Buscar

Histórico resumida das Ordenacoes Portuguesas (Afonsinas, Manuelinas, Filipinas)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Portugues
Fase Romana 
	Sec II AC - romanos começam conquista da peninsula iberica
	Direito romano é implantado no primeiro seculo AC
Fase Barbaros
	reino dos visigodos
	direito germanico , consuetudinario mas tambem influenciado pelo romano
	476 - breviario de alarico
Fase Moura (Arabe)
	Abdulaziz invade em 711, toma logo de cara lusitania
	implata lei muçulmana
Reconquista
	final do seculo XI, um nobre frances ajuda o rei espanhol a conquistar de olta parte do territorio e ganha um condado e uma filha do rei. Seu filho separa portugal de espanha.
	1273 d. diniz implanta a lei das sete partidas espanhola (uma mistura de direito justiniano, canonico e costumeiro/feudal)
ORDENAÇÕES
afonsinas 1448 - 1512
1448 esreve em 5 livros, como justiniano, separanmdo direito cannico, para assuntos espirituais e recoiclando justiniano. Sob D. Afonso V, o Africano, Portugal conquistou pontos importantissimos na costa oeste da Africa, vislumbrando o que Vasco da Gama eventualmente faria, circumnavegar a africa e atingir india e china por via nautica. 
manuelinas 1512 - 1605
usando a internet da epoca, a imprensa, 1440 gutenberg, d. manuel IMPRIMIU a lei, estabelecendo seus poderes com clareza. Portugal 2 X 0 Resto do Mundo. a Expansão do império portugues tinha sido enorme apos a descoberta do caminho nautico das indias, o estabelecimento de um entreposto no porto chines de macau e a chagada no brasil. O volume de negocios era tremendo e portugal queria impor a SUAS regras do brasil à china (a grande diferenca estava nas fontes de direito: 1. ord. manuelinas; 2. direito romano; 3. direito canonico; nesta ordem). nao sao uma ruptura, mas uma evolucao das afonsinas para atender às necessidades imperialistas e àquelas de natureza burgueso-mercantil.
 filipinas 1603
a dinastia portuguesa, prima dos espanhois, esgotou-se de herdeiros quando d. sebastiao foi à guerra e seu navio nunca mais foi visto (algum lugar da costa da africa). espanha assumiu o trono de portugal e filipes i e ii publicaram em 1603. anos depois quando portugal separou-se de espanha, este direito foi mantido até o marques de pombal em 1769 editar a lei da boa razao. no entanto, no brasil, foram mantidas, inclusive por dom pedro i e ii as ordenações filipinas até 1916, a producao juridica local só inicia-se em 1850 e o CC só é publicado, revogando completamente a antiga lei portuguesa, em 1916 após ruy barbosa dar aquele belo tapa no trabalho de clovis bevilacqua

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais