Buscar

Logística Reversa e Gestão de Cadeias de Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1
Questão 1/5 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 2/5 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
	
	A
	transportar   produtos   inservíveis, visando   conserto   ou descarte final.
	
	B
	analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
	
	C
	retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
	
	D
	transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
	
	E
	retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Questão 3/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal
Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada  em organogramas.
Estrutura Informal: Essas estruturas são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Considerando as características das estruturas organizacionais  marque ( F)  em se tratando de característica das estruturas formais e ( I ) em se tratando de características das estruturas informais 
(  ) Está sujeita a controle.
(  ) É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
(  ) É estruturada e organizada.
(  ) A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
(  ) É instável.
(  ) Não está sujeita a controle.
(  ) Lider formal.
 
Em relação a sequência de respostas acima marque a alternativa correta.
	
	A
	I - I - F - F - F - F - F
	
	B
	F - F - F - I - I - F - F
	
	C
	F - F – I - I- F - F - F
	
	D
	F - F - F - I - I - I - F
	
	E
	I - F - I - F - I – F - I
Questão 4/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Cada tipo de processo em manufatura faz com que a empresa siga uma linha de ação diferente para organizar as atividades das operações. 
Existem cinco tipos de processos de manufatura, busque diferencia-los numerando a segunda coluna de acordo com primeira.
( 1) Processos de projetos                         (   ) Alfaiate
( 2) Processos de jobbing                           (   ) Refinaria de petróleo
( 3) Processos em lotes ou bateladas          (   ) Indústria de automóvel
( 4) Processos de produção em massa        (   ) Construção de um edifício
( 5) Processos contínuos                               (   ) Olaria
Marque a alternativa que representa a sequência correta da correlação acima:
	
	A
	2-5-4-1-3
	
	B
	1-5-4-3-2
	
	C
	1-2-5-4-3
	
	D
	2-4-5-3-1
	
	E
	1-4-3-4-2
Questão 5/5 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
	
	A
	Logística Reversa
	
	B
	Gestão ambiental
	
	C
	Marketing de serviços
	
	D
	Administração da produção
	
	E
	Cadeia de suprimentos

Outros materiais