Buscar

1 Eletroscópio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletroscópio
Paulo Gabriel Bertoluci, Matheus Ladeira e Vinicius Tsuha.
Departamento Acadêmico de Física
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Londrina
(22/03/17)
_________________________________________________________________________________
Introdução
O Eletroscópio é um aparelho destinado a indicar a existência ou não de cargas elétricas em um corpo, ou seja, identificar se este determinado corpo está eletrizado. Os átomos da matéria são formados por uma grande quantidade de prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons (cargas nulas). Quando o número de elétrons em um átomo é igual ao número de prótons, este corpo permanece neutro, esta condição é chamada de equilíbrio eletrostático. Este equilíbrio poderá ser desfeito através do processo de eletrização, podendo ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução.
Materiais Utilizados
Os materiais utilizados na produção do eletroscópio foram: 
- Fio de cobre;
- Papel alumínio;
- Borracha;
- Pote de vidro com tampa.
Procedimento Experimental
Após o término da construção do eletroscópio, uma tabela da série triboelétrica foi consultada para seleção de alguns materiais utilizados no experimento, sempre aos pares e diferentes entre si, para que fosse obtido o desequilíbrio eletrostático dos mesmos através do atrito. Em seguida, atritava-se, por alguns segundos, os materiais escolhidos um ao outro e depois aproximava-se um dos dois materiais na esfera de papel alumínio na extremidade superior do fio de cobre e observava-se o que ocorria com as duas tiras de papeis alumínio na outra extremidade do fio. Repetiu-se este procedimento algumas vezes utilizando os outros pares de materiais escolhidos da série triboelétrica.
Resultados e Discussões
Conclusões
Após o estudo teórico das notas de sala e a realização e análise do experimento, foi possível notar a eletrização nos materiais, a capacidade de certos materiais de ganhar ou perder elétrons, carregando-os negativamente e positivamente, respectivamente, e as forças atrativas ou repulsivas que resultam dessa eletrização, quando há uma aproximação entre corpos eletrizados.
Referências
[1] “Processos de eletrização”. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/eletrizacao2.php>. Acesso em: 22/03/2017.

Outros materiais