Buscar

Av1 Licenciaturas Educação e Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)A escola deve punir a ignorância com as provas, os exames, as avaliações, as correções, as repetições, as cópias dos modelos... alunos e professores devem permanecer em silêncio, cumprir as ordens, sentarem-se assim ou de outra forma, conforme a determinação “da mais moderna pedagogia”. Devem escrever mais neste material do que em outro, também conforme as mais atuais determinações de algumas autoridades que ninguém sabe muito bem quem são... Sentar-se perto dos amigos, nem pensar.... Vai sair conversa vão formar grupinhos, e conversa e grupinhos não são coisas boas para a escola, para os presídios, para os hospícios. O corpo deve ser dócil e obediente... silente.
Na escola disciplinadora a disposição das carteiras, o silêncio, as matérias homogeneizantes, a avaliação, indica quem detém o poder. Essa homogeneidade circular é imposta como modelo para escola pela política da educação. Assinale a alternativa que indique qual é a consequência desse tipo de educação em relação a diversidade na escola.
Alternativas:
a)Uma escola disciplinadora ensina os alunos a se comportarem de maneira correta.
b)A diversidade deve ser aceita mas as normas disciplinadoras deve ser aplicadas.
c)Uma escola elaborada nesse contexto leva a exclusão das diferenças.
d)Uma escola deve se importar com a diversidade mas não toma-la como norma.
e)Disciplinar é uma obrigação da escola por isso os corpos devem ser dóceis.
2)Os temas relativos à diversidade nas pesquisas educacionais estão principalmente relacionas às diferenças étnicas, de gênero, físicas e mentais e as diferenças entre as gerações.
Os temas relacionados às diferenças étnicas são aqueles que se referem as questões indígenas e afro-brasileiras. Quando pensamos nos grupos indígenas, a exclusão vem à tona devido as diferenças culturais além das questões sobre os direitos humanos, segundo a Declaração dos Direitos Humanos “todos têm direito à educação”. O aprendizado da “língua” dos brancos pode ser visto como o domínio sobre estas populações e, também, conhecer o lugar que ocupam em relação aos outros. Por outro lado, há a necessidade do aprendizado do português até mesmo para não se deixarem ser manipulados pelos brancos. Essa é uma questão que envolve a escola num processo de “negociação cultural”.
Sabendo da necessidade de uma “negociação cultural” na escolarização indígena, assinale a alternativa que corresponde à como se processa essa questão na escola.
Alternativas:
a)A problemática a ser enfrentada é de como articular o universal colonialista com o particular dado pela diversidade étnica.
b)A problemática que a escola enfrenta é a dificuldade de ensino das “línguas” indígenas.
c)Não deveriam levar em conta o ensino de “línguas” indígenas porque no Brasil se fala português.
d)Indígenas tem sua cultura por isso eles deveriam aprender somente as línguas que falam.
e)A escola tem dificuldades de aliar as ”línguas” indígenas com o português, pois são muito diferentes.
3)Na ditadura militar: “Os índios, como a maioria da população, compunham o grupo de excluídos da distribuição de renda do país; porém, mais que isso, foram atingidos diretamente pelos grandes projetos de integração nacional postas em execução pelo governo na época, como a transamazônica, por exemplo, que foi inaugurada “em meio a críticas pela devastação do ambiente e pela invasão de terras indígenas”. A ocupação permanente de territórios indígenas gerou um quadro de mobilizações que começou a ganhar expressividade no país, principalmente nos setores urbanos mais desenvolvidos, contando apoio de diversos setores da sociedade”. 
Assinale a afirmativa que indica qual foi a reação dos indígenas perante esses acontecimentos.
Alternativas:
a)Os índios achavam que a transamazônica era um empreendimento que iria trazer prosperidade para a região e que isso seria de grande valia para suas populações.
b)Os indígenas, confiantes que eram nos órgãos indigenistas, permaneceram à espera de resoluções que eram baseadas em suas reclamações.
c)Os índios, que nunca confiaram nas políticas indigenistas, passaram tomar a frente de suas reivindicações e exigir que, respeitando suas diferenças, fossem tratados como qualquer cidadão brasileiro.
d)Pensando nas populações que imigrariam para a região amazônica com a estrada Transamazônica, os índios se retiraram para dentro da floresta.
e)Os índios atacaram as bases da construção da estrada e mataram todos os envolvidos naquele empreendimento, causando grande comoção nacional.
5)O termo exclusão nem sempre é muito preciso, gerando uma série de discussões no campo acadêmico que perduram até hoje. Uma das questões levantadas sobre o conceito de “exclusão social” é que, a princípio, o “excluído” era considerado fora da sociedade. Entretanto, estudos mais atuais entende a exclusão como uma tendência do sujeito a estar à margem da sociedade, mas percebendo que ele não está fora do sistema social.
Conforme o entendimento sobre o conceito de exclusão assinale a alternativa que mostra qual é a sua significação.
Alternativas:
a)um fenômeno social contemporâneo.
b) o mesmo que desigualdade.
c)o mesmo que pobreza.
d)a negação da cidadania.
e)caracterizada como uma condição de permanência.
7)O movimento negro americano foi um importante estímulo aos outros movimentos de minorias sociais. Tendo em mente a severidade das relações raciais nos Estados Unidos, nos anos 50 e 60 do século XX, podemos perceber a extraordinária conquista que os movimentos negros conseguiram naquela época. “A segregação foi superada, o sufrágio definitivo foi estendido ao povo negro através do Ato dos Direitos de Voto de 1965, e o governo federal instituiu programas de “igualdade de oportunidades” e “ação afirmativa” para combater o racismo”. 
O movimento Negro no Brasil teve grandes diferenças do movimento negro norte-americano. Marque a alternativa que expõe uma das posições que, a princípio, se colocava como determinante das relações raciais no Brasil.
Alternativas:
a)O Movimento negro no Brasil foi diferente do movimento no Estados Unidos, porque no Brasil não havia racismo, mas sim miscigenação.
b)A partir da crença no mito da democracia racial, as diferenças raciais no Brasil não eram levadas em conta nas relações sociais. Assim, a princípio, o olhar sobre o racismo se tornou irrelevante.
c)Por ser o povo brasileiro um povo miscigenado as relações raciais se realizaram sem grandes problemas pois não havia necessidade de movimentos da parte dos negros.
d)Os negros acomodados com o patriarcalismo das relações sociais brasileiras, não se incomodaram com as diferenças raciais uma vez que acreditavam na união entre brancos e negros.
e)A diferença entre os movimentos negros norte-americanos e os brasileiros estão nas reivindicações dos negros, que são diferentes em cada um dos lugares.

Outros materiais