Buscar

Conflito de Interesses

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conflito de Interesses
Conceito
O conflito de interesses é quando um profissional, integrante de uma organização empresarial, tem interesses opostos ao da empresa, em uma decisão que venha ser tomada ou influenciada por ele. Portanto é qualquer atitude tomada, que venha trazer benefícios pessoais a uma parte, prejudicando a outra, isso é antiético e imoral.
Existe dois tipos de conflito de interesses, o potencial e o real. O potencial, é quando o agente, ainda não tomou nenhuma decisão, que traga benefícios a um e prejuízos a outro, mas ainda poderá tomar no futuro. O conflito real é quando o agente já tomou ou influenciou nas decisões da empresa.
Interesses Extraprofissionais
O conflito surge quando o partícipe de uma decisão, tendo interesses pessoais extraprofissionais, não procura o melhor para a empresa. Por exemplo, um empregado que decida em nome da empresa a compra de um imóvel e que de todas as ofertas recebidas escolhe a feita pelo seu pai. Da mesma forma a pessoa que entre dois candidatos a emprego, escolhe o que é da sua família, ficando mais agravado esse conflito quando a qualificação do outro candidato é melhor que a do membro da família.
Evite os Conflitos de Interesses
Geralmente esses conflitos, são proibidos nos códigos de conduta da empresa, e no contrato dos funcionários, fazendo com que o empregado atue longe dos interesses que divergem com os de seu empregador ou colegas de trabalho. Se tais conflitos forem permitidos, poderá prejudicar o bom funcionamento da empresa, minando o ambiente de trabalho e gerando uma atmosfera de dúvidas e incertezas.
Nas Relações com Empregados da Empresa
 O conflito mais comum é aquele em que as decisões tomadas vão beneficiar a sua própria família, um companheiro ou pessoa com a qual mantenha uma relação intima, seja através de uma contratação, treinamento, aumento, vantagens, promoções e etc. Para fins de conflitos de interesses, a lei não especifica um grau de parentesco que determine, até onde as pessoas são consideradas da mesma família, sendo necessário, aos códigos de conduta estabelecer esse critério. 
A solução para acabar com o conflito de interesses potencial nesse caso, consiste em não permitir que membros da mesma família ou pessoas com vínculos afetivos ou de amizade possam ser contratados, promovidos ou remunerados pelo agente. Já para o conflito de interesses efetivo a saída seria a tomada de providências que anulem o ato, através da demissão de quem foi beneficiado indevidamente.
Nas Relações com Fornecedores de Bens
Nas relações com fornecedores, o mais conhecido é aquele onde quem decide a compra, ganha um valor ou vantagem do fornecedor, que ao longo do tempo, foram disfarçadas nas mais diversas formas.
 
Outra forma é da participação acionária, comprada em bolsa de valores, onde um executivo que tem ações de um fornecedor, quer que esses títulos gerem dividendos e se valorizem, fazendo com que ocorra uma continuidade dos negócios do fornecedor com a empresa na qual trabalha o agente. Para dificultar o surgimento de um possível conflito de interesses potencial é preciso exigir dos executivos que se abstenham de tomar ou participar de decisões em relação a fornecedores de cujos capitais possuam ações.
Exemplos
O conflito de interesses surge quando a pessoa, utilizando-se de um cargo em uma empresa, com o propósito de obter um benefício pessoal. Por exemplo:
Um sócio de uma empresa que vende roupas e deseja um super desconto na aquisição de um veículo para seu uso pessoal. Fala para o vendedor: -Fulano… Veja que você pode fazer de desconto nesta nossa negociação! Depois passa lá na “minha” loja que eu te faço um agrado.
Em primeiro, o benefício do desconto (na compra do veículo) vai para o bolso da Pessoa Física, porque o carro não é para a empresa, é para o uso pessoal; segundo, o vendedor do veículo já vai ganhar a comissão dele, já ganha para fazer exatamente o que está fazendo: vender o veículo; terceiro e mais grave, está se utilizando um recurso da empresa que não é só do comprador! Ele tem um sócio! E, sem o sócio saber, está prometendo oferecer produtos da empresa (que não é só dele). A impressão que ficará na sociedade, no mercado, é que se utiliza da empresa (pessoa jurídica), para obter vantagens pessoais.
Fonte
http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI23617,81042-Aspectos+eticos+e+legais+do+conflito+de+interesses+na+empresa
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/etica-e-conflito-de-interesses/64067
 
https://www.pontorh.com.br/conflito-interesses-empresas/
 
https://profwagnerbueno.wordpress.com/2012/04/03/comportamento-na-empresa-por-paulo-dias-fernandes/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais