Buscar

3 FONTES JURÍDICAS RESPOSTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

- QUESTÕES PARA RESPONDER
1)- O que se entende por processo dedutivo?
R- O processo dedutivo, se caracteriza por ser uma forma de raciocínio que, independentemente de provas experimentais, se desenvolve, de uma verdade sabida ou admitida a uma nova verdade, apenas graças às regras que presidem à inferência das proposições, ou, por outras palavras, tão-somente em virtude das leis que regem o pensamento em sua “consequêncialidade” essencial.
2)- O que são normas classificadas como genéricas?
R- São as que obrigam, indiscriminadamente, a quantos venham a se situar sob sua incidência, em função dos pressupostos que elas enunciam (a maioria das leis e regulamentos e certas normas costumeiras e jurisprudenciais); 
3)- De a noção conceitual de norma preceptiva.
R- são as que determinam que se faça alguma coisa, as que estabelecem um status, as que reconhecem ou identificam outras normas como pertencentes ao sistema vigente. Preceptivas são comandos-regra dos quais resultam direitos diretamente invocáveis por particulares.
4)- O que é validade formal ou vigência de uma Norma?
R- validade formal ou vigência é, uma propriedade que diz respeito à competência dos órgãos e aos processos de produção e reconhecimento do Direito no plano normativo.
5)- Classifique as Normas Jurídicas quanto ao território.
 	R- Numa visão simples, temos regras jurídicas de Direito Interno e
regras jurídicas de Direito Externo.
6)- O que são Normas de equidade?
R- a equidade é uma forma de justiça, é a própria justiça em um de seus momentos; no momento decisivo de sua aplicação ao caso concreto. A equidade é “o direito do caso concreto”, que preenche as lacunas da lei. Diante de certos casos, mister é que a justiça se ajuste à vida. Na sua essência, a equidade é a justiça bem aplicada, ou seja, prudentemente aplicada ao caso concreto.
7)- Classifique as Normas Jurídicas quanto a Fonte do direito.
 	R- Segundo os meios e processos pelos quais o Direito se manifesta, poderemos distinguir quatro tipos de normas jurídicas: normas legais, consuetudinárias, jurisprudenciais e doutrinárias ou científicas. A esses tipos
tradicionais de regras, acrescentamos as regras negociais, produtos de autonomia da vontade.
8)- O que são Normas individualizadas? 
R- as que pontualizam ou certificam, in concreto, as disposições anteriores, como se dá numa sentença judicial, ou numa provisão ou resolução administrativa.
	
9)- O que se entende por analogia?
 	R- O processo analógico é, no fundo, um raciocínio baseado em razões relevantes de similitude. Quando encontramos uma forma de conduta não disciplinada especificamente por normas ou regras que lhe sejam próprias, consideramos razoável subordiná-la aos preceitos que regem relações semelhantes, mas cuja similitude coincida em pontos essenciais. O processo analógico está como que a meio caminho entre a indução e a dedução, desempenhando função relevante no Direito, quando a lei é omissa e não se pode deixar de dar ao caso uma solução jurídica adequada.
10)- É admissível em nosso sistema legal “normas particulares”? Se positivo, conceitue.
 	R- Sim é admissível. Normas particulares são as que vinculam determinadas pessoas, como as que compõem um negócio jurídico, um contrato; ou as de uma lei que expressamente contenha disposições só aplicáveis a casos particulares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes