Buscar

organizaodotempoedoespaoescolar 160423151357

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teorias e práticas do currículo
Prof. Thiago Cellin Duarte
thiago.duarte@anhanguera.com
Pedagogia
Organização do tempo e do espaço escolar
Tempo escolar
Calendário escolar = elemento constitutivo da organização do currículo escolar. 
Quantidade de horas que os professores de cada matéria terão para usar em sala de aula, 
Avaliações, cursos, os feriados, as férias, períodos em que o ano se divide, os dias letivos, as atividades extracurriculares e as atividades pedagógicas (como trabalho coletivo na escola, conselho de classe e paradas pedagógicas).
Tempo escolar
Professor = tempo para conhecer melhor seus alunos
Exercer sua formação continuada dentro do ambiente escolar.
Participar de cursos e palestras, preparar suas aulas, diários, avaliações, atividades didáticas e acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico em ação.
Tempo escolar
O estudante também precisa de tempo para, entre outras coisas, se organizar e criar seus espaços para além da sala de aula.
Organização do tempo escolar de cada escola deve levar em consideração a realidade, a região e a estrutura de cada instituição e dos alunos. 
Por exemplo, em regiões onde a maioria da população trabalha na área rural, o calendário escolar deve levar em conta as épocas de safra e entressafra.
Tempo escolar
Essa organização do tempo escolar é normalmente feita no momento da elaboração do projeto-político-pedagógico (PPP) de cada escola.
As pessoas mais indicadas para a organização desse tempo escolar são os próprios professores, por conhecerem as necessidades e a realidade da sala de aula. 
No entanto, verifica-se que, na maioria dos casos, são especialistas e membros de outras áreas, os responsáveis por esta parte.
Tempo escolar
Tempo escolar fica muito compartimentado e hierarquizado. 
Grade curricular = fixa o tempo de cada disciplina, concede mais tempo – que normalmente é apenas de uma hora ou menos – para disciplinas que são consideradas de mais importância em detrimento de outras, que acabam ficando prejudicadas por terem menos tempo para serem desenvolvidas.
Tempo escolar
É necessário reformular a forma em que o tempo escolar é organizado, para alterar a qualidade do trabalho pedagógico.
Espaço escolar não se resume apenas em um ambiente de abrigo, na qual as crianças, professores e funcionários vão para se manterem “seguros.” 
Escola= espaço de desenvolvimento cognitivo e um alicerce na construção das relações interpessoais. 
Segundo Vygotsky, “o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”.
Espaço escolar
Aprendizagem = fatores internos e externos. 
Espaço escolar
Estrutura física do espaço educativo.
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.
OLIVEIRA (2000, p.158, apud HANK, 2006)
Espaço escolar
Assim, o espaço educativo deve ser planejado de forma a satisfazer as necessidades da criança, ou seja, tudo deverá estar acessível ao educando, desde objetos pessoais, assim como os brinquedos. 
Desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.
Espaço escolar
Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade.
DAVID & WEINSTEIN (citados por CARVALHO e RUBIANO 2001 apud HANK, 2006)
Espaço escolar
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.
HORN (2004, p. 28, apud HANK, 2006)
Espaço escolar
Uma infraestrutura adequada possibilita aos mais variados seguimentos da escola uma relação promissora no seu papel pedagógico. 
A necessidade de uma instituição de ensino bem estruturada é de fundamental importância para as capacidades físicas, intelectuais e morais dos discentes. 
Um espaço acolhedor transforma o aprendizado em uma ferramenta estimuladora e, cria condições para que o ato educativo possa ser refletido no desenvolvimento bio-psico-social.
Conclusões

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais