Buscar

METODOLOGIa CIENTIFICa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sobre as características principais do senso comum estão corretas as assertivas abaixo, exceto:
Escolha uma:
a. Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
b. Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
c. Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
d. Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéias, nem da forma de adquiri-las, nem na tentativa de validá-las.
e. Acrítico - verdadeiros, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam e manifesta sempre de uma forma crítica.
Texto da questão
Com base em Ruiz (1988: 124-126), descrevemos de maneira mais sistemática as características da ciência. Todas assertivas abaixo estão corretas, exceto:
Escolha uma:
a. Exatidão: a ciência pode demonstrar ou não , por via de experimentação ou evidência dos fatos objetivos observáveis e controláveis, o mérito de seus enunciados
b. Conhecimento pelas causas: a ciência se caracteriza por demonstrar as razões dos enunciados, relacionando o fenômeno às suas causas.
c. Profundidade e generalidade de suas conclusões: a ciência exprime suas conclusões em enunciados gerais que traduzem a relação constante do binômio causa-efeito; generalizando o porquê de atingir a constituição íntima e a causa comum a todos os fenômenos da mesma espécie, conferindo à ciência a prerrogativa de fazer prognósticos seguros.
d. Finalidade teórica e prática: temos que da pesquisa fundamental e da descoberta da verdade decorrem inúmeras consequências práticas.
e. Objeto formal: é a maneira peculiar, o aspecto ou o ângulo sob o qual a ciência atinge seu objeto material (realidades físicas), com o controle experimental das causas reais próximas (evidência dos fatos e não das idéias).
Texto da questão
Nas assertivas a seguir, assinale, (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre as principais características do “senso comum’’:
(__) É um conhecimento superficial porque conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar apenas pela proximidade de objetos e situações. 
(__) Os conhecimentos são tratados de forma acrítica, portanto nem sempre são verdadeiros. 
(__) O senso comum é um tipo de conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação científica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente
(__) Esse tipo de conhecimento é construído através de experiências vividas em laboratórios e instituições governamentais comprovadas.
Escolha uma ou mais:
a. F; F; F; V
b. V; V, F; F
c. F; V; F; V
d. V; F; F; F
e. F; F; V; V
Texto da questão
Ao ler o texto a seguir,é possível distinguir a metodologia de pesquisa a que se refere o autor: 
[...] são aquelas capazes de incorporar a questão do SIGNIFICADO e da INTENCIONALIDADE como inerentes aos atos, às relações, e às estruturas sociais, sendo essas últimas tomadas tanto no seu advento quanto na sua transformação, como construções humanas significativas (Minayo, 1999, p. 10). 
Assinale a alternativa que se refere essa definição:
Escolha uma:
a. metodologia sóciointeracionista
b. metodologia estruturalista
c. metodologia quantitativa
d. metodologia de pesquisa de dados
Texto da questão
Em uma sociedade que se transforma tão rapidamente, de tantas informações e conhecimentos gerados pela ciência e pela tecnologia, é necessário que as pessoas aprendam a pensar. E pensar é saber discernir e traçar o seu próprio caminho em meio a tantas perspectivas que o mundo apresenta. 
Sendo assim, ler, analisar, interpretar um texto de forma crítica nos ensina a pensar, e saber pensar nos leva a interpretar uma leitura e, sobretudo, estabelecer relação com uma realidade de forma crítica. Visão crítica mais ação podem transformar a realidade social, política, econômica, cultural de um individuo e de uma sociedade. 
[...] O ato de estudar em si requer uma postura ativa, requer que o indivíduo dê vida ao objeto do estudo, que compreenda, desvende e transforme a realidade, agindo sobre ela. 
BETINI, Geraldo. A. Leitura, análise e interpretação de textos: por que toda essa preocupação? Educ@ação – Rev. Ped. – CREUPI – Esp. Sto do Pinhal – SP, v. 01, n.01, out. 2003. 
Portanto, para o aluno assumir a condição de sujeito do estudo e da leitura é necessário:
Escolha uma:
a. interpretar as informações sem relacioná-las ao contexto sócio-cultural que permite desvendar e transformar a realidade.
b. adotar uma ação a-crítica frente ao texto objeto de seu estudo, reforçando posições já consolidadas.
c. imprimir uma ação crítica ao ato de ler e estudar, sendo capaz de integrar e relacionar o que lê a outras formas conhecimentos.
d. submeter-se rigorosamente ao texto objeto de seu estudo, percorrendo sem questionar os caminhos do autor.
e. considerar a prática da leitura um ato mecânico e neutro, no qual busca-se recuperar as mensagens do autor.
Texto da questão
A compreensão de um texto não é algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. 
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: Ação cultural para a liberdade. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p.12. 
O ato de estudar e entender um texto não é tarefa fácil. É um desafio constante, exige trabalho. São três os passos recomendados por Severino (2000) para processar a análise e interpretação de um texto: análise textual, análise temática e análise interpretativa. Com relação a essas formas de análise, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. a análise textual envolve a compreensão da mensagem do autor, através da identificação da sua idéia central e o raciocínio desenvolvido.
b. a análise temática consiste em levantar os dados bibliográficos do autor, contextualizar a obra no tempo e no espaço e reconhecer as doutrinas envolvidas.
c. a identificação e análise do título, tema, problema, assim como a recuperação dos argumentos que fundamentam o estudo são etapas da análise interpretativa.
d. procurar compreender o vocabulário e outros elementos necessários e importantes para o entendimento do texto é o objetivo da análise temática.
e. a análise interpretativa é o momento final da leitura que envolve não só o estudo sobre as concepções do autor, para interpretar as suas mensagens e idéias, como também processar um juízo crítico acerca do que se leu.
Texto da questão
Leia o fragmento: 
“O papel que a biblioteca escolar desempenha junto à comunidade educacional tem muito a ver com os seus objetivos, que podem ser sintetizados em duas idéias centrais: dar ao aluno a oportunidade de ampliar seus estudos, proporcionando-lhe material adequado para tal e oferecer ao professor recursos necessários para integrar o aluno no processo de ensino-aprendizagem.” 
(Mayrink,1991. Biblioteca escolar: uma reflexão sobre a literatura.http://www.eci.ufmg.br/gebe/dowloads/324.pdf. Acesso em: 28/08/2009). 
Marque a alternativa que justifica a citação de Mayrink em relação ao que se encontra na Biblioteca.
Escolha uma:
a. somente livros essenciais ao estudo de um tema visto que os periódicos, estes e encontra nas bancas de jornal.
b. documentação teórica necessária ao estudo de determinado tema ou assunto.
c. as documentações visuais para efetivação de um trabalho de pesquisa iconográfico.
d. o conjunto de selos para que se pesquise sobre os presidentes importantes do Brasil.
e. modelos de questionários para que se realize uma pesquisa de campo adequada.
Texto da questão
No projeto de pesquisa, a etapa que representa a descrição formal das técnicas a serem utilizadas na pesquisa, assim como, delimita o universo da pesquisa, define a amostra e os instrumentos de coleta de dados é denominada:
Escolha uma:
a. metodologia.
b. formulação de hipóteses.
c. justificativa.
d. objetivos.
e. marco teórico e conceitual.
Texto da questão
Um aluno inexperiente pode supor que elaborar projetos é perder tempoe o que melhor é começar imediatamente o trabalho de pesquisa. No entanto, a experiência vai lhe ensinar que o início de uma pesquisa, sem projeto, é lançar-se à improvisação, tornando o trabalho confuso, dando insegurança ao mesmo, reduplicando esforços inutilmente e que, agir desta maneira, é motivo de muita pesquisa começada e não finalizada. 
São etapas fundamentais para a elaboração do projeto da pesquisa, exceto:
Escolha uma:
a. formular o problema de investigação e enunciar as hipóteses;
b. discorrer sobre os motivos que justificam a pesquisa:motivos de ordem teórica e de ordem prática;
c. descrever o campo de observação: local, população, amostra; e qual o plano de experimento que será utilizado;
d. apresentar os resultados finais alcançados durante o processo de realização da pesquisa, apontando as soluções para o problema investigado.
e. definir o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa.
Texto da questão
Em relação ao trabalho de campo é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. não contribui diretamente com a pesquisa, pois o objeto de estudo é confirmado e pesquisado nas fontes bibliográficas.
b. permite ao pesquisador um delineamento da pesquisa de forma qualitativa.
c. a entrada no campo exige do pesquisador uma postura comprometida com os objetivos da pesquisa.
d. as técnicas de pesquisa aprendidas são: o levantamento bibliográfico e documental, a entrevista, o questionário e a observação participante.
e. pode ser definido como um conjunto de características construídas pelo indivíduo a partir da sua relação com o meio social onde se insere.

Outros materiais