Buscar

Material de Aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2ª Feira – Administração da Produção II
O MRP(Material Requirements Planning)consiste no Planejamento das Necessidades de Materiais envolvidos na produção, correspondendo a uma abordagem que calcula a quantidade, o tipo e o momento adequado para a disponibilização dos diferentes tipos de peças ou materiais necessários à operação. 
O MRP busca a manutenção de estoques mínimos, possíveis por meio do planejamento e controle, que permite a disponibilização de materiais exatamente quando necessário.
A integração do MRP ao sistema de produção 
O PMP da produção trata da operacionalização dos planos de produção no curto e médio prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período.
O Programa Mestre de Produção alimenta e direciona o MRP através da programação dos produtos acabados, informando quanto e quando estes devem ser produzidos e entregues. Baseado em planos de atendimento à demanda, o PMP combina previsões e vendas (pedidos), ao passo que considera restrições de produção e estratégias da organização.
Estrutura do Produto – Entradas do MRP
Árvore de produto: apresentam a estrutura de composição do produto,revelando os itens necessários para sua produção de uma unidade de produto.
Lista de materiais: também conhecida como BOM (Bill of Materials), a lista de materiais tem a função de informar os componentes (tipos e quantidades), necessários para a produção de um determinado produto.
Saídas do MRP
As saídas do MRP destinam-se à alimentação do sistema de produção e de suprimentos, bem como à retroalimentação dos sistemas de planejamento da organização. Entre suas saídas, destacam-se, basicamente:
Ordens de produção: são ordens planejadas de produção, indicando as quantidades e prazos (início e fim) da produção de itens, módulos ou subconjuntos, e assim constituindo uma programação de produção.
Ordens de compra: são ordens planejadas de aquisição, indicando as quantidades e prazos para a compra de materiais, e assim constituindo uma programação de compras.
Procedimentos de cálculo utilizados pelo MRP 
	Obtenção das necessidades brutas.
	Identificação do estoque disponível.
	Identificação dos recebimentos programados.
	Cálculo das necessidades líquidas.
	Estabelecimento do plano de necessidades de recebimento/ produção.
	Estabelecimento do plano de ordens de produção/ compras.
	Repetição dos passos anteriores para todos os produtos.
O cálculo das necessidades líquidas é obtido através da seguinte expressão:
NL = NB – ED – RP
(Necessidades líquidas = Necessidades Brutas – Estoque Disponível –Recebimentos Programados)
Exercícios
1) O MRP consiste no Planejamento das Necessidades de Materiais envolvidos na produção, correspondendo a uma abordagem que calcula a quantidade, o tipo e o momento adequado para a disponibilização dos diferentes tipos de peças ou materiais necessários à operação. Sobre seus princípios, é correto afirmar que: 
Resp: O MRP considera as informações sobre demanda (futura e pedidos já firmados), além de informações oriundas de suprimentos (estoques, compras) e tempos de recebimento/produção.
Dica: Essas são variáveis consideradas pelo MRP no cálculo das necessidades de materiais.
2) A demanda corresponde a um fator extremamente relevante para o cálculo das necessidades de materiais. Sobre a relação entre MRP e demanda, podemos considerar que: 
Resp: A partir do entendimento sobre demanda dependente e independente, o MRP ampliou sua abrangência além da pura e simples gestão de estoques.
Dica: O MRP passou a se concentrar no planejamento dos materiais necessários ao sistema de produção, gerindo estoques, emitindo ordens de serviço, de compras e de entregas.
3) O MRP consiste em um sistema para planejamento da necessidade de materiais, integrando produção e estoque, além dos vários níveis de planejamento. Entre suas entradas e saídas estão:
Resp: O Programa Mestre de Produção corresponde à principal entrada do MRP.
Dica: O PMP (ou MPS) alimenta e direciona o MRP, informando quanto e quando os produtos acabados devem ser produzidos e entregues.
4) A estrutura do produto corresponde a uma das entradas do MRP, uma função normalmente associada e desempenhada pela área de engenharia das organizações e sobre a qual é correto afirmar que:
Resp: Revela os componentes necessários para a produção de cada unidade do produto final.
Dica: Essa é a função da estrutura de produto, que ainda envolve a elaboração da árvore de produto e da lista de materiais.
5) A utilização da técnica do MRP permite o estabelecimento do plano de necessidade de materiais. Seu processo de desenvolvimento é realizado através de diferentes etapas, que devem ser adotadas em todos os níveis da estrutura organizacional, entre as quais estão: 
Resp: A verificação das necessidades brutas, estoque disponível, recebimentos programados, necessidades líquidas, além do estabelecimento dos planos de necessidades de recebimento/produção e ordens de produção/compras.
Dica: Essas são as etapas de desenvolvimento do MRP, que devem ser repetidas para todos os produtos, módulos, subconjuntos, peças e componentes integrantes do sistema de produção.
Planejamento e Programação de Projetos
O planejamento de um projeto possibilita a determinação do tempo, o custo e os recursos necessários para seu desempenho. Inclui a identificação das datas de início e fim de cada uma das atividades integrantes e, a partir delas, identifica o tempo de duração do projeto como um todo. Já a programação permite determinar quando e onde (ou por quem) cada tarefa será realizada, visando que as atividades ocorram no menor tempo possível, com reduzidos estoques em processo e baixa ociosidade de recursos, garantindo entregas no tempo acertado, mantendo a credibilidade e competitividade da empresa. 
Exercícios
1) Com relação aos conceitos e às definições sobre projetos, no contexto do planejamento da produção, é correto afirmar que: 
Resp: O projeto corresponde a um conjunto de atividades coordenadas e controladas, com objetivo, prazo, custo e recursos definidos.
Dica: Essa é a definição de projeto.
2) Quais parâmetros devem ser considerados no estabelecimento de um projeto? 
Resp: Tempo, custo, recursos, escopo e qualidade.
Dica: Esses são os parâmetros do projeto, que se relacionam entre si, sendo que escopo e qualidade estão diretamente vinculados ao equilíbrio entre tempo, custo e recursos.
3) A apuração dos tempos das atividades corresponde a um aspecto fundamental no planejamento e na programação de projetos, sobre a qual é correto afirmar:
Resp: Na técnica PERT, o tempo das atividades é determinado por meio de três níveis de estimativa (otimista, provável e pessimista).
Dica: Através deste método de estimativa do tempo das atividades, o PERT sinaliza a probabilidade de o projeto exceder seu tempo, permitindo que ações sejam tomadas.
4) Entre os elementos do Planejamento e Controle de Projetos está a rede de atividades, sobre a qual é possível afirmar que: 
Resp: Atividades consomem recursos.
Dica: Atividades correspondem às tarefas executadas ao longo do projeto, e consomem recursos.
5) Sobre alguns dos métodos de planejamento e de programação de projetos é correto dizer que:
Resp: PERT (Programme Evaluation and Review Technique) corresponde a uma das variações do método do caminho crítico.
Dica: PERT correspondendo à técnica de revisão e da avaliação do programa, representa um enriquecimento da abordagem básica da rede.
Definindo o Projeto
Exercícios:
1) A EAP representa uma das mais importantes estruturas do documento gerado, durante o planejamento do projeto, servindo de base para outras áreas de conhecimento na gestão dos projetos. A estrutura analítica do projeto é:
Resp: usada para decompor o projeto em componentes menores, mais facilmente
gerenciáveis.
Dica: A estrutura analítica do projeto (EAP) é o agrupamento de elementos do projeto, orientado pelas entregas, que organiza e define o escopo total do projeto. Subdivide o trabalho em componentes menores de forma a facilitar o gerenciamento.
2) O gerente de projeto é responsável pelo sucesso ou fracasso deste, e é responsável pela condução do planejamento. Você é um gerente de projetos e acaba de coletar os requisitos e definir o escopo do projeto. O que deverá ser feito em seguida? 
Resp: Criar a EAP
Dica: Criar a EAP é o processo que sucede os processos "coletar os requisitos" e "definir o escopo".
3) Após a seleção do projeto torna-se muito importante gerar a documentação dos projetos que irão compor o portfólio da organização. O documento, que descreve os objetivos, a justificativa, as entregas e o produto final do projeto, é:
Resp: a especificação do escopo do projeto.
Dica: A especificação do escopo do projeto descreve os objetivos, a justificativa, as entregas e o produto final do projeto.
4) Você está trabalhando com uma organização e descobre que uma das partes interessadas não está divulgando todos os custos envolvidos com um projeto futuro. Além disso, este profissional da gerência de projetos está construindo uma EAP que não inclui todo o trabalho necessário para completar o projeto. O que você deve fazer? 
Resp: Conversar com o gerente de projeto sobre a EAP para que ele a refaça e reflita os custos reais do projeto.
Dica: Você deve conversar com o gerente de projetos sobre as mudanças na EAP. Se ele se recusar a mudá-la, você tem a responsabilidade de alertar as outras partes interessadas sobre suas preocupações.
5) Durante a execução do projeto, sua equipe faz uma entrega parcial do projeto ao comprador. Contudo, ele recusa a entrega afirmando que não está de acordo com os requisitos da página 300 da especificação técnica. Você revê o documento e concorda com a afirmação do comprador. Qual é a melhor ação a ser tomada?
Resp: Rever os requisitos e se encontrar com o responsável pela entrega do projeto, na equipe, para rever o dicionário de EAP.
Dica: Esta representa a melhor alternativa para entender a causa do problema e direcionar as ações.
Controle Estatístico de Processos
1) Quem são os personagens responsáveis pela difusão do Controle Estatístico de Processo?
Resp: Edwards Deming e Joseph Juran.
Dica: Estes são os responsáveis pela divulgação dos conceitos defendidos por Shewhart que envolvem a medição por amostragem e o Controle Estatístico do Processo.
2) São características de causas comuns de variação:
Resp: Estão presentes em qualquer processo, fazem parte dos processos e não há como eliminá-las, somente reduzi-las.
Dica: Estas são características de causas comuns de variação do processo.
3) São características de causas especiais de variação do processo: 
Resp: Indicam que o processo perdeu controle estatístico e que alguma coisa diferente aconteceu no processo.
Dica: São características de causas especiais.
4) Diante de qual cenário o uso de medições por amostragem e o Controle Estatístico do Processo começaram a ter maior aceitação na indústria?
Resp: Com o aumento da demanda por produtos industrializados e com a necessidade de aumento da velocidade de produção de armas na época da Segunda Guerra Mundial.
Dica: Foi neste cenário que o uso de medições por amostragem e o Controle Estatístico da Qualidade ganharam força.
5) Qual foi a grande contribuição de Walter Shewhart para a qualidade?
Resp: A criação dos limites de controle do processo baseado em estatística e do uso de medições por amostragem.
Dica: Estas são contribuições de Walter Shewhart.
Lote Mínimo de Fabricação
O Lote Econômico de Fabricação (LEF) se assemelha ao estudo do Lote Econômico de Compras (LEC), porém, no caso do LEC, devemos considerar que o lote é entregue de uma só vez e de forma instantânea. Utilizamos o LEF quando uma determinada empresa manufatureira decide produzir internamente tanto peças como componentes que podem ser utilizados como parte do processo produtivo. 
Exercícios:
1) Considerando o conceito de proposição da lógica matemática, quais símbolos são utilizados para representar proposições atômicas?
Resp: a,b,c,d.
Dica: As proposições atômicas são geralmente representadas por letras minúsculas do alfabeto.
2) 
3ª Feira – Administração Logística
Exercícios:
1) A expansão da logística é um fenômeno recente na história da humanidade. Por muito tempo, a inexistência de sistemas desenvolvidos de transporte e armazenamento impactou diretamente na vida das pessoas. É correto afirmar que um dos impactos mais significativos da falta de sistemas logísticos foi: 
Resp: Obrigar as pessoas a viver perto de suas fontes de produção e as limitar ao consumo de uma escassa variedade de mercadorias.
Dica: A possibilidade de consumirmos regularmente produtos de países distantes como China, Japão e Estados Unidos, se deve à expansão do comércio internacional, potencializada pela evolução dos canais logísticos.
2) As atividades logísticas foram, durante muito tempo, exercidas pelos indivíduos, passando apenas recentemente a serem encaradas como um campo de estudo da gestão integrada. Uma das melhores definições de logística é dada pelo Council of Logistics Management (CLM), que diz: 
Resp: É o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Dica: Esta definição engloba a noção de que a logística abrange todo o fluxo de mercadorias, desde a matéria-prima até o ponto de consumo.
3) Um termo central na logística moderna é o Supply Chain Management (SCM), que se refere à gestão da cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas ao fluxo e à transformação de mercadorias, desde o estágio da matéria-prima até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Dessa forma, podemos dizer que o principal objetivo, ou a missão, da gestão da cadeia de suprimentos é:
Resp: Colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo e nas condições desejadas, dando, ao mesmo tempo, a melhor contribuição possível para a empresa.
Dica: A cadeia de suprimentos olha para o processo comercial com uma visão sistêmica, buscando otimizar todas as relações entre as partes.
4) Até os anos de 1960 as atividades administrativas se caracterizavam por uma grande fragmentação. As atividades de previsão de demanda, compras, planejamento de necessidades e planejamento da produção, por exemplo, foram, depois da década de 1960, agrupadas em um único setor, normalmente conhecido como: 
Resp: Compras e gestão de materiais.
Dica: Este setor passou a realizar todas as funções anteriormente departamentalizadas.
5) A logística empresarial é composta por uma série de atividades que irão variar entre diferentes tipos de negócio, no entanto, podem ser divididas entre atividades chave e atividades de suporte. A seleção dos modais, consolidação dos fretes e determinação dos roteiros de frota é uma responsabilidade de qual área chave? 
Resp: Transporte.
Dica: Estas são algumas das principais atribuições da logística.
4ª Feira – Jogos de Negócios
Importância dos Jogos de Negócios
Além de integrar a teoria à prática, oportuniza ao participante vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula.
Principal objetivo dos Jogos de Negócios
Preparar os gestores envolvidos em decisões e estratégias.
Exercícios:
1) Para direcionar o estudo na área de finanças, é comum dividirmos em três grandes áreas ou temas. A área que estuda os comportamentos dos mercados, os títulos e valores mobiliários, além das instituições financeiras que atuam, é conhecida como:
Resp: Mercado Financeiro.
Dica:
O segmento de mercado financeiro estuda os comportamentos dos mercados, seus vários títulos e valores mobiliários e as instituições financeiras que atuam neste segmento.
2) Sobre o conceito de Gestão de Portfólio, selecione a alternativa correta.
Resp: Tem como objetivo reduzir os riscos do investimento.
Dica: O objetivo da gestão de portfólio é gerar uma carteira diversificada, diminuindo os riscos do investimento.
3) Um dos objetivos no estudo de finanças é entender o preço de qualquer item, empresa, ou até mesmo o projeto. Para isso, temos diversos modelos de precificação de ativos. Um dos mais tradicionais é o Capital Asset Pricing Model – CAPM. 
Sobre o CAPM, assinale a alternativa correta.
Resp: O coeficiente β (beta) representa o risco de um ativo em relação ao risco do mercado.
Dica: Tem como foco a relação risco retorno, sendo o coeficiente β (beta) o indicador do risco de um ativo em relação ao risco de todo o mercado.
4) Como foi defendido por Modigliani e Miller, o valor de uma empresa independe da sua estrutura de capital, ou seja, a forma como a empresa é financiada (dívida ou recursos próprios) não exerce influência no seu valor de mercado. 
Sobre o conceito de Valor de Mercado, assinale a alternativa correta.
Resp: Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, em determinado momento, no mercado.
Dica: Esta é a definição correta de Valor de Mercado
5) No artigo Portfolio Selection, Markowitz (criador do CAPM) apresentou que um investidor forma um portfólio com base em seu retorno esperado (rentabilidade) e na variância dos retornos (risco), de modo a maximizar os retornos e minimizar os riscos. Para se obter um resultado favorável desta relação risco-retorno, é necessário realizar uma diversificação no portfólio.
Sobre a diversificação, assinale abaixo qual conceito é utilizado para mensurar a relação entre os ativos:
Resp: Covariância.
Dica: A covariância, assim como a correlação, são medidas estatísticas que indicam como duas variáveis se relacionam entre si.
Os Jogos de Empresas possibilitam um aprendizado e treinamento das habilidades em uma metodologia de simulação que interage com o sistema, saindo da situação passiva. O jogo procura aproximar a realidade do cotidiano empresarial, em um ambiente no qual também há necessidade de gerenciar, tomar decisões e lidar com a competitividade. A importância deste novo método é proporcionar ao usuário um laboratório para testar seus conhecimentos e habilidades, agregando novas compreensões. 
5ª Feira – Marketing I
Conceito de Marketing
É um processo de olhar para o cliente e compreender o que ele necessita e/ou deseja, processar essa informação intraempresa e informar e devolver para o mercado uma solução para esse problema – uma oferta que seja atrativa e possibilite a troca efetiva.
Interação do Marketing com outras áreas da Empresa
A área de Marketing se relaciona com todos os setores da empresa, sendo eles: Diretoria, Logística, Compras, Financeiro, Produção e Desenvolvimento e RH. 
Necessidades e Desejos
Necessidade é algo inato do ser humano. Todas as pessoas têm necessidade de comer, de beber, de ter moradia, de se relacionar com as pessoas, de reconhecimento e de realização pessoal. Chamamos de desejo a forma como cada um vai satisfazer essa necessidade – desejo está ligado à cultura em que o indivíduo está inserido e/ou foi criado e à sua personalidade.
Comunicação como mercado
O Marketing, deve buscar meios de informar ao cliente, que desenvolveu uma solução para satisfazer a necessidade e/ou desejo do cliente. A forma como isso será informado, depende do tipo de cliente.
Solução para os clientes
Conforme o conceito de marketing, a empresa capta uma informação do mercado, transforma a em uma solução para o cliente e volta para o mercado para ofertar essa solução – que é o meio que visa à satisfação do cliente, podendo ser um produto, um serviço ou a combinação de ambos.
Um produto ou bem é algo físico, tangível, como um livro, um computador, um automóvel, um quadro. 
Um serviço é algo intangível, é uma ação desempenhada por outra pessoa, como uma refeição oferecida em um restaurante, uma consulta oferecida por ummédico, entre outros tantos.
Exercícios:
1) Uma das principais características do Marketing é seu poder de potencializar vendas, trazer ao conhecimento do público novos produtos, fidelizar clientes e aumentar a lucratividade das empresas. Para que isso aconteça, todos os setores de uma organização devem trabalhar em harmonia. A interatividade do setor de marketing com os demais setores da organização é essencial para bons resultados. Por quê?
Resp: É preciso entender todas as características do produto para saber qual a melhor estratégia para vendê-lo.
Dica: A expertise de cada setor é fundamental para que o marketing possa construir as melhores estratégias para o sucesso de vendas do produto. 
2) O marketing é o setor responsável por identificar, no mercado, os principais aspectos da sociedade que podem contribuir para o aumento das vendas de uma organização. Conhecer os perfis e as vontades de consumidores e possíveis novos clientes é essencial para propor ações que gerem resultados positivos para as empresas. Pensando nesse contexto, como o marketing trabalha a relação entre a necessidade e o desejo dos clientes?
Resp: O marketing se torna responsável por criar desejos a partir das necessidades das pessoas. 
Dica: O marketing trabalha para que os clientes desejem um produto ao invés de outro para suprir suas necessidades. 
3) O setor de marketing de uma empresa é crucial para obtenção de bons resultados. Seja para potencializar a venda de produtos que já existem, seja para fortalecer marcas que estão com baixas vendas ou para introduzir novos produtos no mercado. Uma das ferramentas para isso é a propaganda. Sobre a relação entre o marketing e a propaganda, podemos dizer que:
Resp: A propaganda é a melhor forma de o cliente conhecer a oferta ou o produto.
Dica: A propaganda consegue ter longo alcance, sendo a melhor forma para apresentar um produto, ou fortalecê-lo na mente de seus consumidores.
4) Para o marketing são muitos os elementos que podem ser explorados no mercado quando se pensa em melhorar vendas. A qualidade do produto, o preço, as facilidades são alguns deles. Seja na oferta de produtos ou de serviços, as organizações devem buscar oferecer ao cliente algo além do esperado, para conseguir destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Quando pensamos na relação entre produtos e serviços, é possível afirmar que: 
Resp: Agregar serviço e produto tem sido o diferencial de muitas empresas para se destacar no mercado.
Dica: Cada vez mais as empresas estão buscando diferenciais para atrair clientes. Oferecer produto e serviço na mesma empresa tem sido uma opção para facilitar a vida dos clientes.
5) Muitas empresas possuem dificuldade para entender a importância do setor de marketing nos resultados finais das vendas. Nem sempre todas as estratégias propostas são bem aceitas por parecerem muito ousadas, ou por não apresentarem um resultado positivo a curto prazo. Um dos grandes problemas sofridos pelas organizações é a Miopia de Marketing. Por que é importante fugir dela?
Resp: Porque as empresas precisam pensar a longo prazo, nos impactos que cada ação pode causar na percepção dos clientes.
Dica: A miopia de marketing faz as empresas pensarem a curto prazo, não projetando ações futuras, o que dificulta a fidelização dos clientes.
Ambiente de Marketing
O ambiente de Marketing de uma empresa é composto por seis componentes: Ambiente interno e externo, que englobam o ambiente competitivo, legal e político, sociocultural, econômico e tecnológico.
Ambiente Externo do Marketing
Ambiente competitivo: A competitividade refere-se ao quanto uma empresa é eficaz e eficiente, em relação às suas rivais, em servir aos clientes.
A eficácia trata da qualidade dos produtos, da fatia de mercado e da lucratividade, enquanto a eficiência tem a ver com a velocidade de resposta e os custos baixos. 
Ambiente legal e político: Estipula outra força externa para os empresários. É serviço do governo estabelecer as regras e regulamentações com as quais os negócios devem confromar-se. Essas regras e regulamentações afetam cada elemento no composto de Marketing. Portanto, os empresários devem estar cientes delas e conformar-se a todas as leis que afetam os seus negócios.
Ambiente Sociocultural: Mudanças no ambiente sociocultural refletem a transformação da população mundial em termos de números, características, comportamento e projeções de crescimento. 
Ambiente Econômico: O ambiente econômico inclui fatores como poder de compra do mercado, gastos per capita, índices de emprgo e custo do capital que podem ser necessários para produzir esses produtos. Os clientes naquele mercado devem ter, além da disposição de adquirir o produto, também a capacidade (poder de compra) de fazê-lo.
Ambiente Tecnológico: As firmas de sucesso devem monitorar as mudanças no ambiente tecnológico.
Responsabilidade Social do Marketing: Eficiência e Eficácia
Exercícios:
1) Para desenvolver estratégias de marketing que gerem bons resultados para as organizações, os profissionais precisam estar atentos aos impactos que os múltiplos ambientes em que a empresa está inserida podem causar nos negócios, sejam eles internos ou externos. Sabendo disso, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: 
Resp: A relação com a tecnologia é essencial para definir como a empresa vai permanecer no ambiente externo.
Dica: Nos dias atuais é impossível sobreviver no mercado quando não se leva em consideração os avanços e possibilidades tecnológicas existentes. 
2) O ambiente interno de uma organização é responsável por afetar diretamente os objetivos propostos por ela, assim como os recursos que ela possui para oferecer. O profissional de marketing deve trabalhar o ambiente interno buscando sempre otimizar os resultados. Sobre o ambiente interno, é CORRETO afirmar que:
Resp: O público interno, ou seja, os funcionários, é diretamente impactado pelo ambiente interno da organização.
Dica: São os colaboradores os principais responsáveis pela situação da empresa e todas as ações impactam diretamente na sua relação com a organização.
3) Para os profissionais de marketing, o ambiente competitivo em que as empresas se encontram está ainda mais desafiador. Cercadas pela concorrência, as empresas precisam ser cada vez mais eficientes e eficazes para conquistar clientes e se manterem no mercado. Sobre o ambiente competitivo, pode-se dizer que: 
Resp: Nesse mercado tão competitivo, a velocidade da resposta é essencial para ter sucesso nos negócios.
Dica: Cada vez mais os consumidores querem rapidez e agilidade. Isso acaba sendo determinante na decisão final da compra.
4) À medida que a sociedade evolui, novos conceitos, práticas e vivências são adotadas pelas pessoas. Essas mudanças que, na maioria das vezes, não estão diretamente relacionadas às organizações, acabam afetando toda a sua estrutura comercial e mercadológica. Por causa dessa evolução constante, é CORRETO afirmar: 
Resp: O ambiente tecnológico é fundamental para as empresas que buscam inovar e se destacar em qualquer mercado.
Dica: Nos dias atuais se torna essencial acompanhar os avanços tecnológicos e participar deles para se destacar e atrair os consumidores para si.
5) As características dos ambientes externos em que as organizações se encontram não são fixas. Uma mesma característica pode passar por diversos tipos de ambientes. Da mesma forma, esses ambientes acabam se misturando entre si. Torna-se um desafio ainda maior para o profissional de marketing saber trabalhar essas características, buscando sempre bons resultados para a empresa. Nesse sentido, pode-se afirmar que: 
Resp: Hoje a competição é mais acirrada entre as empresas porque os consumidores têm mais acesso às informações.
Dica: Com mais acesso a informações os consumidores pesquisam mais e compram o que realmente interessa
6ª Feira – Tópicos Especiais em Administração
Conceito de Marketing
É um processo de olhar para o cliente e compreender o que ele necessita e/ou deseja, processar essa informação intraempresa e informar e devolver para o mercado uma solução para esse problema – uma oferta que seja atrativa e possibilite a troca efetiva.
Interação do Marketing com outras áreas da Empresa
A área de Marketing se relaciona com todos os setores da empresa, sendo eles: Diretoria, Logística, Compras, Financeiro, Produção e Desenvolvimento e RH. 
Necessidades e Desejos
Necessidade é algo inato do ser humano. Todas as pessoas têm necessidade de comer, de beber, de ter moradia, de se relacionar com as pessoas, de reconhecimento e de realização pessoal. Chamamos de desejo a forma como cada um vai satisfazer essa necessidade – desejo está ligado à cultura em que o indivíduo está inserido e/ou foi criado e à sua personalidade.
Comunicação como mercado
O Marketing, deve buscar meios de informar ao cliente, que desenvolveu uma solução para satisfazer a necessidade e/ou desejo do cliente. A forma como isso será informado, depende do tipo de cliente.
Solução para os clientes
Conforme o conceito de marketing, a empresa capta uma informação do mercado, transforma a em uma solução para o cliente e volta para o mercado para ofertar essa solução – que é o meio que visa à satisfação do cliente, podendo ser um produto, um serviço ou a combinação de ambos.
Um produto ou bem é algo físico, tangível, como um livro, um computador, um automóvel, um quadro. 
Um serviço é algo intangível, é uma ação desempenhada por outra pessoa, como uma refeição oferecida em um restaurante, uma consulta oferecida por ummédico, entre outros tantos.
Exercícios:
1) Uma das principais características do Marketing é seu poder de potencializar vendas, trazer ao conhecimento do público novos produtos, fidelizar clientes e aumentar a lucratividade das empresas. Para que isso aconteça, todos os setores de uma organização devem trabalhar em harmonia. A interatividade do setor de marketing com os demais setores da organização é essencial para bons resultados. Por quê?
Resp: É preciso entender todas as características do produto para saber qual a melhor estratégia para vendê-lo.
Dica: A expertise de cada setor é fundamental para que o marketing possa construir as melhores estratégias para o sucesso de vendas do produto. 
2) O marketing é o setor responsável por identificar, no mercado, os principais aspectos da sociedade que podem contribuir para o aumento das vendas de uma organização. Conhecer os perfis e as vontades de consumidores e possíveis novos clientes é essencial para propor ações que gerem resultados positivos para as empresas. Pensando nesse contexto, como o marketing trabalha a relação entre a necessidade e o desejo dos clientes?
Resp: O marketing se torna responsável por criar desejos a partir das necessidades das pessoas. 
Dica: O marketing trabalha para que os clientes desejem um produto ao invés de outro para suprir suas necessidades. 
3) O setor de marketing de uma empresa é crucial para obtenção de bons resultados. Seja para potencializar a venda de produtos que já existem, seja para fortalecer marcas que estão com baixas vendas ou para introduzir novos produtos no mercado. Uma das ferramentas para isso é a propaganda. Sobre a relação entre o marketing e a propaganda, podemos dizer que:
Resp: A propaganda é a melhor forma de o cliente conhecer a oferta ou o produto.
Dica: A propaganda consegue ter longo alcance, sendo a melhor forma para apresentar um produto, ou fortalecê-lo na mente de seus consumidores.
4) Para o marketing são muitos os elementos que podem ser explorados no mercado quando se pensa em melhorar vendas. A qualidade do produto,
o preço, as facilidades são alguns deles. Seja na oferta de produtos ou de serviços, as organizações devem buscar oferecer ao cliente algo além do esperado, para conseguir destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Quando pensamos na relação entre produtos e serviços, é possível afirmar que: 
Resp: Agregar serviço e produto tem sido o diferencial de muitas empresas para se destacar no mercado.
Dica: Cada vez mais as empresas estão buscando diferenciais para atrair clientes. Oferecer produto e serviço na mesma empresa tem sido uma opção para facilitar a vida dos clientes.
5) Muitas empresas possuem dificuldade para entender a importância do setor de marketing nos resultados finais das vendas. Nem sempre todas as estratégias propostas são bem aceitas por parecerem muito ousadas, ou por não apresentarem um resultado positivo a curto prazo. Um dos grandes problemas sofridos pelas organizações é a Miopia de Marketing. Por que é importante fugir dela?
Resp: Porque as empresas precisam pensar a longo prazo, nos impactos que cada ação pode causar na percepção dos clientes.
Dica: A miopia de marketing faz as empresas pensarem a curto prazo, não projetando ações futuras, o que dificulta a fidelização dos clientes.
Ambiente de Marketing
O ambiente de Marketing de uma empresa é composto por seis componentes: Ambiente interno e externo, que englobam o ambiente competitivo, legal e político, sociocultural, econômico e tecnológico.
Ambiente Externo do Marketing
Ambiente competitivo: A competitividade refere-se ao quanto uma empresa é eficaz e eficiente, em relação às suas rivais, em servir aos clientes. A eficácia trata da qualidade dos produtos, da fatia de mercado e da lucratividade, enquanto a eficiência tem a ver com a velocidade de resposta e os custos baixos. 
Exercícios:
1) Para desenvolver estratégias de marketing que gerem bons resultados para as organizações, os profissionais precisam estar atentos aos impactos que os múltiplos ambientes em que a empresa está inserida podem causar nos negócios, sejam eles internos ou externos. Sabendo disso, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
Resp: A relação com a tecnologia é essencial para definir como a empresa vai permanecer no ambiente externo.
Dica: Nos dias atuais é impossível sobreviver no mercado quando não se leva em consideração os avanços e possibilidades tecnológicas existentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais