Buscar

Direitos Humanos 1º Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Humanos – 1º Semestre
Direitos humanos é o conjunto de direitos considerados indispensáveis para vida humana
Direitos fundamentais: São direitos positivados na Constituição (cláusula pétrea)
Direitos do homem: Inerentes à condição humana e sua dignidade. Não declarados em textos normativos, mas são reconhecidos em tratados internacionais.
Dignidade da Pessoa Humana: É o conceito central dos Direitos humanos e o pressuposto axiológico de todos os outros bens e direitos. Segundo esse princípio o homem é detentor de direitos que devem ser reconhecidos pelo Estado e seus semelhantes, por isso, ele defende a liberdade, garantia de condições mínimas de vida, saúde e integridade física do homem. 
Gerações de Direitos humanos:
1º Geração: Garantia de direitos civis e políticos, e à proteção do cidadão em face ao Estado. Ligados ao valor de Liberdade.
2º Geração: Direitos econômicos, sociais e culturais. Surgiu a partir da Revolução Industrial, reconhecendo o trabalho digno como essencial. Ligados ao valor de Igualdade. (Marcos Históricos: Tratado de Versalhes e Organização Internacional do Trabalho)
3º Geração: Direitos difusos e metaindividuais, dizem respeito ao coletivo. Ligados ao valor de Fraternidade. Surgem a partir da globalização da economia e da Revolução Industrial.
4º Geração: Direitos dos povos. Defende o pluralismo político, cultural e religioso, e a autodeterminação dos povos em face da globalização desenfreada. Ligados ao valor de Pluralismo.
5º Geração: Direito à paz permanente. Ligados ao valor de paz.
Características dos Direitos Humanos 
Vedação ao Retrocesso: Uma vez reconhecida não pode ser limitado ou diminuído.
Universalidade: Todos os seres são sujeitos ativos desses direitos.
Inviolabilidade: Os Direitos Humanos não podem ser descumpridos.
Posição hierárquica dos tratados internacionais no Brasil 
Lei ordinária: Complementa as normas constitucionais que não forem regulamentadas por lei complementar, decretos legislativos e resoluções. Deve ser aprovada por maioria simples 
Norma supralegal: Acima das leis e inferior às normas constitucionais.
Norma constitucional: São supremas, com aplicabilidade imediata, integral e direta.
Procedimento de incorporação de tratados internacionais de direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro 
Ratificação: É a confirmação legal e internacional do contrato.
Competência: A competência é do presidente da República, sendo indelegável. O Congresso Nacional aprova e o presidente ratifica.
Procedimento: Assinatura do Chefe de Estado ou Chefe de Governo > Encaminhamento do tratado pelo presidente da Republica ao Congresso para aceitação > A câmara recebe, analisa, propõe modificações e vota > O Senado Federal recebe após a aceitação da Câmara, analisa, propõe modificações e vota > O Presidente do Congresso Nacional elabora decreto legislativo, autorizando o presidente da Republica a ratificar > Promulgação, ocorre ratificação pelo presidente > Publicação > Definição.
Incidente de deslocamento de competência: Deslocamento de competência da Justiça Comum para a Justiça Federal na grave violação dos Direitos Humanos, tendo como finalidade combater a impunidade.
Natureza Jurídica da declaração universal de direitos humanos: Os direitos humanos tem como fundamento a dignidade da pessoa humana e possui como natureza jurídica de resolução da ONU, valendo como uma recomendação de princípios. 
Convenção Americana de Direitos Humanos 
Comissão Interamericana de Direitos humanos: A Comissão examina comunicações encaminhadas acerca de violações de direitos consagrados na Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-Parte, devem-se cumprir pressupostos processuais e de admissibilidade, como a comprovação da interposição e o exaurimento prévio de todos os recursos de jurisdição interna. 
Corte Interamericana de Direitos Humanos: Possui sede em São José da Costa Rica. Ela examina as comunicações que contenham denúncia de violação a direito consagrado pela Convenção Americana por Estado que dela seja parte, e ela mesma julga os casos. Os pressupostos são os mesmos da Comissão. A corte não possui competência para atribuir responsabilidades individuais, podendo apenas determinar a responsabilidade internacional de um Estado-membro da OEA. A sentença de execução no Brasil são executadas por meio de títulos executivos judiciais na Vara Federal de 1º grau. 
Prisão do depositário infiel: Depositário Infiel é o indivíduo que ficou responsável pela guarda de um bem que não lhe pertence e deixou que esse desaparecesse ou que tenha sido roubado. (obrigações alimentares e inadimplemento voluntário)
Tribunal Penal Internacional (é um tribunal permanente, criado pelo Estatuto de Roma que exerce sua jurisdição sobre pessoas, e em relação aos crimes mais graves de transcendência internacional, sempre tendo um caráter complementar às jurisdições internas)
Princípio da complementaridade: O TPI rege-se por esse princípio. Não antecede, nem tem primazia sobre os sistemas judiciais internos.
Crimes que podem ser julgados pelo TPI: Crime de agressão; Crime de Genocídio (intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso); Crime de Guerra (cometidos como parte de um plano ou política de cometimento de tais atos em grande escala, e os que estejam previstos nas Convenções de Genebra de 1949, cometidos em situações de conflitos armados internacionais ou internos) ou Crime contra a Humanidade (cometidos como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra uma população civil).
Jurisdição estrangeira: a Corte só tem jurisdição sobre os crimes cometidos no território desses Estados.
Diferença entre entrega e extradição: extradição é o ato pelo qual um Estado entrega a outro o indivíduo que tenha violado as leis desse outro ente estatal, para que nele responda pelo ilícito que cometeu, ou seja, é um ato de cooperação internacional. O Brasil não permite a extradição. Se o Tribunal Penal Internacional, depois da sindicância, pedir a EXTRADIÇÃO de brasileiro, nós a concederemos, porque trata-se, no caso, de ENTREGA, ou seja, uma ordem, pois alcança qualquer individuo. 
Abrangência da jurisdição e prisão perpétua: A prisão perpétua é concedida no Brasil apenas em casos excepcionais.
Exercícios
1) Diferencie os conceitos de Direitos do homem, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais 
2) Quais são as características dos Direitos Humanos? Explique cada uma delas. 
3) Explique as características da primeira geração de direitos 
4) Explique as características da segunda geração de direitos.
5) Explique as características da terceira geração de direitos. 
6) Qual o procedimento para ratificação e ingresso no ordenamento jurídico brasileiro de um tratado internacional?
7) Explique se é possível que um tratado internacional sobre direitos humanos venha a integrar no ordenamento jurídico brasileiro com o “status” de emenda constitucional?
8) No caso de um tratado internacional sobre direitos humanos não ser aprovado pelo quórum previsto no artigo 5º, §3º da CF, com qual “status” ele ingressará em nosso ordenamento jurídico.
9) Diferencie as teorias jusnaturalista da juspositivista. 
10) Quais crimes são passíveis de julgamento pelo Tribunal Penal Internacional? 
11) Quais são os dois órgãos competentes para conhecer os assuntos relacionados como o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-partes do Pacto de São José da Costa Rica? Qual a atribuição de cada um deles? 
12) Quem pode apresentar denúncia de violação de direitos consagrados pelo Pacto de São José da Costa Rica, perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos? 
13) Quem pode apresentar um caso perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos?

Outros materiais