Buscar

Tópico 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faça a análise da charge a) com fundamentação nos conteúdos do tópico 4. 
Há pesquisadores que veem a internet de forma entusiástica, apontando que no mundo on-line há mais possibilidades de relacionamentos, pois o meio eletrônico complementaria as interações face a face (BARDINI, E. D.). Há também os teóricos, menos otimistas, os quais apontam que à medida que as pessoas dedicam mais tempo a comunicações on-line, elas estariam dedicando menos tempo a interações no mundo físico (BARDINI, E. D.). Outro problema da internet seria a diminuição do limite entre trabalho e vida doméstica, já que muitos trabalhadores continuam nas suas casas acessando e-mails ou concluindo atividades pendentes, reduzindo, assim, o tempo para contatos humanos (BARDINI, E. D.). 
De acordo com Machado (2007), a possibilidade de comunicação rápida, barata e de grande alcance faz atualmente da Internet o principal instrumento de articulação e comunicação das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e grupos de cidadãos. Segundo o mesmo autor, a rede se converteu em um espaço público fundamental para o fortalecimento das demandas dos atores sociais para ampliar o alcance de suas ações e desenvolver estratégias de luta mais eficazes, ou seja, a rede é um espaço público que possibilita novos caminhos para interação política, social e econômica.
Em qualquer lugar em que a pessoa esteja é possível que ela fique conectada ao mundo, seja com o trabalho, com as relações afetivas, com as economias, com as notícias nacionais e internacionais e tudo isso só é exequível graças à criação de uma tecnologia que age sobre a informação, a internet (CASSIANO, A. M., 2011). De acordo com a autora , CASSIANO (2011), a internet na vida da sociedade em rede mostra que ela é mais do que apenas uma ferramente gerencial e organizacional, é também o espelho do ser humano, ao refletir todas as ações dele além do campo virtual. Desse modo, como o reflexo se altera conforme os movimentos da sociedade em rede, esse instrumento ganha vida e se transforma mutuamente junto com a sociedade (CASSIANO, A. M., 2011).
E a análise da charge b) com base no tema ativismo em rede.  
De acordo com a autora, CASSIANO (2011), apesar de vários pensadores considerarem a internet um meio que isola o indivíduo, nos últimos anos, este meio de comunicação para unir as pessoas em prol de um mesmo ideal através das mobilizações sociais. Na Era da Tecnologia da Informação, as redes sociais são pontos iniciais para as mobilizações sociais (CASSIANO, A. M., 2011). De acordo com a mesma autora, a internet é a ferramente necessária para que os cidadãos de qualquer parte do país e do mundo possam refletir sobre temas e problemas civis, e ainda, opinar, compartilhar, ou apenas ter conhecimentos dos fatos, ou sejam sair às ruas ainda é um ato muito importante de ativismo a partir das redes sociais e que não deve ficar restrito a um ativismo apenas nelas. 
Ao mesmo tempo em que a internet é benéfica para os movimentos populares, é importante lembrar que ela é uma via de mão dupla, já que todos podem ter acesso a ela, inclusive os governos (CASSIANO, A. M., 2011). Segundo a autora, CASSIANO (2011), a mobilização a partir das redes sociais, pode, dessa maneira, facilitar também o trabalho das autoridades, quando estas monitoram as conversas nas redes, e se tornar uma fonte para colher dados para arquitetar contrainsurgências, podendo, então, destruir as mobilizações, porém, as mobilizações têm caminhos e resultados diferenciados, conforme o desempenho da nação e do sistema político.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais