AC 1º semestre 2017.1
20 pág.

AC 1º semestre 2017.1


DisciplinaPrática em Pesquisa Psicológica 46 materiais57 seguidores
Pré-visualização5 páginas
UNIP \u2013 Universidade Paulista
Curso de Psicologia
1º SEMESTRE
Manual de 
Atividades Complementares 
Campus Paraíso
 2017/1
UNIP \u2013 Universidade Paulista
MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Curso de Psicologia
1. APRESENTAÇÃO:
Este manual apresenta a definição, os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a forma de avaliação das Atividades Complementares (AC) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, Resolução nº 8 de 07/05/2004, e com o Guia Geral de Atividades Complementares da Universidade Paulista (UNIP). 
2. DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UNIP, que ampliam e complementam o desenvolvimento contínuo e sistemático dos conhecimentos, das habilidades e competências, particularmente aquelas adquiridas fora do ambiente escolar. Incluem a prática de estudos e atividades independentes e opcionais, de caráter regional, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as práticas psicossociais nas ações de extensão junto à comunidade.
As Atividades Complementares fazem parte da matriz curricular implantada a partir do ano letivo de 2005 em todos os cursos de graduação da UNIP. Os alunos do Curso de Psicologia deverão cumprir a carga horária de 200 horas de AC até o final do curso.
Para tanto é importante que a cada semestre o aluno realize as atividades Complementares. As atividades como sugestão poderão ser apresentadas da seguinte forma
1º semestre \u2013 40 horas (1 Atividade obrigatória e Atividades optativas)
2º semestre \u2013 40 horas (1 Atividade obrigatória e Atividades optativas)
3º semestre \u2013 40 horas (1 Atividade obrigatória e Atividades optativas)
4º semestre \u2013 40 horas (1 Atividade obrigatória e Atividades optativas)
5º semestre \u2013 40 horas (1 Atividade obrigatória e Atividades optativas)
3. OBJETIVOS GERAIS:
Os objetivos gerais do Manual de Atividades Complementares do Curso de Psicologia baseiam-se no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia e no Guia Geral de Atividades Complementares da UNIP, abrangendo um enriquecedor leque de práticas para ampliação da formação profissional, cultural e cívica do estudante de Psicologia. 
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
Os objetivos específicos das Atividades Complementares realizadas pelos alunos do Curso de Psicologia baseiam-se nas habilidades e competências definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia e no perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UNIP e são:
Desenvolver a visão ética, generalista, humanista, crítica e reflexiva do estudante.
Despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais.
Estimular a capacidade de integração com distintos campos do conhecimento.
Incentivar a participação em projetos e ações sociais com espírito empreendedor e capacidade de decisão.
Aliar o conhecimento e a vivência acadêmicos às comunidades interna e externa.
5. CATEGORIAS E CONTEÚDOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
As Atividades Complementares do Curso de Psicologia devem estar voltadas para o desenvolvimento das habilidades e competências pertinentes à área profissional e diretamente relacionada à complementação da formação do estudante. Devem, igualmente, atender às necessidades da população e especificidade da região em que o Curso de Psicologia estiver inserido.
A Coordenação do Curso de Psicologia e o Colegiado de Curso consideram que as seguintes categorias de Atividades Complementares:
5.1. Categorias das Atividades Complementares
a) Atividades de Extensão à Comunidade
São atividades que visam à integração do aluno e da Instituição à comunidade em questões ligadas à cidadania, saúde, educação, inclusão social, conservação do meio-ambiente, preservação do patrimônio cultural. São consideradas Atividades de Extensão à Comunidade, entre outras, cursos oferecidos pela Vice-Reitoria de Extensão Comunitária, participação voluntária em projetos que beneficiam a comunidade, atendimentos extracurriculares nos serviços oferecidos pela UNIP (Clínicas de Saúde, Assistência Jurídica e outros).
b) Atividades Culturais e Esportivas
São atividades que visam o desenvolvimento do aluno inserindo-o em sua cultura e desenvolvendo sua participação social. As atividades culturais e esportivas abrangem participações em exposições, feiras, eventos cinematográficos, peças teatrais, coral, competições esportivas etc.
c) Atividades de Estudo e Pesquisa
São atividades de estudo e pesquisa, a autoria ou co-autoria de trabalhos apresentados em eventos científicos, publicações, relatórios de pesquisa, apoio ao docente pesquisador da UNIP, Iniciação Científica, participação em seminários, simpósios e congressos e grupos de estudo. 
d) Atividades Extra-Campus
São atividades desenvolvidas fora dos campi da UNIP tais como cursos, palestras, conferências, workshops, visitas ligadas à área de abrangência do curso, ou qualquer outra atividade de cunho pedagógico, definidas pelo Coordenador do Curso de Psicologia de cada campus e que sejam de interesse do aluno.
e) Atividades Internas
São atividades desenvolvidas nos campi da UNIP, tais como palestras, seminários, conferências, cursos, semanas, jornadas, encontros, feiras, simpósios, congressos, workshops.
f) Atividades Intercursos
Os cursos da UNIP disponibilizam vagas em algumas disciplinas que poderão ser preenchidas por alunos de outros cursos, a fim de possibilitar a interdisciplinaridade em sua formação. Para a realização destas atividades, o aluno deverá obter além da anuência do Coordenador da área específica do curso, a aceitação do professor da disciplina oferecida. Nos casos em que o número de inscritos for maior do que o disponibilizado pelo professor da disciplina, o mesmo selecionará os alunos que poderão realizar a atividade.
 5.2. Conteúdos das Atividades Complementares
Exercício de Monitoria, em Atividades Complementares, segundo normas e regulamentos do Programa de Monitoria da UNIP.
Participação em Grupos de Pesquisas Docentes da UNIP ou de outras Instituições, preferencialmente em Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.
Participação em disciplinas optativas oferecidas por outros cursos de graduação da UNIP.
Visitas a museus, exposições de arte, concertos, peças teatrais, centros culturais, feiras, mostras cinematográficas e sessões de cinema.
Presença em simpósios, congressos, seminários, oficinas, cursos, palestras (presenciais ou à distância), eventos científicos, semanas de estudo, jornadas e correlatos.
Apresentação de trabalhos em congressos e eventos científicos relacionados à Psicologia.
Leitura e resenha de livros, ensaios, artigos técnicos, artigos de jornais, de revistas especializadas e de atualidades.
Voluntariado em instituições privadas ou públicas de cunho social.
Realização de cursos extracurriculares.
Atividades de extensão comunitária (ações sociais).
Visitas a ambientes organizacionais relacionados ao mundo produtivo e econômico.
Atividades de nivelamento e de aprimoramento de competências e habilidades.
6. Computação e Avaliação das atividades complementares
O aluno deverá apresentar a Ficha de Atividades Complementares com o comprovante da atividade realizada no prazo máximo de 21 dias corridos após a realização da atividade; após este prazo o comprovante não será aceito. (comprovantes que possuem data)
Ao completar as horas do semestre, o aluno entregará a Ficha de Atividades Complementares ao Coordenador do Curso de Psicologia no âmbito dos campi, independente de quantas horas realizou.
O aluno que não entregar o Portfólio de Atividades Complementares organizado (com todas as ACs realizadas e aprovadas), encadernado até a data