Buscar

Drogas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Drogas – Um caminho sem volta
Vivemos em tempos terríveis. Dentre os males que assolam a sociedade, a droga figura como um de seus grandes expoentes.
Esse mal atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é carcomida pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir paulatinamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da maldita da droga. As drogas são um sério problema de saúde pública do mundo. Essas substâncias conseguem destruir a saúde física e mental dos cidadãos, tirando sua dignidade e seu senso de moral.
São chamadas de drogas todas as substâncias, naturais ou sintéticas, que podem causar dependência. Essas substâncias mudam as funções do corpo humano e prejudicam a capacidade de raciocínio e discernimento.
Atualmente, existem drogas lícitas e ilícitas. As drogas lícitas são aquelas que podem ser legalmente vendidas na sociedade, como as bebidas alcoólicas e a nicotina. Já as drogas ilícitas são as proíbidas por lei, como cocaína, maconha e crack. Independentemente da classificação, toda droga é prejucial à saúde.
As drogas podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras. Elas causam dependência, alucinações e afetam o Sistema Nervoso Central.
Além de serem perigosas para o consumo humano, as drogas também movimentam um mercado negro e o crime organizado em várias regiões do planeta. Por causa das drogas e do tráfico muitas pessoas morrem todos os dias e muitas famílias são destruídas.
Em muitos casos, os dependentes de drogas vivem a chamada abstinência quando ocorre a suspensão do uso. Por isso, o tratamento contra as drogas deve ser multidisciplinar, contanto com a ajuda de psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais e com o depoimento e apoio de pessoas que conseguiram se livrar do vício.
É preciso que os governos mundiais enfrentem esse problema com determinação, garantindo tratamento digno a todos os dependentes que queiram deixar o mundo das drogas. Também é necessário o apoio aos familiares dos pacientes e o incentivo aos grupos de terapia, como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos.
O uso de drogas precisa ser encarado como uma doença, que necessita de tratamento urgente e intensivo para garantir e preservar a vida dos dependentes químicos.
De acordo com um relatório da ONU, infelizmente, o Brasil é o segundo maior mercado de drogas das Américas. Diante desse dado, a população precisa se unir para tentar mudar essa realidade. Afinal, as drogas são um problema de todos nós!

Outros materiais