Buscar

QUESTIONÁRIO A PARTIR DA MESA REDONDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Licenciaturas Letras/ História
DISCIPLINA Organização da Educação Básica
Dia e horário: 5ª. feira – das 19h às 22h15
Professora Cyntia Grizzo Messenberg
Email institucional: cyntiajau@gmail.com
QUESTIONÁRIO A PARTIR DA MESA-REDONDA 
DIA 21/9: 
DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Segundo o professor Estevão (deficiente visual congênito), no Brasil é muito difícil para as pessoas praticarem a inclusão. Qual é a sua opinião sobre isso?
R: É o não exercício da ética e empatia para com as pessoas deficiêntes, fazendo com que situações cotiditianas se transformem em lutas diárias para eles.
Você se “incomoda” quando há pessoas deficientes em um mesmo ambiente? O que você sente?
	R: Não me incomodo, eles possuem os mesmos direitos de estarem nos mais diversos lugares. Sinto que é ímpar estarmos incluindo mais acessibilidade à essas pessoas.
Explique, conforme a fala de Estevão: “ acessibilidade agrega valores”.
R: A acessibilidade nos diversos ambientes e a inclusão gera valores humanos. É o respeito pela individualidade, autonômia e diferença do outro. 
Qual lição você tira diante da fala do Carlos (tetraplégico adquirido).
R: Tiro a lição de prestar mais atenção para com as demais deficiências (quando ele cita sobre o desrespeito de carros e motos muito próximos dele nas vias quando anda de cadeira de rodas), além da persistência sempre nos estudos, não importando a adversidade (ele como paciente na USC, graduando lá, mestre, dr. e depois palestrante)
Como você acha que a sociedade pode se transformar para se tornar inclusiva, conforme proposta da prof. Dr. Juliana?
R: Ela focou muito no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, mas que se torna para eles um obstáculo a ser vencido todos os dias. É frizado também a palavra luta. Tarefas cotidianas podem se transformar demasiadamente pesadas para quem as enfrenta quotidianamente, como usar uma calçada, ruas, objetos, etc. A sociedade não pode apenas “respeitar” o diferente e já achar que está fazendo sua parte, principalmente quando não se inclui, mas segrega.
Aceitação é uma questão de conduta e caráter. Como você prepararia uma aula de História, Português ou Inglês para uma pessoa deficiente?
R: Primeiro passo é incluir essa criança/adolescente no meio de todos. Não há um manual específico para lidar, mas há dinâmicas que possam ser eficazes para o aluno e efetivas para o professor. É necessário prestar atenção as especificidades do aluno. Tornar o mesmo protagonista também é importante, fazendo a construção do tema por ele mesmo tendo o professor como mediador. Além de que uma aula de História do Brasil Império por exemplo, poderia ser bem lúdica, com a apresentação de personagens, imagens, músicas da época (como hinos), comida, etc.

Outros materiais