Buscar

Avaliação Parcial História do Jornalismo Estácio/UNISEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCA0802_201608039951 V.1
HISTÓRIA DO JORNALISMO
1a Questão (Ref.: 201609169960)	Acerto: 1,0 / 1,0
Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos, não fazem parte da história do Jornalismo.
Certo, porque a história do jornalismo só começa no século XIX.
Certo, porque as primeiras gazetas da história do Jornalismo eram livres e independentes e não panfletárias como foi dito acima.
Certo, porque a história do Jornalismo começa só com a invenção da prensa. Certo, porque a história do Jornalismo começa apenas após expansão comercial Errado, porque a história do Jornalismo começa antes da invenção da prensa.
2a Questão (Ref.: 201609170792)	Acerto: 1,0 / 1,0
Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos:
fazem parte da ficção em torno do jornalismo e nunca existiram. não fazem parte da história do jornalismo.
são típicas do período conhecido como pós-industrial. são modelos para imprensa adotados até hoje.
fazem parte da história do jornalismo.
3a Questão (Ref.: 201609169965)	Acerto: 1,0 / 1,0
...) o repórter é o agente autodelegado da sociedade para questionar todas as dúvidas possíveis. A reportagem ocupa um vértice semelhante ao da opinião, que procura exercer o mesmo papel de autodelegação. (BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. São Paulo: Ática) Sobre esses conceitos, é correto afirmar que
a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas. a opinião sempre trabalha com isenção total
a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização intencional. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
4a Questão (Ref.: 201609169964)	Acerto: 0,0 / 1,0
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem: O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias teve início em.
BDQ: 
Avaliação
 
Parcial
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado...
1
 of
 
3
27/09/2017
 
20:33
O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou no século XV, com a prensa de Gutenberg.
 O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou apenas no século XX
 O jornalismo profissional começou apenas após a invenção do telégrafo.
 O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou no século XVII, 200 anos após a prensa de Gutenberg.
 O jornalismo começou antes da criação da imprensa tipográfica
5a Questão (Ref.: 201609169981)	Acerto: 1,0 / 1,0
A respeito da história da imprensa no Brasil, alternativa correta é:
 O jornal Província de São Paulo, que mais tarde passou a chamar-se Folha de S. Paulo, nasceu em 1775.
 Nos primeiros 15 anos após 1822, com a independência do Brasil, passou a existir no País a censura prévia, destinada a fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes, impedindo a circulação de jornais de oposição ao império.
 O período que antecedeu a abolição da escravatura foi marcado pelo retrocesso da imprensa brasileira, causado principalmente por jovens de famílias abastadas que voltavam do sul dos Estados Unidos, influenciados pela ideologia escravocrata.
No Brasil colonial, após sucessivas iniciativas terem sido sufocadas pela coroa portuguesa, a imprensa foi oficialmente instalada no País em 1808, mediante o Ato Real de D. João VI.
 Até a proclamação da República, apenas os jornais Gazeta do Rio de Janeiro e as revistas impressas pela Imprensa Régia tinham licença para circular no País.
6a Questão (Ref.: 201609169978)	Acerto: 1,0 / 1,0
Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, surgiram também os dois primeiros jornais. O primeiro deles, fundado por Hipólito José da Costa era produzido e impresso na Inglaterra; enquanto o segundo, impresso no Brasil, era o jornal oficial da corte. Eles são, respectivamente:
Correio Brasiliense e Jornal do Commercio. Correio da Manhã e Jornal do Brasil.
Gazeta do Rio de Janeiro e Correio da Manhã. Jornal do Brasil e Gazeta do Rio de Janeiro. Correio Brasiliense e Gazeta do Rio de Janeiro.
7a Questão (Ref.: 201609170786)	Acerto: 0,0 / 1,0
Numa das mais tradicionais classificações para os textos jornalísticos, eles são divididos em três gêneros: o informativo, o opinativo e o interpretativo. historicamente pertencem ao gênero opinativo:
o artigo e a história de interesse humano. as cartas dos leitores e a notícia.
a reportagem em profundidade e a crítica. o editorial e a história de interesse humano. a crônica e o artigo de um especialista.
8a Questão (Ref.: 201609169982)	Acerto: 1,0 / 1,0
O professor Ciro Marcondes Filho, no livro Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos (MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000), busca historicizar a evolução do jornalismo em quatro fases. Nesse contexto, o Primeiro Jornalismo, situado entre 1789 e 1830, caracteriza-se pelo (a)
 início da profissionalização dos jornalistas, pela criação de reportagens e manchetes e pela utilização da publicidade.
conteúdo literário e político, com texto crítico, sendo comandado por escritores, políticos e intelectuais. valorização da informação visual e crise da imprensa escrita, devido aos altos índices de analfabetismo.
 impressão em grandes tiragens e ampla utilização da tecnologia, o que motivou mudanças nas funções do jornalista profissional.
 monopolização do mercado por grandes grupos empresariais, fortemente influenciados por ações de relações públicas.
9a Questão (Ref.: 201609169987)	Acerto: 1,0 / 1,0
Uma compilação de textos publicados em um veículo de comunicação sobre determinado assunto pode transformar-se em 	, que também pode conter material totalmente inédito.
 Romance
Livro-reportagem Conto
Crônica Documentário
10a Questão (Ref.: 201609170004)	Acerto: 1,0 / 1,0
Inspirada em revistas como a Life, uma determinada publicação foi lançada por um grande conglomerado de mídia no fim dos anos 20 e introduziu novos conceitos para a fotorreportagem. Considerada por muitos a principal revista brasileira do século XX, ficou conhecida devido ao trabalho de David Nasser e Jean Manzon. A revista descrita é:
 Revista da Semana.
O Cruzeiro. Manchete. Realidade. Veja.

Outros materiais