Buscar

Planta Baixa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
ENGENHARIA CIVIL
DIEGO SILVA DOS SANTOS
JEOÁS GONÇALVES MENEZ
MURILLO SILVA DE OLIVEIRA
RAMON SOUZA NASCIMENTO
DESENHO TÉCNICO
PLANTA BAIXA
JEQUIÉ/BA
2017
PLANTA BAIXA
No projeto de construção de uma casa uma das peças de chamada a planta baixa, mas o que ela significa em termos de projeto e qual a sua utilidade para o projeto é a construção de uma casa?
De fato o projeto de uma casa tem vários desenhos de diversas representações, onde é possível você ter uma representação da planta elétrica, e hidráulica, cortes, telhado, entre outros. Com tudo acredito que a planta mais conhecida seja a chamada a planta baixa que é um importante referencial para quem pretende construir uma casa qualquer.
O QUE É A PLANTA BAIXA
A planta baixa é o desenho basicamente do piso na sua casa, isto não significa que ela esteja relacionada com o tipo de piso que você vai colocar o a maneira como ele será construído, mas é uma visão de cima olhando para sua casa como se ela tivesse apenas o piso com as marcações dos cômodos e a posição da casa dentro do terreno. Esta planta é a mais tradicional e geralmente é aquela que você entrega inicialmente para o pedreiro ou construtora para que ele possa fazer as medições do alicerce para a construção da casa.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PLANTA BAIXA
Na verdade ela é o orientador de todo o projeto e é a partir dela é que se tem ideia das dimensões do imóvel, a distribuição dos cômodos e também é a partir dela que se elabora as demais plantas como projeto elétrico, o telhado, projeto hidráulico, entre outros.
QUEM FAZ A PLANTA BAIXA?
Normalmente o arquiteto ou engenheiro que é responsável pela obra, mas se você quiser você mesmo pode fazer essa planta baixa para tentar representar a intenção que você tem na construção da sua casa, e quando for conversar com um arquiteto mostre pra ele a planta e fale que é basicamente isso que gostaria de ter e a partir daí, o profissional de arquitetura/engenharia fará os ajustes necessários considerando que ele é o responsável competente para validar ou não aquilo que está desejando.
QUE É REPRESENTADO NA PLANTA BAIXA?
Nas plantas baixas são indicados os acessos ao imóvel para pedestres e automóveis, o nível dos pisos em relação à cota 0,00 do terreno, os nomes e as aberturas de portas e janelas, os nomes e áreas dos ambientes, os tipos de revestimentos, o desenho do piso, as áreas permeáveis do terreno e pode-se representar a distribuição dos móveis.
Os móveis dão a noção do tamanho dos ambientes e eles podem ou não ser representados na planta baixa de uma casa.
A planta baixa arquitetônica, juntamente com as demais plantas cortes e elevações do projeto são a base para os projetos complementares: projeto elétrico, hidráulico, estrutural, gesso, interiores, paisagístico, etc.
PLANTA BAIXA: ELEMENTOS DO DESENHO
Projeção do corte horizontal a 1,50 m do piso;
Linhas de Cota;
Cotas lineares;
Denominação dos diversos cômodos;
“Área de piso” e perímetro dos diversos cômodos;
“Cotas altimétricas” dos diversos cômodos (Pé Direito);
PLANTA BAIXA: ELEMENTOS DO DESENHO
Linhas indicativas dos diversos Cortes;
Áreas molhadas: “quadrículas” e peças (pia, tanque, lavatórios etc.);
Quadros com Índices e Parâmetros Urbanísticos locação, norte magnético, área construída, área total).
A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas (spda), sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.
RECÚOS MINIMOS PARA UMA CASA
Recuo do Terreno: Tamanho mínimo de 2,50 m
Frontal sem Garagem: 3,50 m
Laterais: Com janela um espaçamento de 1,50m Sem janela, 0,50m
ESPESSURAS MÍNIMAS
DOS COMODOS DE UMA CASA
Salas — Devem ter no mínimo 12 m² de área útil.
Dormitórios — 9m². 
Cozinha — A área mínima é de 4,0 m², 
Copa — 4,0 m².
Banheiro — As dimensões são de 3,4 m²
Garagem — Medida mínima de 12 m² 
Escadas e corredores — Usa-se a medida mínima de 1,00 m. 
Portas —Usa-se a porta de 70 cm para banheiros e até nos dormitórios. Nos corredores e portas de entrada recomenda-se portas de 80 em ou mais.
Janelas — Usa-se a medida de 1,00m x 0,80m.
Atenção a essa dica:
ACESSIBILIDADE 
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população. Construções adaptadas e equipadas para garantir o máximo conforto e segurança aos moradores da terceira idade, por exemplo, têm tido estudos recentes no Brasil, mas que já permitem referências suficientes para a concepção de espaços adequados à dinâmica de vida doméstica de todos.
Banheiros com barras de apoio, pisos planos e anti-derrapantes, boa iluminação das áreas de circulação, botões de emergência nos cômodos... são itens que merecem atenção para moradias que atendem à essa faixa etária e, na maioria dos casos, podem ser executados com baixos investimentos. 
Incentivar a sociabilização familiar, proteger a saúde e a integridade física promovendo o seu bem-estar são alguns dos objetivos alcançados quando se leva em consideração a questão de acessibilidade nos projetos.
A MELHOR PARTE
	Uma casa é mais que uma reunião de tijolos, cimento, telhas e tantos outros materiais. É o lugar dos nossos sonhos, símbolo de status, todos temos o direito de ter o conforto necessário, é também o espaço privado em que nos reabastecemos para enfrentar a vida “lá fora.”
	
	E, antes de tudo, o nosso ninho é, como tal, o lugar mais seguro e aconchegante do mundo, ou pelo menos deveria ser, mas há riscos nem sempre visíveis. Podemos nos sentir bem em nossas casas mas, dependendo da forma como foram planejadas podem vir a causar acidentes, limitações e desconforto.
	As crianças e os Idosos são dois grupos que mais sofrem acidentes em casa. As crianças por não terem total controle de suas ações, e os idosos devido às limitações naturais do envelhecimento. É preciso ter atenção redobrada para que os riscos que eles corram sejam os menores possíveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais