sangue arterial rico em oxigênio para suportar as demandas metabólicas estabelecidas.
Com base nas asserções acima assinalea opção correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são falsas.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Em relação ao papel do oxigênio no metabolismo energético, marque a alternativa incorreta:
O oxigênio é a via final comum da respiração celular.
Combina-se ao hidrogênio para formar a água.
É responsável pela orientação das vias para o sistema aeróbio.
Seu consumo por minuto mede a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo.
É o responsável direto pela formação de ATP.
PONTO DE CRUZAMENTO, é o ponto onde ocorre um desvio do metabolismo de_________________ para _____________________________.
Glicose – proteínas
Proteínas – carboidratos
Glicose – carboidratos
Gorduras – carboidratos
Proteínas – lipídeos
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação em que predomina a utilização de cada sistema de energia e os esportes apresentados abaixos:
ATP-CP
Glicolítico
Oxidativo
Boxe; B- Voleibol; C- Corrida de 100 m rasos; D- Corrida de 1500 m e E - Salto triplo.
I- ATP-PC: corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe, voleibol; III - Oxidativo: corrida de 1500m, salto triplo;
I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe; III - Oxidativo: voleibol; corrida de 1500m
I- ATP-PC: salto triplo; II - Glicolítico: boxe, corrida de 100 m rasos; III - Oxidativo: voleibol, corrida de 1500m.
I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe; III - Oxidativo: corrida de 1500m.
I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe, corrida de 1500m; III - Oxidativo: voleibol
A via energética mais rápida para a ressíntese de ATP é:
Aeróbia protéica.
Anaeróbia láctica.
Aeróbia glicolítica.
Aeróbia lipídica
Anaeróbia aláctica.
Leia com atenção as afirmativas:
A concentração de lactato sanguíneo é um indicador de intensidade de exercício e predominância metabólica;
O lactato é oxidado no coração e nas fibras de contração rápida;
Quantidades desprezíveis de lactato são eliminadas no suor, nas fezes e na urina.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
A molécula de Fosfo-Creatina (PCr) é capaz de ser degradada pela enzima creatino-kinase (CK) e rapidamente disponibilizar energia para ressíntese de ATP. Em situações metabólicas aonde existe aumento da oferta de ATP a CK é capaz de catalizar a ressíntese da PCr e assegurar e reconstituição de suas reservas bem como o transporte de energia intracelular. A este respeito é correto afirmar que:
A ressíntese da PCr utilizada durante o exercício intenso ocorre nas próximas duas horas do seu encerramento e utiliza energia proveniente da glicólise anaeróbica
A CK mitocondrial utiliza a energia do ATP produzido na fosforilação oxidativa para sintetizar PCr e assegurar o tamponamento espacial do ATP miofibrilar durante o exercício aeróbico intenso
Quanto melhor o condicionamento aeróbico do indivíduo, maior o volume e densidade das mitocôndrias de suas fibras musculares ativas e portanto, mais lenta a ressíntese de PCr após o exercício
A PCr disponibiliza a maior parte da energia necessária a ressíntese de ATP durante o exercício máximo com até 60 segundos de duração e também, durante os cinco primeiros minutos da transição repouso-exercício submáximo
Apesar de amplamente utilizada, a suplementação com creatina
é incapaz de elevar os níveis intramusculares de PCr e portanto não exerce efeito ergogênico sobre o rendimento anaeróbico
Os sistemas de energia ATP-PC, Glicolítico e Oxidativo também podem ser chamados respectivamente por:
aeróbio alático, aeróbio lático e anaeróbio.
Aeróbio, aeróbio lático e anaeróbio alático.
Anaeróbio alático, anaeróbio Lático e aeróbio.
anaeróbio alático, aeróbio lático e aeróbio.
Anaeróbio lático, anaeróbio alático e aeróbio.
Em relação ao papel do oxigênio no metabolismo energético considere as afirmações abaixo:
O oxigênio funciona como aceptor final de elétrons;
Combina-se com os hidrogênios para formar água;
É o responsável direto pela formação de ATP.
É correto apenas o que se afirma em:
I E II
II E III
I
II
I E III
Os substratos podem ser oxidados para produzir energia por processos anaeróbios ou processos aeróbios. Assinale o item que corresponde à produção de energia pelo substrato lipídios:
Independente da cadeia carbônica dos lipídios, a produção de energia é a mesma
O ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons são etapas de produção de energia dos lipídeos
Os lipídios são o único nutriente que produz energia por processos aeróbios
Os lipídios são armazenados no organismo sob a forma de triglicerídeos por um processo denominado lipólise
A beta-oxidação é uma etapa da degradação dos lipídios que ocorre no citoplasma da célula
Os músculos estriados esqueléticos contém vários tipos de receptores sensoriais. Eles incluem os quimiorreceptores e alguns mecanorreceptores como os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi.
Responda como são estimulados os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi respectivamente.
Por encurtamento e alongamento
Por estiramento e encurtamento.
Por alongamento e flexionamento.
Por encurtamento e contração.
Por estiramento e flexionamento.
Durante a prática de exercícios, nosso organismo altera constantemente a utilização de nossas reservas energéticas, de acordo com a intensidade do esforço realizado. Se realizarmos um esforço extremamente duradouro e desgastante, podemos chegar a utilizar uma fonte energética que deveríamos preservar em nosso organismo. Qual é esta fonte?
Água
Glicogênio
Ácidos graxos
ATP
Proteínas
Representam os principais mecanismos de remoção do lactato e prótons de hidrogênio durante o exercício
difusão para o sangue á fim de ser convertido em acetil-CoA no fígado e conversão a glicose na própria fibra muscular em que foi produzido
difusão para o sangue á fim de ser convertido em glicose no fígado e para fibras do tipo I aonde será convertido a piruvato e oxidado no ciclo de Krebs
difusão para o sangue e para as fibras do tipo I aonde será transformado em ambos locais em glicose
difusão para o sangue, aonde será transformado em amônia e para as fibras do tipo II aonde será convertido a alfa cetoglutarato ativando o ciclo de RandE.
nenhuma das respostas anteriores.
A potência bioenergética aeróbia apresenta características de exercícios de longa duração e baixa/moderada intensidade. Qual das afirmações corresponde às vias de produção de energia pela potência aeróbia?
É uma via rápida de produção de ATP
Produz energia apenas a partir de 3 minutos de exercício
Por ser de longa duração e baixa/moderada intensidade, a produção de energia é realizada exclusivamente pela beta-oxidação
Os substratos são oxidados no ciclo de Krebs com a produção de transportadores de elétrons (NADH e FADH2), que formarão energia na cadeia transportadora de elétrons
Os substratos energéticos da via aeróbia são apenas os lipídios e proteínas, que são oxidados para produzir energia.
Levando em consideração os tipos de metabolismo envolvidos na ressíntese de ATP, escolha a alternativa correta:
Durante atividades físicas prolongadas, como em provas de maratona, utiliza-se exclusivamente glicose como combustível.
O metabolismo anaeróbio láctico é um grande produtor de ATP
Num exercício de 40 segundos de duração, os metabolismos envolvidos são o ATP-CP e o anaeróbio láctico.
Crianças tem alta capacidade de metabolismo aeróbio. Por isso, não cansam facilmente.
Ao levantar-se da cadeira, uma pessoa utiliza energia proveniente da glicose como principal substrato energético
Quando as fibras musculares de contração rápida e lenta são comparadas, as características têm perfis diferentes. Marque a alternativa CORRETA de acordo com as alternativas: a) A quantidade de mitocôndrias numa fibra muscular de contração rápida é maior ou menor do que nas fibras de contração lenta? b) Qual o Sistema Bioenergético predominante numa fibra muscular de contração rápida? c) A quantidade de capilares numa fibra muscular de contração rápida é maior ou menor do que nas fibras de contração lenta?
a) menor b) aeróbico c) menor
a) maior b) anaeróbico c) menor
a) maior b) anaeróbico c) maior
a) menor b) anaeróbico c) menor
a) menor b) anaeróbico c) maior
Os citocromos são proteínas bombeadoras nas cristas mitocondriais, essenciais para:
Bombear íons H+ para o espaço intermembrana mitocondrial, gerando energia potencial para a formação de ATPsintase.
Bombear íons H+ para dentro da matriz mitocondrial, gerando energia potencial para a formação de ATP.
Bombear íons OH- para o espaço intermembrana mitocondrial, gerando energia potencial para a formação de ATP.
Bombear íons H+ para o espaço intermembrana mitocondrial, gerando energia potencial para a formação de ATP.
Bombear íons H+ para o espaço intermembrana mitocondrial, gerando energia potencial para a formação de ADP + Pi.
durante o repouso a expiração ocorre de forma passiva, ou seja independe da contração de qualquer musculo. Isso ocorre pela grande complacencia pulmonar.Entretanto, durante o excercicio a expeiração depende da contração de alguns musculos;
marque a afirmativa correta dos musculos que fazem parte da expiração;
abdominais e diafragma
abdominais e intercostais interno
abdominais e intercostais externos
intercostais internos e escalenos
diafragma e intercostais externos.
Indivíduos destreinados ou pouco treinados durante exercício progressivo apresentam um rápido aumento do débito cardíaco PORQUE em baixa intensidade de esforço ocorre aumento tanto do volume de ejeção cardíaco quanto da freqüência cardiaca.
Com base nas asserções acima, assinale a opção correta:
As duas asserções são falsas
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
Leia com atenção as alternativas:
A razão de trocas gasosas (R) é um indicador do substrato utilizado durante o exercício;
Valores de R próximos a 1,0 indicam uma grande utilização de gorduras pelo organismo
Durante o repouso os valores de R variam entre 0,8 e 0,85.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I, II e III estão incorretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
As afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
À medida que o exercício aumenta de intensidade, ocorre um desvio do metabolismo de gordura para o metabolismo de (___________________).
Carboidratos
Aminoácidos
Triglicerídeos
Proteínas
Glicerol
O exercício proporciona alterações agudas e CRONICAS:
Considerando a realização de um exercício que utiliza o sistema de produção de ATP aeróbio (oxidativo) quais alterações crônicas são proporcionadas por este tipo de exercício?
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA
Aumento da temperatura e diminuição da frequência cardíaca.
Diminuição da temperatura e diminuição das reservas de glicogênio.
Aumento da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial sistólica.
Aumento da pressão arterial
sistólica e aumento das reservas de glicogênio.
Aumento da reserva de glicogênio e diminuição da frequência cardíaca de repouso.
O início do exercício é caracterizado por ____________________ imediata na ventilação. Os fatores que regulam este momento, envolvem aspectos _____________________ e _____________________. Os neurônios do sistema nervoso central e periférico respondem aos estímulos provocando ______________________ na freqüência cardíaca e na profundidade da respiração _________________ assim a ____________________.
diminuição; atmosféricos; endócrinos; elevação; diminuindo; ventilação
elevação; neurais; endócrinos; diminuição; diminuindo; capacidade vital
diminuição; atmosféricos; sanguíneos; diminuição; elevando; capacidade vital
elevação; neurais; sanguíneos; diminuição; elevando; capacidade vital
elevação; neurais; endócrinos; elevação; elevando; ventilação
 A curva de saturação do O2 com a hemoglobina pode se desviar da normalidade ( efeito Bohr) em algumas situações do exercico como:
Redução do PH muscular causa um desvio na curva de saturação com a hemoglobia para direita e para baixo, reduzindo a afinidade de O2 com a hemoglobina.
Redução na temperaturacausa um desvio na curva de saturação de O2 com a hemoglobina da direita e para baixo, aumentando a afinidadede O2 com a hemoglobina.
Redução do PH muscular causa um desvio na curva de saturação com a hemoglobia para esquerda e para cima, reduzindo a afinidade de O2 com a hemoglobina.
	
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas II e III estao corretas
Somente a afirmativa I esta correta
Somente a afirmativa III esta correta
Somente a afirmativa I esta correta
As afirmativas I e II estao corretas
O glicogenio é um carboidrato formado por unidades do açúcar simples conhecido como glicose que se mantem ligadas formando uma cadeia ramificada, sendo armazenado em nosso organismo como reserva de energia. Quais os principais locais de armazenamento do glicogenio?
Figado e pancreas
Musculos e figado
Musculos e pancreas
Figado e sangue
Musculo e sangue
Sobre os ajustes cardiorespisratorios podemos afirmar que:
 O débito cardiaco é o produto do volume diastólico e frequencia cardiaca.
O volumem sistólico diminue conforme a intensidade do exercicio aumenta.
Com o aumento da intensidade do ecercicio, o débito cardiaco aumenta, embora a frequencia cardiaca reduza.
Com a elevação da intensidade do excercicio, o débito cardiaco aumenta devido aumento do volumem sistólico e da frequencia cardiaca.
O débito cardiaco permanece inalterado, independente da intensidade do excercicio.
De acordo com o grafico abaixo podemos afirmar que:
Conforme a velocidade aumenta o vo2 aumenta ate o limite de 65 ml.kg mim.
O vo2 determinado pela intensidade da atividade, sendo que a partir de 11km/h, não ha mais incremento no vo2.
Atletas treinados e não treinados possuem o vo2 similares.
Voluntários treinados possuem vo2max maior devido as adaptações que o treinamento promove, tais como: aumento da densidade capilar, da densidade mitocondrial, hemodiluição, etc.
A diferença no vo2 max antes e após o treino ocorre devido a maior frequencia cardiaca nos voluntários treinados.
De acordo com o grafico não podemos afirmar que:
O debto cardiaco em treinados se deve ao maior volume sistólico
Tendo como referencia individuos da mesma idade pode-se afriamar que a frequncia cardiaca maxima é igual.
O debito cardiaco eleva, ate 40% do vo2max principalmente a frequencia cardiaca.
O debito cardiaco de não treinados é inferior, tendo em vista a contratilidade do coração, aumento da concentração de hemácias e a falta as adaptações ao treinamento.
O maior debito cardiaco maximo deve-se ao aumento da camera cardiaca. Esta é uma adaptações ao treinamento aerobico.
De acordo com o grafico abaixo podemos afirmar:
O volume sistólico, em treinados, é maior devido ao aumento da camera cardiaca.
O volume sistólico aumenta conforme a dificuldade do excercicio, aumenta ate que seja atingido o volume maximo.
O volume sistólico deriva-se da contratilidade cardiaca e eleva-se conforme o individuo treina.
O volume sistólico é similar em individuos treinados e destreinados, contudo os individuos treinados apresentam maior volume sistólico devido a maior frequencia cardíaca.
O volume sistólico é o produto do debito cardiaco com frequencia cardiaco.
O treinamento fisico promove alteraçoes em todos os sistemas corporais. O coração como orgao integrante do sistema circulatório sofre modificações. Analise as alternativas para identificar qual delas NÃO está em sintonia com as adaptações que o corpo sofre:
Elevação na capacidade de consumir oxigenio tornando o músculo mais resistente a fadiga.
Aumento das cavidades e da espessura do musculo cardiaco com consequente lançamento no organismo de maior quantidade de sangue após cada contgração ( volume e ejeção)
Redução da pressao arterial devido a menor resistencia dos vasos a passagem do sangue.
Diminuição da FC basal, permitindo ao coração trabalhar menos, porem mantendo a mesma eficiencia, devido ao aumento de volume de ejeção.
Diminuição da capacidade de transporte de oxigenio para as mitocondrias, que desempenham função importante na utilização do oxigenio pelos musculos.
 Quais sistemas energeticos utilizados para realizar: uma caminhada de 20 minutos, levantar uma caixa pesada do solo, e realizar uma serie de 25 repeticoes de um exercicio.
Aerobio, ATP-CP e lactico.
Aerobio, lactico e ATP-CP
ATP-CP, alatico, e aerobio.
Lactico, ATP-CP, e aerobio
Lactico, ATP-CP, e aerobio.
___________________é o momento de relação a intensidade do esforço fisico do consumo de oxigenio, quando a produção de ATP é suplementada pela glicolise anaerobia, com formação de lactato.
Limiar anaerobio
Limiar de dor.
Limiar gliolitico
Limiar aerobio.
Limiar oxidativo.
 Glicogenio e triglicerideos podem ser armazenados em diferentes tecidos para em casos de necessidade, disponibilizarem glicose, intermediarios glicoliticos, gliceral e acidos graxos as celulas do organismos. Em relação a tais reservatório energia. Assinale a alternativa correta.
 A gordura visceral e o glicogenio hepáico, podem ser mais rapidamente metbolizado, são os unicos que podem ser utilizados durante o excercicios.
As gorduras e o glicogenio sao amplamentes disponiveis e abundantemente em todas as celulas humanas.
A gordura e o glicogenio utilizados durante o excercicios somente podem ser encontradas nos estoques do proprio musculos.
Somente a gordura armazenada no tecido adiposo e o glicogenio hepático podem ser utilizados pelo musculo durante o excercicio.
A gordura utilizada na contração muscular pode ser encontrada no sangue, no tecido adiposo e no proprio musculo esqueletico e o glicogenio é encontrado no musculo esqueletico e no figado.
Exercícios com intensidade inferior a 50% do VO2 máximo são considerados de baixa intensidade e aqueles entre 50 e 75% do VO2 máximo, de intensidade moderada. Aqueles com intensidade superior a 75-80% do VO2 máximo. Em relação aos processos de fosforilação oxidativa e cadeia transportadora de elétrons, assinale a afirmativa correta
Durante o exercício de baixa intensidade, a maior parte das moléculas de NADH é proveniente da beta-oxidação e do ciclo de Krebs e permitem a constante oferta de elétrons à cadeia transportadora resultando em gradiente de prótons no espaço intermembrana, imprescindível para síntese aeróbica de ATP
No exercício de baixa intensidade, a quantidade de moléculas de NADH fornecidas á partir da beta-oxidação e do ciclo de Krebs, é maior do que a necessidade da fosforilação oxidativa e portanto, alguns átomos de hidrogênio se ligam ao piruvato para formar lactato
Durante o exercício de alta intensidade grande quantidade de átomos de hidrogênio são extraídos na beta-oxidação e transportados através da redução do NAD para ingressarem na cadeia transportadora de elétrons
No exercício
de alta intensidade, as moléculas de NADH são formadas em face a hipóxia muscular resultando em desaceleração da fosforilação oxidativa e aumento das vias anaeróbicas
No exercício de intensidade moderada, a fosforilação oxidativa sofre processo de desacoplamento que compromete a capacidade mitocondrial de gerar energia
Na busca interminável pela gloria, os atletas frequentemente desejam testar qualquer coisa para melhorar seu desempenho: Dieta, hipnose, drogas, hormônios. Substâncias ou fenômenos que melhoram o desempenho de um atleta são denominados.
Recursos ergolíticos
Recursos ergogênicos
Beta-bloqueadores
Agentes farmacológicos
Efeito placebo
Em uma prova de maratona pode-se afirmar que seus corredores estão:
Correndo dentro do sistema glicolítico pois é uma prova de alta intensidade.
Obrigatoriamente todos os sistemas, sendo nos segundos iniciais o sistema ATP-PC, seguido pelo Glicolítico e finalizando pelo sistema oxidativo.
Correndo predominantemente no sistema oxidativo, podendo eventualmente entrar no sistema ATP-PC ou glícolitico em alguns momentos da prova.
Sistema ATP-PC por sua moderada intensidade.
Correndo predominantemente no sistema ATP-PC e Glicolítico o que é justificado pela alta quantidade de lactato presente no músculo no final da prova.
O exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo geração de
energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos
musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar, são alguns dos principais
exemplos de exercícios aeróbicos. Os exercícios aeróbicos típicos são contínuos, prolongados
e esta categoria de exercício proporciona benefícios ao organismo, diminuindo a chance de
doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida. Neste sentido,
quais são as adaptações do sistema respiratório ao exercício aeróbico?
a. Pequeno aumento na capacidade vital, pequena diminuição do volume residual, diminuição da
freqüência respiratória e redução da ventilação pulmonar exercício submáximo.
b. Aumento no número de alvéolos e redução da densidade capilar
c. Aumento da capacidade vital e elevação da frequência respiratória em repouso.
d. Manutenção na capacidade vital, do volume residual, aumento da freqüência respiratória e
redução da ventilação pulmonar exercício submáximo.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201407209207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino.
		
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos e teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o proximo esforço.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entanto retirando o período de recuperação só houve 50 s. de exercício efetivo.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min., porém somente 50 s. de exercício efetivo.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e Glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema Glicolítico.
		
	
	2a Questão (Ref.: 201407712737)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O treinamento aeróbico permite o aumento do débito cardíaco máximo, devido as adaptações geradas pelo treinamento. O gráfico abaixo evidencia esta alteração. Tendo como referencial as adaptações aeróbicas e a interpretação do gráfico abaixo, pode-se afirmar que:
		
	
	O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento da frequência cardíaca máxima, uma vez que o treinamento oportuniza esta adaptação.
	
	O débito cardíaco é determinado pelo produto da FC (frequência cardíaca )x VS (volume sistólico). Desta forma, observa-se que o coração hipertrofia sem ocorrer o aumento do volume sistólico, por meio do aumento da frequência cardíaca máxima.
	
	O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento de mitocôndrias que necessitam de maior volume sanguíneo.
	
	O débito cardíaco, após um período de treinamento, aumenta devido a aumento do volume sistólico gerado pelo aumento da câmara cardíaca.
	
	O débito cardíaco aumenta devido o aumento na concentração de hemoglobinas.
		
	
	3a Questão (Ref.: 201407211156)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o tempo necessário para restaurar 100% das reservas de fosfocreatina depletadas durante o exercício pelo sistema fosfagênio (ATP-PC) ?
		
	
	Aproximadamente 5 minutos.
	
	Aproximadamente 10 minutos.
	
	Aproximadamente 48 horas
	
	Aproximadamente 1 minuto.
	
	Aproximadamente 24 horas.
		
	
	4a Questão (Ref.: 201407720876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As enzimas são substâncias que participam em reações químicas, catalisando uma reação. Entretanto, a ação das enzimas também pode ser inibida. No que se refere às características enzimáticas e o tipo de inibição competitiva, assinale o item verdadeiro:
		
	
	Quando o pH do meio intracelular se altera também altera o funcionamento da enzima. Na inibição competitiva o sítio ativo da enzima altera a sua estrutura, impedindo a ligação com o substrato
	
	As enzimas não alteram a energia de ativação de uma reação. Na inibição competitiva o inibidor tem afinidade com o sítio ativo da enzima
	
	Temperatura e pH não alteram o funcionamento enzimático. A inibição competitiva permite que a reação não ocorra
	
	A enzima não é consumida durante uma reação química. Durante uma inibição competitiva, o inibidor se liga ao sítio ativo da enzima
	
	A temperatura intracelular não altera o funcionamento enzimático. Ocorre competição entre inibidor e substrato em uma inibição competitiva
		
	
	5a Questão (Ref.: 201407213979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na natureza, todos os elementos possuem níveis de transferência energética. Ao abordarmos de forma ampla a Bioenergética, temos como base que:
		
	
	Capacidade da célula em converter glicose em proteína, para utilização em exercícios de curta duração.
	
	Capacidade da membrana plasmática de reter o ATP para ser utilizado em exercícios de longa duração.
	
	Capacidade da célula de converter nutrientes alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) numa forma de energia biologicamente utilizável, de maneira contínua.
	
	Capacidade da membrana plasmática de converter Na+ em K+.
	
	Capacidade da célula de converter nutrientes gordurosos em ATP, para a utilização imediata como fonte energética.
		
	
	
		
	1a Questão (Ref.: 201407724405)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar da Fosfocreatina subsidiar grande parte da energia do sistema anaeróbico alático, em momentos de rápida utilização de ATP, o sistema emergencial subsidiado pela enzima miokinase é capaz de ressintetizar moléculas de ATP e ainda sinalizar para a ativação de rotas metabólicas nas fibras I e II. A este respeito assinale a afirmativa correta
		
	
	Apesar do AMP resultante da reação da miokinase poder originar inosina monofosfato, esta molécula é integralmente reciclada a adenilosicunato a fim de formar ácido úrico
	
	A miokinase sintetiza ATP, a semelhança da fosfocreatina, á partir da energia proveniente da degradação da molécula de Arginino-fosfato
	
	Quase todo AMP formado
na reação da miokinase nas fibras do tipo I, é transformado em amônia e inosina monofosfato, este último, integralmente transformado em amônia
	
	Nas fibras do tipo I, o AMP formado pela reação da miokinase produz adenosina, um poderoso agente vasoconstritor capaz de reduzir a oferta de oxigênio para fibra muscular e diretamente associado a fadiga
	
	A miokinase é uma enzima responsável pela transferência de fosfatos entre duas moléculas de ADP e resulta na formação das moléculas de ATP e AMP e portanto impede a redução da razão ATP/ADP diretamente associada a fadiga
		
	
	2a Questão (Ref.: 201407720848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a transição do repouso para o exercício físico de intensidade vigorosa, ocorrem alterações metabólicas necessárias para continuar o movimento. Identifique o item que corresponde à transição de repouso para exercício de intensidade vigorosa.
		
	
	As vias anaeróbias são fundamentais neste tipo de transição. Produzem energia necessária que garantem o início do exercício
	
	Em um exercício de intensidade vigorosa não existe déficit de oxigênio
	
	Durante a transição para exercício vigoroso, o consumo de oxigênio apresenta uma fase de aumento até à sua estabilização
	
	O retardo do consumo de oxigênio não depende do estado de treinamento
	
	O consumo de oxigênio estabiliza nos primeiros segundos de exercício
		
	
	3a Questão (Ref.: 201407723161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ciclo de Cori, o lactato formado nos __(1)__ vai para a corrente sanguínea, e no fígado, através da __(2)__, forma __(3)__, que pode ser liberada para novamente ser usada como energia. A alternativa que melhor preenche as lacunas é:
		
	
	(1) músculos; (2) glicogenólise; (3) glicose.
	
	(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) glicogênio.
	
	(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) ácido graxo.
	
	(1) músculos; (2) gliconeogênese; (3) glicose.
	
	(1) tecidos adiposos; (2) gliconeogênese; (3) glicose.
		
	
	4a Questão (Ref.: 201407217437)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	
A partir da análise e interpretação do gráfico acima, segundo os dados do mesmo, marque a alternativa mais correta:
		
	
	O gráfico demonstra que a contribuição do sistema aeróbio é a maior em qualquer situação de exercício.
	
	O gráfico demonstra que a contribuição do sistema anaeróbio láctico é mais intensa numa corrida de 400 metros.
	
	O gráfico demonstra que numa corrida de 400 metros a concentração de lactato é desprezível.
	
	O gráfico demonstra que a contribuição do sistema fosfagênio só ocorre nos primeiros 10 minutos de exercício.
	
	O gráfico demonstra que a participação do sistema fosfagênio aumenta de acordo com a duração do exercício.
		
	
	5a Questão (Ref.: 201407712737)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O treinamento aeróbico permite o aumento do débito cardíaco máximo, devido as adaptações geradas pelo treinamento. O gráfico abaixo evidencia esta alteração. Tendo como referencial as adaptações aeróbicas e a interpretação do gráfico abaixo, pode-se afirmar que:
		
	
	O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento da frequência cardíaca máxima, uma vez que o treinamento oportuniza esta adaptação.
	
	O débito cardíaco, após um período de treinamento, aumenta devido a aumento do volume sistólico gerado pelo aumento da câmara cardíaca.
	
	O débito cardíaco aumenta devido o aumento na concentração de hemoglobinas.
	
	O aumento do débito cardíaco ocorre devido ao aumento de mitocôndrias que necessitam de maior volume sanguíneo.
	
	O débito cardíaco é determinado pelo produto da FC (frequência cardíaca )x VS (volume sistólico). Desta forma, observa-se que o coração hipertrofia sem ocorrer o aumento do volume sistólico, por meio do aumento da frequência cardíaca máxima.
		
	
	
		
	
	1a Questão (Ref.: 201407723151)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A glicólise anaeróbia ocorre:
		
	
	No citoplasma.
	
	No retículo endoplasmático.
	
	Na mitocôndria.
	
	Na hemoglobina.
	
	Nas cristas de Golgi.
		
	
	2a Questão (Ref.: 201407723149)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que demonstra uma reação catabólica:
		
	
	Quebra de proteínas em enzimas.
	
	Quebra de aminoácidos em proteínas.
	
	Quebra de glicose em ácido pirúvico.
	
	Quebra de glicose em glicogênio.
	
	Quebra de ácidos graxos em triglicerídeos.
		
	
	3a Questão (Ref.: 201407720876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As enzimas são substâncias que participam em reações químicas, catalisando uma reação. Entretanto, a ação das enzimas também pode ser inibida. No que se refere às características enzimáticas e o tipo de inibição competitiva, assinale o item verdadeiro:
		
	
	A temperatura intracelular não altera o funcionamento enzimático. Ocorre competição entre inibidor e substrato em uma inibição competitiva
	
	Quando o pH do meio intracelular se altera também altera o funcionamento da enzima. Na inibição competitiva o sítio ativo da enzima altera a sua estrutura, impedindo a ligação com o substrato
	
	As enzimas não alteram a energia de ativação de uma reação. Na inibição competitiva o inibidor tem afinidade com o sítio ativo da enzima
	
	Temperatura e pH não alteram o funcionamento enzimático. A inibição competitiva permite que a reação não ocorra
	
	A enzima não é consumida durante uma reação química. Durante uma inibição competitiva, o inibidor se liga ao sítio ativo da enzima
		
	
	4a Questão (Ref.: 201407207706)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza energia derivada predominantemente do sistema ATP-PC?
		
	
	Salto sobre o cavalo, arremesso de bola, salto em altura
	
	Tacada no golfe, serviço no tênis, nado 400m
	
	Corrida de 400m, nado 50m, salto triplo
	
	nado de 1.500m, corrida de 5.000m, jogo de futebol 90 minutos
	
	Maratona, meia-maratona e triathlon
		
	
	5a Questão (Ref.: 201407725180)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As contrações musculares são realizadas mediante uma fonte energética. Nesse caso, a energia primária necessária é advinda:
		
	
	das vitaminas
	
	das gorduras
	
	da adenosina trifosfato
	
	do oxigênio
	
	dos carboidratos
		
	
	
		
	
	1a Questão (Ref.: 201407211762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção as afirmativas:
I) A concentração de lactato sanguíneo é um indicador de intensidade de exercício e predominância metabólica;
II) O lactato é oxidado no coração e nas fibras de contração rápida;
III) Quantidades desprezíveis de lactato são eliminadas no suor, nas fezes e na urina.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão incorretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
		
	
	2a Questão (Ref.: 201407210245)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As fibras musculares são estruturas que se localizam internamente nos músculos. Todos os músculos esqueléticos possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro de 10 a 80 mn. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo. As fibras brancas tipo IIx possuem como característica?
		
	
	Muita mioglobina
	
	Diâmetro pequeno
	
	Velocidade de contração rápida
	
	Grande número de mitocôndrias
	
	Velocidade de contração lenta
		
	
	3a Questão (Ref.: 201407213993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo esquelético pode exercer força sem a utilização de oxigênio, como consequência da sua habilidade para gerar ATP anaerobicamente. Dois sistemas permitem esse processo:
sistema ____________ e sistema ___________.
		
	
	Anaeróbio e Oxidativo.
	
	Oxidativo e Glicolítico.
	
	Fosfagênio e Glicolítico.
	
	Glicolítico e Aeróbio.
	
	Fosfagênio e Oxidativo.
		
	
	4a Questão (Ref.: 201407213995)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a prática de exercícios, ocorrem mudanças no consumo das fontes energéticas. Isto relaciona-se diretamente aos limiares. Um destes momentos é o Limiar de Compensação Respiratório que indica:
		
	
	O momento, em relação so volume do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à continuidade do exercício.
	
	O momento, em relação ao volume do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o volume expiratório; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de glicose, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o volume inspiratório; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de gordura, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
		
	
	5a Questão (Ref.: 201407210554)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na expiração a caixa torácica abaixa e o pulmão se retrai. Esse processo ocorre de forma passiva quando o indivíduo está em repouso. Entretanto durante o exercício a expiração necessita da contração dos músculos____________________ e ____________________.
		
	
	Intercostais Internos / Trapézio.
	
	Diafragma / Intercostais Externos.
	
	Intercostais Externos / Abdominais.
	
	Abdominais / Intercostais Internos.
	
	Diafragma / Abdominais.
		
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201407226140)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São as moléculas biológicas mais abundantes e possuem funções muito diversificadas, como o armazenamento e transporte de energia
		
	
	ATP
	
	Glicogênio
	
	Glicose
	
	Proteínas
	 
	Lipídeos
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201407225065)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na natureza, todos os elementos possuem níveis de transferência energética. Ao abordarmos de forma ampla a Bioenergética, temos como base que:
		
	
	Capacidade da membrana plasmática de reter o ATP para ser utilizado em exercícios de longa duração.
	
	Capacidade da membrana plasmática de converter Na+ em K+.
	
	Capacidade da célula em converter glicose em proteína, para utilização em exercícios de curta duração.
	
	Capacidade da célula de converter nutrientes gordurosos em ATP, para a utilização imediata como fonte energética.
	 
	Capacidade da célula de converter nutrientes alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) numa forma de energia biologicamente utilizável, de maneira contínua.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201407735491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar da Fosfocreatina subsidiar grande parte da energia do sistema anaeróbico alático, em momentos de rápida utilização de ATP, o sistema emergencial subsidiado pela enzima miokinase é capaz de ressintetizar moléculas de ATP e ainda sinalizar para a ativação de rotas metabólicas nas fibras I e II. A este respeito assinale a afirmativa correta
		
	
	Apesar do AMP resultante da reação da miokinase poder originar inosina monofosfato, esta molécula é integralmente reciclada a adenilosicunato a fim de formar ácido úrico
	 
	A miokinase é uma enzima responsável pela transferência de fosfatos entre duas moléculas de ADP e resulta na formação das moléculas de ATP e AMP e portanto impede a redução da razão ATP/ADP diretamente associada a fadiga
	
	Nas fibras do tipo I, o AMP formado pela reação da miokinase produz adenosina, um poderoso agente vasoconstritor capaz de reduzir a oferta de oxigênio para fibra muscular e diretamente associado a fadiga
	
	A miokinase sintetiza ATP, a semelhança da fosfocreatina, á partir da energia proveniente da degradação da molécula de Arginino-fosfato
	
	Quase todo AMP formado na reação da miokinase nas fibras do tipo I, é transformado em amônia e inosina monofosfato, este último, integralmente transformado em amônia
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201407727615)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema energético mais simples é o ATP-CP. Sobre esse sistema, é correto afirmar:
		
	
	A energia liberada pela degradação da creatina fosfato não é utilizada de forma instantânea pelos músculos.
	 
	A energia é liberada da adenosina trifosfato por meio da junção de um grupo fosfato com a creatina.
	
	Esse sistema energético também pode ser chamado de sistema dos fosfagênios ou de fase anaeróbia lática.
	
	O sistema ATP-CP exige a presença de oxigênio.
	 
	A liberação da energia da creatina fosfato é facilitada pela enzima creatina quinase.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201407731406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As enzimas são substâncias que participam em reações químicas, catalisando uma reação. Entretanto, a ação das enzimas também pode ser inibida. Assinale o item verdadeiro referente às características de uma enzima ou tipos de inibição
		
	
	As enzimas não alteram a energia de ativação de uma reação
	
	Durante uma inibição não competitiva, o inibidor não se liga ao sítio ativo da enzima. Dessa forma, o substrato consegue-se ligar à enzima
	
	Temperatura e pH não alteram o funcionamento enzimático. A inibição não competitiva permite que a reação não ocorra
	 
	Durante uma inibição competitiva, o inibidor se liga ao sítio ativo da enzima impedindo a ligação do substrato com a enzima
	
	A enzima é consumida durante uma reação química
		
	 1a Questão (Ref.: 201407731934)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a transição do repouso para o exercício físico de intensidade vigorosa, ocorrem alterações metabólicas necessárias para continuar o movimento. Identifique o item que corresponde à transição de repouso para exercício de intensidade vigorosa.
		
	 
	Durante a transição para exercício vigoroso, o consumo de oxigênio apresenta uma fase de aumento até à sua estabilização
	
	O retardo do consumo de oxigênio não depende do estado de treinamento
	
	O consumo de oxigênio estabiliza nos primeiros segundos de exercício
	 
	As vias anaeróbias são fundamentais neste tipo de transição. Produzem energia necessária que garantem o início do exercício
	
	Em um exercício de intensidade vigorosa não existe déficit de oxigênio
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201407732484)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o gráfico abaixo que procura representar a formação de ATP por unidade de tempo das 3 vias bioenergéticas. Em relação ao gráfico, assinale o item que está correto:
		
	 
	A produção de ATP por unidade de tempo [ATP/s] é diferente entre todas as vias. A via mais lenta está assinalada com o número 1
	
	A via número 3 produz muita energia por unidade de tempo e dura aproximadamente 2 minutos
	
	A produção de ATP por unidade de tempo [ATP/s] é maior na potência anaeróbia lática
	
	A potência assinalada com o número 3 produz lactato
	
	A potência bioenergética assinalada com o número 1 é a potência anaeróbia alática
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201407731931)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A potência bioenergética anaeróbia alática apresenta características de exercícios

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes