Buscar

Arquitetura e Urbanismo - Aula 3 - 28-03-2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquitetura e Urbanismo
Aula 3: 28 de março de 2014
Professora: 	 Carla Pinheiro Moreira
		
Aula 3 – 28/03/14
Conceitos Gerais:
Espaço-tempo, percurso, processo
O espaço e o campo sensorial do observador
Conceitos Gerais
Espaço-tempo, percurso, processo
O espaço e o campo sensorial do observador
Espaço-tempo, percurso, processo
A construção dos espaços urbanos depende de modelos culturais e de práticas dos grupos sociais, influenciadas por propriedades territoriais específicas. 
No arranjo de variáveis que daí decorre, os espaços livres exercem um papel primordial no processo de ocupação urbana, na determinação do uso do solo residencial e das práticas do grupamento social mais abastado. 
Certas classes sociais tendem a se concentrar em diferentes áreas ou setores da cidade, não impedindo a presença e o crescimento de outras classes, no mesmo espaço.
A moldura urbana que define o espaço é estabelecida a partir das relações percurso – território, engendradas pelas variáveis morfológicas, pela ocupação e uso da terra e pelas práticas do grupamento social hegemônico, destacando o poder estruturador dos deslocamentos e da segregação das classes sociais mais abastadas. 
A identificação dos estágios urbanos confirmou a influência exercida por propriedades territoriais, como a forma radial, a excentricidade, a acessibilidade e determinadas leis sócio-espaciais que agem sobre a escolha das melhores áreas para ocupação. As linhas de tráfego e percursos principais e a configuração radial por setores de círculo mostram-se como estrutura revelada da cidade, denotando a importância das interfaces entre forma, acessibilidade e dinâmica sócio-espacial. 
O percurso e o processo de expansão urbana articulam-se através de variáveis sócio-econômicas, políticas, culturais e das práticas dos grupamentos sociais mais abastados. 
Constituindo uma linha de ordenação do traçado intra-urbano, o percurso modela a morfologia urbana, a partir dos espaços livres, da acessibilidade e da mobilidade. 
O processo desenvolve-se a partir de relações específicas que estabelecem a dinâmica da segregação, assim como a formação de fronteiras e barreiras sócio-espaciais na cidade. 
Através do debate, os resultados estamparam uma visão estrutural da cidade, com base nos deslocamentos e seus efeitos sobre a segregação, no processo de evolução urbana. 
O espaço e o campo sensorial do observador
O espaço e o campo sensorial do observador
O que nos faz usar (ou evitar) espaços urbanos?  
espaço urbano é relacionado em uma maneira essencial com este campo de informação cuja existência é realçada pelos receptores humanos.  Informação é gerada por superfícies circundantes: fachadas de edifícios, o pavimento, e os nós locais tais como árvores e mobiliário de rua.  O plano tem apenas menor relevância, o foco é no conteúdo informacional de superfícies circunstantes.  Arquitetura é uma extensão da mente humana ao ambiente.  Nós construímos estruturas de modo que possamos conectar a elas; este estende nossa consciência ao nosso imediato entorno.  Se, por outro lado, não podemos nos conectar às superfícies circundantes, então nos descobrimos em um ambiente estranho e nossos instintos básicos nos levam a abandoná-lo.
Definimos nosso espaço de viver pela conexão com vizinhanças sólidas, visualmente e acusticamente tão bem quanto através do contato físico.  
Espaço interno é quase totalmente envolvido por estruturas construídas.  
Falando estritamente, espaço externo não necessita edifícios absolutamente; apenas superfícies circundantes,  para sentar e parar, e caminhos.  Espaço urbano depende da estrutura fina de suas vizinhanças, requerendo muito maior cuidado do que o tratamento arquitetônico do espaço interior. 
A presença de observadores altera o estado do sistema pelo aumento do conteúdo da informação. Assim fazendo com que o espaço urbano fique mais útil (e aumentando a freqüência de seu uso).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais