Buscar

Teste de Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma loja de cosméticos que fabricava somente produtos para adultos passou a fabricar também maquiagens infantis. Os seus gestores atentaram para a sinalização de qual ambiente do mercado durante o planejamento:
	
	
	
	 Ambiente sociodemográfico
	
		2.
		O SIM - Sistema de Informação de Marketing é um complexo de pessoas, equipamentos e procedimentos, que coletam, selecionam, analisam e distribuem informações de marketing que sejam necessárias, oportunas  e precisas para os tomadores de decisões em marketing.  O SIM é subdividido em subsistemas, que são  registros internos, pesquisa de mercado, inteligência de mercado e sistema de apoio à decisão de marketing.
Aponte o subsistema do SIM que é o responsável pelos dados de resultados de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a pagar e a receber:
 Registros internos
	
	
	
		3.
		A BabyKids, uma grande empresa brasileira atuante na área de alimentação infantil, realizou em fins de 2011, uma análise dos ambientes interno e externo, como pré-requisito para a elaboração de um plano estratégico de marketing para 2012. Uma possível conclusão dessa análise é:
	
	A crescente atenção dos pais ao valor nutritivo dos alimentos de seus filhos, vista em uma pesquisa do mercado, é uma oportunidade para a BabyKids
	
	
	
		4.
		A respeito do ambiente de marketing é correto afirmar que:
	
	
	
	 controlam este relacionamento. É algo mais local, e a empresa pode exercer um nível de influência
	
		5.
		As empresas estão interessadas no tamanho e na taxa de crescimento da população, na média de idade da população e composto étnico; níveis educacionais; padrões de moradia e características e movimentos regionais. Este enunciado refere-se a qual tipo de ambiente de Marketing?
	
 Ambiente demografico
	
	
		6.
		Analise as seguintes explicações sobre os componentes do macroambiente:
I - Um exame profundo deste ambiente exige a mensuração e a previsão das condições gerais do mercado em que a empresa opera, tais como a inflação, os níveis de emprego e renda, as taxas de juros, os impostos, as restrições comerciais
II - Este ambiente é composto de leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam as ações das organizações.
III - Neste ambiente as empresas estão interessadas no tamanho da população, na sua taxa de crescimento, no composto étnico e no padrão de moradia, entre outros fatores.
Qual alternativa indica CORRETAMENTE a associação entre a explicação e o ambiente?
	
	
	
	
	 
	I - ambiente econômico / II - ambiente político-legal / III - ambiente demográfico.
	
	
		7.
		Com relação à análise dos ambientes externo e interno para a elaboração de um Planejamento de Marketing de uma organização, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Os pontos fortes e fracos correspondem às variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem às variáveis não controláveis.
	
	
		8.
		Antes da abertura das importações, no início dos anos 90, o brasileiro que quisesse adquirir um automóvel quase certamente optaria por modelos de quatro marcas,  Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford. E não porque elas fossem as melhores do mercado e sim porque quase não havia outras opções, salvo algumas exceções como a extinta Gurgel.
Desde então, o número de logotipos nos carros que rodam no País só aumenta a ponto de hoje termos nada menos que 50 marcas diferentes atuando por aqui. Sinal inequívoco da importância do nosso mercado, hoje o 4º do mundo em vendas. O que impressiona é que nem mesmos os entraves que governo criou para impedir o acesso livre de veículos importados têm tirado o apetite de fabricantes pelo mundo.
É verdade que as quatro marcas tradicionais ainda dominam as garagens brasileiras, mas essa participação tem caído com o tempo graças às investidas de novas empresas como a Renault, Hyundai, Toyota e Nissan, entre outras.
Fonte: http://carros.ig.com.br/especiais/brasil+ja+tem+50+marcas+de+carros/5874.html 
acesso em 20/08/2014. - adaptado.
No atual cenário, as marcas devem desenvolver continuamente produtos que agradem aos consumidores. Este esforço significa a sobrevivência da marca, uma vez que o nível de exigência dos consumidores aumenta a cada dia.
Analise o texto e identifique qual o ambiente de marketing que está presente neste cenário?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Competitivo

Outros materiais