Buscar

SUAS,CREAS, CRAS : Atuação do psicologo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SER PSICOLOGO VIII
O que é SUAS?
Sistema Único de assistência sócia (suas) constitui-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações sócio-assistenciais. Ação essas, baseadas nas orientações de nova Política Nacional de Assistência (PNAS). Os serviços, programas e benefícios têm como objetivo atender as famílias, seus membros e indivíduos, estando as suas ações focadas no desenvolvimento das potencialidades de cada um e nos fortalecimentos dos vínculos familiares.
Nesta concepção, o SUAS é a organização de uma rede de serviços, ações e benefícios de diferentes complexidades que se reorganizam por níveis de proteção social: proteção básica e proteção social espacial.
Proteção básica social: Objetiva prevenir as situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, destinado a população em situação de vulnerabilidade social,em pobreza,privação,acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilizações de vínculos afetivos relacionais (discriminação etárias, étnicas,de gênero ou por deficiência)
Os serviços, projetos e benefícios da rede de proteção são desenvolvidos nos centros de referencia de assistência social CRAS 
O que é CRAS?
É uma unidade publica estatal,localizada em áreas de vulnerabilidade social;
Realiza serviços de proteção social básica;
Trabalha na perspectiva de prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades;
 Organiza e coordena a rede de serviços sócio assistenciais locais. 
AÇÕES: o CRAS desenvolve ações de inclusão sócio-familiar-comunitario através de:
Acolhida e recepção
Escuta e encaminhamento
Oficinas de geração de renda
Grupos diversos (criança, adolescente, adulto e idoso) 
Quais os programas desenvolvidos?
PAIF- Programa de atenção integrado as famílias, bolsa família, proteção social básica a infância e juventude, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, agente jovem.
Proteção social especial ( média e alta complexidade) 
Destina-se a família e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.
Diferente da proteção social básica que tem um caráter preventivo, a PSE atua com natureza protetiva 
As atividades da proteção especial são diferenciadas de acordo com níveis de complexidade (média ou alta) e conforme a situação vivenciada pelo individuo ou família.
Os serviços de PSE atuam diretamente ligados com o sistema de garantia de direito, exigindo uma gestão mais complexa e compartilhada com o poder judiciário, ministério publico e com outros órgãos do executivo
Na PSE estão inseridos os centros de referencias especializados de assistência social – CREAS
O que é CREAS ?
É uma unidade publica e estatal, integrante do sistema único de assistência social (SUAS)
Os serviços oferecidos nos creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa e das demais políticas publicas.
Presta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos com seus direitos violados por ocorrência de : Negligencia e abandono;ameaças e maus tratos; violações físicas e psíquicas; discriminação social.
Quais programas desenvolvidos? 
(PETI) Programa de erradicação do trabalho infantil
Programa de combate ao abuso e a exploração sexual de criança e adolescente 
Proteção social a pessoa com deficiência 
Rede abrigo – proteção social especial a criança, adolescente e juventude 
Ações 
Promove campanhas educativas
Capacita profissionais de saúde, educação e conselheiros tutelares para prevenção e combate a violência contra criança e adolescente 
Realiza cursos de inclusão produtiva para adolescentes e familiares 
Realiza seminários que combatem qualquer tipo de violência a indivíduos e grupos.
Políticas publicas:
 São conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
Política social:
A  política social é uma política, própria das formações econômico-sociaiscapitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociaisbásicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção.
Atuação do psicólogo: O psicólogo pode atuar auxiliando a equipe de proteção social a Assistência Social promovendo proteção à vida, diminuir danos, monitorarando populações em risco e prevenindo a incidência de agravos à vida em face das ocorrências de vulnerabilidade, por meio da rede socioassistencial constituída pelo poder público e a sociedade civil. Podendo estar junto a equipe de Proteção Social Básica que tem a função de prevenir situações de risco, desenvolver potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com a finalidade, de oferecer um conjunto de serviços, programas projetos e benefícios que potencializam a família comunidade de referencia, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do protagonismo de seus membros e da oferta de um grupo de serviços locais que visam à convivência, a socialização e o acolhimento em famílias cuja afinidade familiar e comunitária não foi rompida e a equipe de Proteção Social Especial de Média e de Alta Complexidade realizando atendimento assistencial designada a famílias, grupos e indivíduos que já se encontram em situação de risco subjetivo e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
Quais as principais funções do psicólogo no SUAS? 
Políticas públicas
Atenção primária
Intervenção
Trabalho Interdisciplinar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes