Buscar

Pesquisa e Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409374838)
	4a sem.: Gestão democrática
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Lopes (2011) define que o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deve ser respaldado nos planos municipal ou estadual de Educação, estando sempre em consonância com eles, conforme a rede de ensino a que a escola pertença, a linguagem usada deve ser simples e sua elaboração contemplar pelo menos 7 elementos que a autora considera essenciais. Quais são esses elementos?
		
	
	Missão, Clientela, Dados sobre Aprendizagem, Relação com as Famílias, Recursos, Diretrizes Pedagógicas, Plano de Ação da Escola.
	
	Missão, Visão, Localização, Projetos, Cardápio da Merenda Escolar servida aos alunos, Abordagem, Nomes dos Gestores da Escola.
	
	Projetos, Calendário Escolar, Datas das reuniões com os pais, Horários de abertura fechamento dos portões, Obrigatoriedade do uso de uniforme escolar pelos alunos, Critérios para eleição dos gestores, Diretrizes Pedagógicas.
	
	Localização, Clientela, Renda dos Pais dos Alunos, Formação dos Professores, Critérios de punição aos alunos indisciplinados, Controle de uso dos livros da biblioteca, Horário de entrada e saída dos alunos.
	
	Missão, Clientela, Dados sobre Aprendizagem, Relação com as Famílias, Recursos, APM, Nomes dos gestores.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409305757)
	5a sem.: Gestão Democrática e participação
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para
		
	
	o desenvolvimento de uma mesma atividade por pessoas que tenham objetivos contrários em relação ao projeto de formação dos estudantes.
	
	cumprir do modo mais correto e preciso as determinações da secretaria de educação e seus órgãos de regulação, como meio de garantir o atendimento das reais necessidades da comunidade escolar. 
	
	a construção conjunta do ambiente de trabalho, por meio da distribuição de responsabilidades, de forma colaborativa e solidária, visando à formação e à aprendizagem dos alunos. 
	
	a determinação de tarefas pelo diretor, a serem executadas pelos membros da comunidade, propiciando uma contenção de gastos dos recursos financeiros da escola.
	
	o diagnóstico e a análise da escola, por meio da busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades sem preocupação com as causas e as alternativas de superação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409095126)
	6a sem.: Gestão Democrática da Educação
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre a escola, identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. [SOUZA, A.R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte. V.25, n.03, dez.2009, p.125-126 (adaptado)]. Com base no texto, conclui-se que a gestão democrática da educação I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana dos envolvidos. II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas. III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o cumprimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles. IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação. É correto apenas o que se afirma em 
		
	
	II, III e IV. 
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409388113)
	5a sem.: GESTÃO DEMOCRÁTICA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No contexto de uma escola imbuída dos princípios da gestão democrática e participativa, para desenvolver e fortalecer o trabalho coletivo é preciso que o gestor: (Concurso Publico ¿ Prefeitura Municipal de Bauru)
		
	
	Garanta que a composição dos grupos e a periodicidade das reuniões devam estar a favor do trabalho que se quer realizar, sem prejuízo do atendimento aos alunos. 
	
	Conte com participação de todos na provisão de recursos estruturais, funcionais e financeiros para garantir o trabalho coletivo.
	
	Realize eventos comemorativos com o auxílio da comunidade para angariar verba para compra de equipamentos. 
	
	Reafirme sua necessidade de centralização das ações na escola e defina as responsabilidades de todos e de cada um: (professores, equipe técnica e o próprio sistema de ensino). 
	
	Conte com a iniciativa e a disposição dos participantes, mas se não quiserem se envolver com a gestão, não há problemas, pois a responsabilidade das tarefas administrativas continua do diretor. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409378925)
	5a sem.: Gestão escolar democrática
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assuma a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática da operacionalização das decisões tomada dentro de uma tal diferenciação de funções e saberes. Essas afirmações se referem a qual concepção de gestão escolar?
		
	
	Concepção autocrática
	
	Concepção funcionalista
	
	Concepção técnico-científica
	
	Concepção democrática-participativa
	
	Concepção autogestionária

Outros materiais